SEO: o que é e porque investir

SEO: o que é e porque investir

Entre as inúmeras estratégias de marketing digital, o SEO figura como um importante instrumento de impulsionamento de marca. Aparecer nas primeiras posições da busca orgânica do Google é um sonho para qualquer empresa que deseja crescer e ser referência de mercado.

Tanto a transformação digital quanto a mudança no comportamento do consumidor são responsáveis pela necessidade de marcar presença online. A empresa que não investe em estratégias na web corre o risco de perder espaço no mercado.

Quer saber mais sobre o SEO, suas estratégias e ferramentas? Continue lendo e veja como usar a otimização para os motores de busca a favor do seu negócio!

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization), na tradução, Motor de Otimização de Busca é um conjunto de estratégias que tem como propósito alcançar um bom posicionamento nos resultados da busca orgânica de páginas da web no Google e demais buscadores.

O principal instrumento dessa estratégia é o conteúdo relevante e de qualidade, que seja capaz de oferecer uma boa experiência para os usuários que buscam informações, esclarecimentos e direcionamentos na internet.

Diariamente, milhares de pesquisas são realizadas nos buscadores, em especial o Google, considerado o mecanismo de pesquisa mais usado a nível mundial.

As buscas são variadas e podem ir desde uma receita de bolo ou dicas de viagem até resultados de um estudo científico. Para cada busca, o Google organiza os conteúdos em uma espécie de ranking, sendo que os das primeiras posições da SERP (Search Engine Results) representam aqueles com melhores respostas.

Como se trata de busca orgânica, o buscador possui algoritmos que se baseiam nos cliques diários, interações e usabilidade dentro da página, entendendo a relevância de autoridade desse ou daquele conteúdo, blog ou site.

Esses algoritmos, chamados de motores de busca, têm a função de rastreamento, indexação e ranqueamento dos conteúdos da web. Após cada etapa, eles são exibidos de modo ordenado nas pesquisas feitas pelos usuários.

O SEO compõe o SEM (Search Engine Marketing) que abrange todo tipo de estratégia voltada para mecanismos de busca. A criação de anúncios pagos e links patrocinados faz parte desse processo, porém, suas estratégias são voltadas somente para a pesquisa orgânica.

História do SEO

Criado em 1991, o SEO nasceu da necessidade de organizar e tornar mais acessível a navegação entre as páginas na web. Em 1993 surgiu o que é considerado o primeiro buscador da internet, o Architext, que mais tarde se tornaria Excite.

Em 1994 nascia o Yahoo e o Google em 1997 passou a ser uma potente ferramenta de busca de larga escala com a função de organizar a internet. Idealizado por Larry Page e Sergey Brin, uma estrutura de links era usada para determinar a relevância das páginas, conforme a busca de cada usuário.

O que é estratégia de SEO

Envolve o processo de organização do conteúdo de um site levando em conta aspectos como título, intertítulos e conclusão, para que sejam capazes de contribuir para que os buscadores identifiquem de modo mais preciso o tema e a posição hierárquica das informações.

De maneira estratégica é possível trabalhar melhor as palavras-chave, explorar links internos e inserir imagens com boas práticas de SEO. Em meio a centenas de fatores de ranqueamento, dois grupos se destacam:

SEO On page

O SEO dentro da própria página considera as otimizações feitas em diferentes elementos como conteúdo, título e meta descrição, heading tags (tags de cabeçalho), URLs, imagens, rich snippets (resumo do resultado de busca).  

Ao avaliar esses fatores, o Google entende o que as páginas querem dizer e assim faz a indexação correta. São ações de extrema importância, pois ajudam na conquista das primeiras posições no resultado de busca.

O emprego adequado das técnicas de SEO devem considerar não só os elementos, mas a experiência do usuário. Conteúdos relevantes, com qualidade elevada em abordagem e estrutura se destacam e têm maiores chances de ranqueamento.

SEO Off page

Nesse caso, os elementos usados estão fora da página e servem para otimizar a autoridade do site, mostrando que se trata de uma página de referência. Com foco na aquisição de backlinks, os fatores mais utilizados são quantidade, diversidade e contexto de backlinks, menções à marca, buscas diretas e sinais sociais.

Associado ao link building (ação para conseguir mais backlinks), o bom uso do SEO Of page ajuda no posicionamento da marca, sobretudo, em caso de palavras-chave altamente competitivas.

seo

Técnicas Black Hat x White Hat

O algoritmo do Google não para de evoluir para entregar a melhor experiência de busca aos usuários, por isso, o buscador é considerado o melhor do mundo. Além das melhorias nos resultados de busca, um trabalho intenso, conhecido com black hat é feito para bloquear os conteúdos duvidosos e de baixa qualidade.

Para isso, são usadas algumas técnicas:

  • Doorway pages – quando a página é otimizada apenas para redirecionar a páginas maliciosas;
  • Cloaking – quando a página apresenta conteúdos diferentes para o usuário e para o robô;
  • Link farms – quando a página contém apenas backlinks para outras páginas;
  • Keyword stuffin – quando a página contém repetição excessiva de palavras-chave;
  • Textos e links ocultos – quando a página esconde textos e links do usuário, mas não do robô;
  • Spam nos comentários – quando a página comenta em blogs apenas para ganhar backlinks.

Ferramentas de SEO

Uma estratégia de SEO deve contar com um mínimo de ferramentas para auxiliar nas análises, embasar o planejamento e auxiliar no acompanhamento do desempenho. Algumas delas são indispensáveis para garantir a eficiência estratégica:  

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados, com uma série de recursos usados para avaliar as estratégias digitais, entre elas o SEO. Com ela é possível obter importantes direcionamentos:

  • monitoramento do tráfego orgânico;
  • identificação das páginas mais visitadas e com melhor desempenho;
  • conhecimento do público para construção da persona;
  • identificação dos canais que mais geram tráfego;
  • monitoramento das conversões gerada pela estratégia com técnicas de SEO;
  • nível de engajamento (visitantes por página, taxa de rejeição, duração de cada sessão).

Google Search Console

Ferramenta facilitadora da comunicação entre o  site e o Google, que disponibiliza relatórios completos para SEO, que geram diversas informações essenciais sobre a página:

  • identificação de problemas de indexação;
  • apontamento de site hackeado ou penalizado pelo Google;
  • monitoramento da posição média das páginas na SERP;
  • identificação da taxa de cliques das páginas na SERP;
  • indicação das palavras-chave que ativaram o site na SERP;
  • identificação dos sites que direcionaram backlinks para o da empresa;
  • solicitação ao Google de rejeição de backlinks duvidosos para o site.

Como começar uma estratégia de SEO?

Investir em uma estratégia voltada para SEO demanda planejamento, acompanhamento, monitoramento e mensuração dos resultados. Para obter um retorno satisfatório, o ideal é montar um passo a passo:

Passo 1 – Definição dos objetivos

O que você deseja alcançar com uma estratégia de SEO? Ao otimizar seu site, blog, rede social ou loja virtual, trace e alinhe um ou mais objetivos para que as ações tenham efeito. Você pode, por exemplo, querer:

  • aumentar o tráfego orgânico;
  • gerar mais leads;
  • gerar mais vendas;
  • aumentar a autoridade da marca;
  • educar o mercado;
  • reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC).

Passo 2 – Definição da persona

Para quem sua estratégia será destinada? É preciso definir e personalizar a comunicação com os usuários com potencial de conversão em clientes. Como a persona representa o cliente ideal para a empresa, é fundamental considerar dados reais, utilizando pesquisas, entrevistas e questionários com pessoas de verdade.

Passo 3 – Pesquisa de palavras-chave

Com a pesquisa de Keyword se descobre os termos de busca com maior potencial para a estratégia montada. Essa é uma das ferramentas mais importantes no planejamento de SEO e marketing de conteúdo e deve estar atrelada a um produto, marca ou área de atuação.

Passo 4 – Criação de conteúdo

O conteúdo funciona como a cereja do bolo no universo da busca orgânica, já que é ele quem aparece nos resultados de pesquisa do buscador. A qualidade das informações fazem com que cada vez mais usuários validem sua relevância garantindo melhor posicionamento no ranking.

Passo 5 – Otimização de site

A boa otimização da página eleva a qualidade do tráfego, melhora a experiência dos usuários, estimula o aumento das taxas de conversão, além de posicionar o site, blog ou loja virtual em um lugar diferenciado de ranqueamento nos mecanismos de busca.

Passo 6 – Mensuração dos resultados

Acompanhar as métricas e indicadores é essencial para mensurar os resultados e saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado. Milhares de dados são gerados diariamente e quando transformados em informações, embasam a tomada de decisões mais seguras, em relação à estratégia e ao próprio negócio.

Conte com a N Digitais para a sua estratégia de SEO

Para a empresa que busca visibilidade online e ser considerada autoridade na área de atuação, o uso do SEO é primordial para assegurar uma boa posição nos resultados de busca.  

Mais do que ter um planejamento, aplicar as técnicas e usar ferramentas é preciso entender a fundo como funciona o SEO e quais as melhores estratégias para o seu tipo de negócio.

Contar com uma agência especializada para cumprir o passo a passo de implantação e executar as ações, além de acelerar o processo, vai garantir maior nível de precisão e assertividade nas estratégias criadas especificamente para a sua empresa.

O time N Digitais é capacitado e preparado para desenvolver um marketing digital completo, de acordo com a realidade da sua empresa e orçamento disponível. Se tratando de SEO, nos esforçamos ao máximo, com um trabalho detalhadamente planejado, para que sua marca ocupe o topo da lista nos resultados de busca.

Se gostou do post, aproveite para conhecer os serviços da N Digitais e enquanto você se dedica ao negócio e deixe que a gente cuide do marketing com ações focadas na experiência, conversão e fidelização de clientes!

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