O cérebro humano emite sinais inconscientes e quando estimulado pelos mecanismos de persuasão tende a tomar decisões. Motivadas pela emoção, as pessoas se deixam levar por gatilhos mentais e um deles é o da prova social.
Nas estratégias de marketing, o gatilho é usado com o objetivo de atração, engajamento e conversão. O poder emocional desse artifício é grande, mas é preciso saber como funciona para ser eficiente.
O objetivo deste post é apresentar a prova social, sua importância para o marketing e exemplos já utilizados. Continue lendo e veja como aplicar para impulsionar as campanhas da sua empresa!
O que é prova social?
É um tipo de gatilho mental que traz uma definição quantitativa para consumidores e clientes que estão analisando oportunidades e propostas. A ideia é fazer com que ele escolha a empresa com base na boa credibilidade no mercado.
Para isso, são usadas demonstrações que fortalecem a reputação como ampla carteira, depoimento de clientes, cases de sucesso, reportagens e notas sobre a empresa. As fotos e vídeos, com clientes usando o produto ou serviço fazem parte da estratégia.
Entenda mais sobre os gatilhos do marketing
Os gatilhos mentais nada mais são do que técnicas de convencimento e persuasão, que recorrem às emoções e instintos para alcançar um objetivo. No marketing e vendas, o intuito é influenciar uma decisão de compra para aumentar as taxas de conversão.
De modo geral, o cérebro humano sente dificuldades de fazer escolhas quando diante de alternativas. Mesmo que a proposta seja clara, com todos os detalhes, é preciso dar alguns incentivos subjetivos, por meio dos gatilhos.
Além da prova social, existem outras formas de aplicar esses mecanismos, acionados de acordo com a situação e perfil do público abordado. Entre os principais gatilhos mentais, estão:
- escassez – salienta o risco de perda de uma oportunidade, estimulando o consumidor a aproveitar a chance e realizar uma boa compra, fortalecendo a ideia de custo-benefício;
- urgência – instiga o consumidor a comprar algo que deseja muito, sinalizando o tempo limitado para tomar decisão com uma oferta de descontos ou benefícios que podem ser perdidos;
- autoridade – a experiência e o respeito conquistado pela empresa no mercado, assim como a confiabilidade da marca são pontos evidenciados para mostrar autoridade;
- reciprocidade – em troca da compra o consumidor pode ganhar algo como uma instalação gratuita, um brinde, o direito de escolha e assim, se estabelece um compromisso recíproco de ganhos;
- porque – os motivos para realizar a compra são colocados como um ponto de interrogação na mente, levando o consumidor ou cliente à reflexão para encontrar respostas que favorecem a empresa;
- antecipação – o pré-lançamento de um produto ou serviço é o ponto de partida desse gatilho que explora as possibilidades de compra antes mesmo de chegar ao mercado ou em primeira mão;
- novidade – mesmo que o lead ou consumidor não esteja preparado para a compra, saber das novidades pode desenvolver um desejo na mente que começa a imaginar os benefícios da aquisição;
- exclusividade – um gatilho associado ao poder de compra e vaidade de ter acesso a um produto ou serviço que outros consumidores podem não terão devido ao valor elevado ou elitizado;
- comprometimento – o entusiasmo e a ansiedade são elementos trabalhados nesse gatilho como parte da realização de um sonho ou conquisto, que pode levar o consumidor a assumir um compromisso de médio e longo prazo;
- afeição – sentimentos como desejo, necessidade e apego levam muitos consumidores a uma compra baseada no afeto e eu pode ser estimulado nas estratégias de marketing e vendas;
- histórias – o storytelling é um dos modelos mais atuais de gatilhos mentais que leva o consumidor a se identificar com personagens e se conectar com suas vivências, se imaginando dentro do cenário caso decida pela compra.
Por que a prova social pode ser importante para o seu marketing?
Para o marketing essa é uma ferramenta poderosa e altamente eficaz que traz vantagens significativas quando usada de forma correta nas estratégias. Acompanhe!
Aumento de autoridade no seu setor
A prova social gera uma proposta de valor para o futuro cliente, agregando ao preço, todas as vantagens da aquisição. O consumidor da atualidade não compra o primeiro produto que vê pela frente, tampouco o mais barato.
Ele deseja saber se a empresa tem condições de atender com eficiência e oferecer uma experiência diferenciada. Com a grande competitividade do mercado, comprovar a autoridade promove maior confiança e preferência do público-alvo.
Aceleração do processo de vendas
Levando em conta o fato de o ser humano, de modo geral, gosta de novidades, uma ação conjunta de gatilhos pode beneficiar o ciclo de vendas. O marketing pode incorporar aos argumentos de prova social, sensos como escassez, novidade, urgência e exclusividade, para apresentar uma oportunidade única e irrecusável.
Aumento de conversão
Em suas pesquisas e análises o consumidor buscará uma relação de custo-benefício que passa pela qualidade do produto ou serviço e pela credibilidade da empresa. Quanto mais bem-trabalhados os gatilhos da prova social, maiores as chances de êxito nas estratégias de conversão.
Aumento de visibilidade
Esse é um gatilho que viabiliza as estratégias de branding, para aumentar a visibilidade e tornar a marca cada vez mais conhecida do público. Diante da necessidade de um ou mais consumidores esse pode ser o momento ideal de a empresa se tornar referência e ter vantagem competitiva.
Exemplos de estratégias de prova social
Existem diferentes formas de usar a prova social para persuadir o consumidor a tomar uma decisão de compra. Veja quais são e como funcionam as estratégias!
Estudos de caso
Nos estudos de caso histórias são contadas sobre a experiência de outros clientes com a marca. As narrativas são construídas com riqueza de detalhes, mostrando a jornada de compra desde o primeiro contato até o pós-venda.
É importante mostrar as soluções oferecidas pela empresa e como os problemas foram resolvidos com seus produtos ou serviços, com destaque para a agilidade no atendimento — o consumidor em prospecção deve enxergar que suas dores também serão sanadas se optar por fechar o negócio.
Feedbacks
O retorno positivo de um cliente ativo sobre a experiência com o produto ou serviço a empresa serve de prova social. Os depoimentos trazem um discurso de promoção natural, onde o cliente relata sua satisfação com a empresa, de modo geral, com situações específicas que valorizam a imagem, aumentando a credibilidade.
Comentários em redes sociais
As redes sociais se tornaram palco de diversos gatilhos mentais a partir dos comentários deixados pelos usuários. Induzir leads e consumidores a seguirem a empresa nas mídias fará com que eles se deparem com as interações positivas e tirem conclusões que ajudam na tomada de decisão.
Números e dados
Os números trazem uma ideia quantitativa, especialmente, quando o objetivo é mostrar que a empresa se destaca, seja pelo volume de clientes, índices de reclamação, taxas de adesão ou qualquer informação relevante que gere autoridade e referência.
Network com influenciadores e figuras de referência
Tanto os influencers quanto os profissionais renomados de determinada áreas são excelentes mecanismos de prova social. É importante construir uma rede de contato que permita firmar parcerias para associar nomes que sejam capazes de atrair e engajar os potenciais clientes.
Como usar a prova social em sua empresa?
A maioria dos gatilhos mentais funciona como alertas subjetivos emitidos para impulsionar o cérebro humano a agir inspirado pela mensagem. A prova social contribui para aproximar o consumidor e aumentar a confiança à medida que a relação se fortalece.
Como a prova social está ligada à autoridade, reputação, credibilidade e imagem da marca, sugerimos algumas ações para validar o seu uso:
Incentive os depoimentos
Por meio de pesquisas e canais de comunicação com os clientes é possível coletar depoimentos importantes. Para isso, ofereça algo em troca, ou seja, algo vantajoso que faça valer a pena falar bem da empresa.
Faça a verificação nas redes sociais
Com tantos “fakes” por aí, uma conta, uma página ou perfil verificado sinaliza que a empresa é verdadeira e idônea. A verificação é um meio legal de autenticar a identidade, aumentar a credibilidade da marca e conquistar a confiança dos consumidores.
Evidencie os números
A representação numérica de resultados importantes fortalece a confiança do público, especialmente quando menciona volume de clientes, vendas e boa aceitação de um produto ou serviço.
Crie storytellings
Como as histórias são mais atrativas, invista nessa estratégia para apresentar provas sociais da empresa. Construa uma narrativa dinâmica e envolvente, com personagens baseados em clientes reais e em suas jornadas de compra.
Invista em parcerias
Faça networking ou fale diretamente com quem pode validar a eficiência e qualidade da sua empresa. Seja profissionais referenciados na área, formadores de opinião, influencers, clientes de longa data e até mesmo outras empresas, as parcerias aumentam a credibilidade da marca.
Um gatilho mental como o da prova social estabelece uma conexão mais profunda com o consumidor, direcionando sua mente e emoção para necessidades e desejos, despertados ao saber que outras pessoas estão usando o produto ou serviço e usufruindo dos seus benefícios.
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Os gatilhos mentais são eficientes, mas é preciso planejar as estratégias e saber usar o que faz mais sentido para o negócio. É válido contar com o suporte especializado nessa fase de definição para garantir bons resultados.
Desenvolvemos na N Digitais um trabalho personalizado, de acordo com as necessidades e objetivos dos clientes. Fazemos um diagnóstico completo antes de implementar qualquer ação e assim estabelecer uma relação de custo-benefício no investimento.
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