Planejamento estratégico: monte o seu calendário em 2024!

Como fazer um planejamento estratégico?

A cada início de ano, uma nova perspectiva se abre para todos os tipos de negócio, o que demanda a criação de um planejamento estratégico. É preciso definir os próximos passos, conectando as ações estratégicas aos objetivos da empresa no mercado.

Com a competitividade acirrada é fundamental estabelecer metas para as áreas de marketing e vendas que devem atuar juntas e sintonizadas. O planejamento permite uma visão mais ampla, de médio e longo prazo, prevendo os recursos e esforços para alcançar o sucesso desejado.

Neste post trazemos o conceito de planejamento estratégico, seus benefícios para o marketing e principais elementos. Continue lendo e veja como montar o planejamento da sua empresa e se destacar em 2024!

O que é planejamento estratégico?

Qual é a importância de realizar um planejamento estratégico?

É o conjunto de práticas estruturadas para servir de roteiro durante determinado período com caminhos que devem ser seguidos pela empresa com foco no alcance de objetivos e metas.

Como processo, envolve todos os departamentos e níveis, além das pessoas que atuam na empresa. Nele são definidas estratégias e ações, recursos e ferramentas a serem usados para sair do cenário atual em direção a um futuro projetado de sucesso.

Qual a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional?

Existem diferentes tipos de planejamento empresarial e a escolha depende das ações desenvolvidas e prazo de execução. Veja como funciona cada um deles e suas diferenças:

– planejamento estratégico – de longo prazo, elaborado pela alta gestão com visão ampla e foco em objetivos gerais;

– planejamento tático – de médio prazo, elaborado pelas gerências de cada departamento ou setor, com visão mais direcionada e foco em objetivos exclusivos das áreas;

– planejamento operacional – de curto prazo, elaborado por supervisores para definir tarefas de determinada operação, com foco em objetivos mais específicos.

Benefícios do planejamento estratégico no marketing digital

Os departamentos de marketing e vendas precisam caminhar lado a lado para que juntos, consigam atingir o máximo de eficiência e ter bons resultados. O planejamento estratégico estabelece um direcionamento padronizado, que facilita o trabalho das equipes e traz vantagens significativas. Veja algumas delas!

1. Resultados metrificados

O acompanhamento das ações implementadas  e mensuração por meio das métricas ajudam a avaliar o que está dando certo e o que pode ser melhorado. Considerando as mudanças do mercado, ações da concorrência e comportamento do público-alvo, pode ser que no meio do caminho seja necessário alterar etapas do planejamento.

Com os dados em mãos as equipes conseguem identificar os pontos fortes e fracos, se antecipando para rever uma ideia ou mais ideias e seguir com os planos reformulados, o que é imprescindível nas ações de marketing digital.

2. Criação de uma cultura de excelência

Com o planejamento estratégico o momento atual da empresa é analisado de modo mais profundo, levantando os principais aspectos de melhoria. Com isso, as ideias surgem a partir de algo concreto, com projeções mais precisas e focadas tanto na performance, quanto na excelência como diferencial competitivo.

3. Aumento de previsibilidade

Os planos são definidos no presente, objetivando um futuro de retorno em reconhecimento e ganhos. A antecipação ao programar cada passo ajuda a prever o que vem pela frente, preparando a empresa e equipes para lidar com as situações e encontrar soluções adequadas.  

4. Aumento de produtividade

A empresa que sabe onde deseja chegar consegue dar passos mais seguros e certeiros, priorizando projetos e atendimentos rentáveis para produzir mais. Isso faz com que o retorno, tanto sobre o investimento quanto do tempo de esforços seja satisfatório.

5. Equipes mais comprometidas

O engajamento e a motivação nascem do envolvimento dos profissionais com os planos e projetos da empresa. No planejamento estratégico, a participação individual e coletiva é mais do que necessária para definir ações que façam sentido para o negócio.

Assim, o colaborador se envolve e se compromete mais com as atividades que precisam ser executadas, alinhando suas necessidades com os objetivos da empresa.

Quais são os elementos essenciais de um planejamento estratégico?

Esse tipo de planejamento se baseia em três elementos-chave:

– definição de um objetivo;

– ações necessárias para alcance de objetivos e metas;

– recursos necessários para a execução.

Como fazer um planejamento estratégico em 5 passos?

O planejamento estratégico estabelece uma correlação entre o presente e o futuro, traçando um paralelo dos resultados atuais com o que se espera a partir das ações implementadas.

A visão ampla do negócio, o conhecimento do mercado e envolvimento dos times associado às etapas de elaboração, criam um planejamento estratégico forte e pronto para entrar o ano de 2024 com o pé direito. Confira as fases de construção de um bom planejamento!

1. Conheça a sua situação atual

O primeiro passo é fazer um diagnóstico sobre a realidade da empresa antes de colocar o que foi planejado em prática. Com a análise SWOT, onde são identificados os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças, é possível verificar os diferenciais que a empresa precisa para se destacar da concorrência. 

Entre fortalecimento e melhoria, a ideia é determinar os passos com base no que pode dar certo, prevendo os impactos negativos. Nesse momento, se tratando das ações de marketing é essencial pensar mês a mês, especialmente nos períodos sazonais,  nas campanhas e ações capazes de estimular a conversão ou fidelizar ainda mais os clientes.

2. Defina os seus objetivos

É primordial saber o que a empresa deseja alcançar com o planejamento ao longo de um ano. Os objetivos, aspirações de metas são o combustível das ações desenhadas para a execução das equipes envolvidas e devem estar claros para que todos saibam exatamente o que fazer para ter excelência nos resultados.

3. Monte um plano de ação

O plano de ação é um das ferramentas mais importantes dentro do planejamento estratégico, pois define o que deve ser feito na prática. É ele quem viabiliza as estratégias, a partir de um cronograma que estabelece o que, quando, como, quem e quanto custo cada ação a ser executada.

4. Conte com a tecnologia para monitorar métricas

Ferramentas tecnológicas permitem o acompanhamento e análise das ações implementadas usando as métricas para levantar dados que serão usados como base das informações nos relatórios. Entre esses dados podemos citar o tempo até a conversão, a taxa de rejeição e etc.

Além de agilizar o levantamento dos dados, as soluções especializadas são mais precisas, ou seja, reduzem o risco de erros na apuração e análise.

5. Envolva as equipes

Todo o time deve participar da construção do planejamento estratégico, do início ao fim, para conhecer cada etapa, contribuir com ideias e saber exatamente o que precisa ser feito.

O envolvimento das pessoas é crucial para o sucesso das operações, uma vez que são elas as responsáveis por conduzir as ações. Os colaboradores, cada um em sua função, estão na linha de frente e ninguém melhor para saber identificar o que está dando certo e o que pode ser ajustado ou melhorado.

Seu planejamento estratégico mais assertivo com a N Digitais!

Montar um planejamento estratégico voltado para as ações de marketing e vendas é um desafio para qualquer empresa. Por isso, contar com a ajuda de uma agência especializada vai poupar tempo, esforços e recursos financeiros.

Na N Digitais, nosso time de especialistas, acostumado com a elaboração de planos ousados de marketing é preparado para definir etapas de acordo com as necessidades e objetivos de cada negócio.

Ao terceirizar esse tipo de serviço sobrará mais tempo para se dedicar ao core business e preparar a empresa para atender com excelência e vender mais para os potenciais clientes que chegarem impulsionados pelas campanhas e anúncios realizados.

O planejamento estratégico é importante, porém, é apenas o início de uma longa jornada que deve ser percorrida com atenção e cuidado. A parceria de uma agência especializada é tudo que você precisa para definir ações personalizadas, com chances reais de acerto.

Se você gostou deste post e deseja ter um 2024 de muito sucesso e lucratividade, deixe que a N Digitais faça parte desse objetivo. Conheça nossos serviços e o que podemos fazer pela sua empresa

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