Marketing de geolocalização: o que é e como usar essa estratégia?

Entenda o marketing de geolocalização.

A efetividade das campanhas para divulgação de uma marca demanda estratégias e ações direcionadas ao público certo. Com isso, investir no marketing de geolocalização usando a segmentação local pode gerar melhores resultados.

O mundo globalizado e potencializado pela transformação digital, tende a ampliar as oportunidades de negócio. Porém, voltar os olhos para uma região específica, formada por um público mais próximo permite uma abordagem mais concentrada.

Neste post trazemos o conceito do marketing de geolocalização e sua importância para as estratégias comerciais de uma empresa. Continue lendo e veja como usar essa estratégia para impulsionar sua marca!

O que é marketing de geolocalização?

O que é o marketing de geolocalização?

É uma estratégia de segmentação de público desenvolvida para uma região específica, permitindo ações mais personalizadas, de acordo com o perfil do público que se deseja alcançar com as campanhas de marketing.

Como funciona o marketing de geolocalização?

Nesse tipo de marketing as estratégias levam em conta a localização para otimização das campanhas e maior alcance do consumidor no local e hora mais adequados. Ao analisar as características do público de determinada região é possível criar e desenvolver ações mais alinhadas com o perfil e aumentar as chances de vendas.

Para isso, são usados dados de diferentes recursos de geolocalização:

Geobehavior

Uma ferramenta de descrição do comportamento do consumidor dentro da suas localização geográfica, ou seja, uma forma de identificar como a localização pode afetar as escolhas e comportamento de compra de um indivíduo.

Diversos fatores influenciam o comportamento geográfico de uma pessoa, como:

– demografia – idade, renda, gênero estado civil, com ou sem filhos;

– estilo de vida e cultura – hábitos gastronômicos, sociais e esportivos;

– acessibilidade – facilidade de acesso a serviços e comércios;

– concorrência – alternativas e opções de compras na região avaliada;

– aspecto econômico – renda média, desemprego, poder de compra.

Geoprocessamento

São levados em conta os dados georreferenciados, utilizando softwares e técnicas para coleta, leitura, tratamento e análise das informações geográficas. Ferramentas como GPS, cartografia, sensoriamento remoto por satélite são algumas das geotecnologias utilizadas para esse tipo de levantamento.

Geomarketing

A combinação de ferramentas digitais com tecnologias de mapeamento de sistemas de informação geográfica resulta em uma análise aprofundada de identificação do público-alvo e em qual região sua presença é mais abrangente, permitindo assim definir estratégias de vendas, projetar expansão e potencializar o consumo das categorias de produtos ou serviços.  

Por que o geomarketing é importante?

O marketing de geolocalização coleta dados valiosos sobre o público consumidor em cada uma das regiões estudadas. Com informações bem filtradas e processadas, a empresa consegue concentrar suas ações em uma ou mais localidades com maior capacidade de vendas.

As pessoas estão em constante movimentação, mostrando por meio de aplicativos como o GPS, por exemplo, sua localização. Assim é possível saber quais são os lugares mais visitados e a frequência das visitas, o que fornece insights para as estratégias de marketing e otimização das campanhas.

Como utilizar o marketing de geolocalização

A tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é aproveitar a geolocalização para desenvolver as estratégias de marketing. No entanto, é preciso usar as ferramentas certas na busca pelo perfil de pessoas e consumidores que vão se tornar o público ideal para a sua empresa.

Veja as principais formas de colocar o marketing de geolocalização em prática:

Geotargeting

A segmentação de públicos de acordo com sua localização ocorre por meio do Geotargeting, uma estratégia que utiliza dados como país, cidade ou bairro onde as pessoas nasceram, moram ou trabalham, desde que sirvam aos propósitos das campanhas e ações de marketing.

Por meio das plataformas de mídia paga como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads informações regionais são levantadas. Ao selecionar os locais desejados é possível ter maior dimensão do público e seus interesses de compra.

Check-ins

Essa função marca a localização de um usuário em determinado momento, muito usada nas redes sociais e que pode ser útil para o marketing de geolocalização. Muitos estabelecimentos disponibilizam acesso gratuito ao Wi-Fi desde que o cliente faça o check-in em sua rede social, especialmente o Facebook, permitindo maior alcance de pessoas.

Geofencing

A oferta de conteúdo em tempo real conforme o usuário se movimenta, graças à captação pelo GPS, possibilita o envio estratégico via SMS, e-mail ou notificação no dispositivo móvel – informações sobre produtos do estabelecimento, descontos, promoções, entre outros.

Geotagging

Com uma ação similar ao do check-in, o usuário é fundamental, pois deve partir dele a marcação de sua localização. Seja um estabelecimento ou evento, quando esse recurso é ativado no Facebook e Instagram, o usuário recebe ofertas e promoções estimulando a visita a locais já conhecidos ou descoberta de novos negócios.

Como fazer marketing de geolocalização?

Com as ferramentas certas, profissionais capacitados e estratégias bem alinhadas é possível criar campanhas e ações cada vez mais personalizadas e assertivas de marketing de geolocalização. Veja como atrair o público e aumentar o engajamento da sua marca:

Ofertas promoções baseados na localização

O envio de mensagens ou notificações push para os usuários que estão dentro do seu estabelecimento ou em localização próxima pode aumentar o tráfego físico. As promoções, novidades, descontos e benefícios exclusivos são alguns dos atrativos que fazem com que o consumidor queira ir até o local para saber mais sobre a oferta.

Anúncios geolocalizados

Com uma segmentação precisa, baseada na localização do usuário, as estratégias conseguem alcançar pessoas certas no momento oportuno. Dessa forma, os anúncios chegarão a potenciais clientes que estiverem próximos da sua empresa.

Geotargeting em redes sociais

Direcione os anúncios ou conteúdos para usuários com determinada localização usando o endereço de IP ou GPS por meio da marcação nas redes sociais. O envio de mensagens com ofertas exclusivas, por exemplo, pode chamar a atenção de consumidores que moram em bairros ou cidades próximas do seu negócio.

Personalização de conteúdo com base na localização

Conteúdos personalizados e relevantes geram mais interação e engajamento por parte do usuário que, atraído pela mensagem, deseja conhecer mais sobre o produto ou serviço. A localização oferece elementos para abordar as necessidades do público, visando solucionar suas dores e problemas.

SEO Local

Com o SEO local a otimização nos mecanismos de busca leva em consideração a geolocalização usando recursos como Google Maps, Google Meu Negócio e redes sociais para facilitar que o usuário encontre soluções próximas do local em que ele se encontra.

No marketing de geolocalização os métodos empregados visam o uso da localização do público ideal para otimizar e implementar as campanhas de divulgação e impulsionamento da marca, com foco na atração de leads e conversão em clientes.

Grandes e pequenas empresas se valem dessa estratégia para uma segmentação mais precisa, que forneça dados elementos para o desenvolvimento de ações personalizadas.

Com o auxílio da tecnologia e de uma agência especializada é possível implementar o marketing de geolocalização e aproveitar os benefícios de suas funcionalidades. Um recurso que pode melhorar as taxas de conversão, reduzir custos e aumentar a fidelização de clientes. Se você gostou deste post e deseja usar o geomarketing para engajar e melhorar o desempenho de vendas da sua marca, entre em contato com a gente para conhecer a N Digitais e como podemos ajudar nesse desafio!

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