Cada vez mais as parcerias fazem sentido para impulsionar uma marca e melhorar o potencial de vendas. Com isso, o afiliado digital se tornou uma figura importante dentro das estratégias de marketing em programas desenvolvidos com essa finalidade.
Esse é um mercado em expansão ideal para quem deseja trabalhar pela internet ou ganhar uma renda extra. Em contrapartida, a empresa pode aumentar sua presença online e faturar mais com a ajuda dos afiliados.
Neste post você vai entender o que é e quais as vantagens de ser um afiliado digital, além de como ter sucesso em parceria com grandes marcas. Continue lendo para conhecer as principais plataformas e os passos para se tornar um afiliado!
O que é um afiliado digital?
É o profissional que trabalha divulgando produtos e serviços, de pessoas ou marcas, recebendo uma comissão a cada venda efetivada. Esse comissionamento está vinculado à participação em um programa de afiliados e seleção dos produtos que deseja divulgar e promover a fim de realizar as vendas.
Como funciona o marketing de afiliados?
No marketing de afiliados as estratégias são voltadas para a promoção e divulgação dos produtos por meio dos links únicos gerados pelas plataformas. Os links são uma forma de identificar o afiliado responsável e garantir a comissão assim que uma compra for concluída.
Quais são as vantagens de um afiliado digital?
Qualquer pessoa pode ser um afiliado digital, desde que esteja empenhado em aprender como promover e divulgar os produtos ou serviços para ter um retorno satisfatório.
Alguns benefícios, seja para ganhar um extra ou como renda fixa, motivam a atuação nessa área:
Flexibilidade
Não ter horário para iniciar ou terminar as atividades, ser o seu próprio chefe, trabalhar de onde quiser. A função do afiliado digital é flexível, nesse sentido, já que o vínculo é livre, sendo possível atuar com mais de uma plataforma, ao mesmo tempo.
O desempenho e produtividade é você quem determina de acordo com o que projeta receber em comissão de vendas. Do ponto de vista criativo, a autonomia para elaborar as estratégias de marketing é também um aspecto positivo.
Baixo custo inicial
A afiliação digital não requer um orçamento alto para começar, o que pode ser bom para quem está sem condições de investir para depois ganhar dinheiro. O registro nos programas não tem custo, assim como um site criado a partir de plataformas gratuitas como o WordPress, por exemplo.
A geração de conteúdo promocional nas redes sociais não demanda qualquer gasto adicional. No entanto, é válido considerar uma verba para os anúncios pagos, caso exista a estratégia de impulsionamento das publicações.
Praticidade
Para trabalhar como afiliado não é preciso de uma estrutura robusta de trabalho, como salas, móveis e equipamentos. As atividades são online, com geração de conteúdo e vendas por meio de links.
Isso quer dizer que o afiliado digital é responsável apenas por criar oportunidades de vendas, aumentando as possibilidades de lucro dos produtores. Não há espaço de armazenamento, tampouco logística de envios e entrega das mercadorias — um jeito prático e eficiente de ganhar dinheiro.
Como ter sucesso sendo afiliado digital?
Essa é uma dúvida recorrente para a maioria das pessoas interessadas em trabalhar pela internet e ter uma renda ou ganhar um extra. Para ser um bom afiliado digital algumas ações são necessárias:
Defina a sua rotina de atualização
A atualização é uma ação necessária em todos os canais de um afiliado digital, como forma de diversificação e aumento da visibilidade. Se manter atualizado fortalece a presença digital como autoridade e referência no ramo de atuação, o que pode influenciar a decisão de compra dos consumidores.
Identifique os critérios que serão analisados
Toda ação estratégica de marketing deve ser acompanhada e mensurada para medir seu nível de efetividade. Com a afiliação digital não é diferente, já que o ambiente online fornece meios de fazer essa avaliação.
É importante definir os critérios de análise, levando em conta os tipos de produtos ou serviços, perfis de clientes e potencial de vendas. Esse é um processo que ajuda a identificar os prós e contras, inclusive com indicativo para troca de plataforma e de afiliação.
Distribua conteúdos
Como no ditado “não coloque todos os ovos em um só cesto”, a distribuição do conteúdo em mais de um canal amplia as chances de vendas.
O compartilhamento no site, redes sociais ou plataformas específicas cria uma diversificação de ambientes, disponíveis aos leads, visitantes e clientes, que podem escolher onde realizar suas compras.
Varie os formatos
Além da variedade, cuide para que os conteúdos sejam publicados em diferentes formatos para atrair diversos perfis de consumidores e prospectar mais clientes. Portanto, não se prenda a apenas um modelo quando, na verdade, existem inúmeras maneiras de promover e divulgar os produtos ou serviços.
Quais são as principais plataformas de marketing de afiliados?
As plataformas são verdadeiras aliadas da afiliação para viabilizar as vendas. Fizemos uma lista das principais:
- Afilio – plataforma brasileira de vendas e negociação que utiliza tecnologia própria para conectar anunciantes a uma rede de afiliados;
- Amazon – plataforma de uma das maiores empresas de marketplace do mundo;
- Braip – plataforma de afiliados que oferece solução para afiliados e produtores que desejam impulsionar suas vendas;
- ClickBank – plataforma presente em mais de 200 países e considerada a maior global de afiliados;
- Eduzz – plataforma de afiliados focada na venda de conteúdos online;
- Hotmart – plataforma especializada em vender produtos digitais do mundo;
- Lomadee – plataforma para os afiliados com gestão de campanhas para anunciantes;
- Mercado Livre – a maior plataforma de marketplace da América Latina, porém sem definição com plataforma de afiliados;
- Monetizze – plataforma de anúncio e venda de produtos digitais e físicos;
- Udemy – marketplace líder global para ensino e aprendizado;
- Twitch – plataforma para transmissão em tempo real de jogos, que possibilita aos usuários gerarem receitas por meio de um programa de afiliados.
Como se tornar um afiliado digital?
O caminho de sucesso de um afiliado digital depende de como cada um se dedica à atividade. Tanto em tempo quanto em estratégia, a afiliação deve ser planejada, por isso, antes de escolher uma ou mais plataformas, leve em conta esses pontos:
- estude bem as características, critérios e condições de cada plataforma de marketing de afiliados;
- escolha as alternativas com benefícios que vão além da renda;
- defina os canais de promoção e divulgação, entre redes sociais, blogs, grupo de amigos;
- analise os produtos ou serviços com potencial de venda antes de escolher e solicitar a afiliação;
- crie diferenciais de divulgação, desde o material até o formato e relevância do conteúdo;
- conheça bem o processo de comissionamento, pagamento e saque de cada plataforma de marketing de afiliado;
- considere usar os anúncios pagos para aumentar as chances de conversão;
- mantenha seu mix de produtos atualizado e diversificado;
- acompanhe e mensure os resultados usando métricas e indicadores;
- revise, altere, ajuste ou reformule as estratégias se for preciso.
N Digitais: suporte completo para o seu marketing!
Um afiliado digital deve ter em mente a enorme concorrência no mercado, já que é uma atividade que está em alta. Com a ajuda de uma agência especializada como a N Digitais é possível montar estratégias de marketing específicas para o nicho escolhido.
Com uma equipe capacitada e experiente para oferecer todo o suporte necessário, suas chances de venda podem aumentar consideravelmente. Os ganhos como afiliado digital estão associados a um conjunto de ações, sendo que muitas delas dependem das aplicações de marketing.
Para ter sucesso em sua jornada como afiliado digital e construir uma carreira sólida, visite o site da N Digitais, conheça os nossos diferenciais e saiba como ampliar sua presença online!