Gestão de Google Ads: o que o você precisa saber

Gestão de Google Ads: o que o você precisa saber

Uma boa gestão de Google Ads pode trazer excelentes resultados para as estratégias de marketing digital na área médica. Além de auxiliar na criação de campanhas mais segmentadas, pode estreitar o relacionamento e atrair mais pacientes para a clínica.

Dessa forma, além da captação e geração de leads e da otimização das campanhas, recorrer ao Google Ads melhora o posicionamento da marca aumentando sua visibilidade no mercado e, consequentemente, os resultados do negócio.

Ficou interessado em saber como o gerenciamento adequado das ações no Google Ads pode trazer mais destaque para o seu negócio? Continue lendo e veja tudo sobre uma das ferramentas mais poderosas de tráfego pago!

O que é o Google Ads?

É a plataforma de publicidade do Google que permite divulgar produtos e serviços, por meio de anúncios pagos, disponibilizados em forma de links. Assim, os anúncios são segmentados e apresentados ao usuário de modo estratégico e automatizado, conforme suas pesquisas, sobretudo, por palavras-chave.

Como funciona o Google Ads?

De acordo com o histórico de buscas do usuário, os links são disponibilizados tanto no Google quanto nos sites parceiros. Os recursos do Google Ads podem ser usados na publicação de diferentes campanhas, de tipos e objetivos variados.

Como os anúncios são pagos, os links patrocinados aparecem no topo da lista, dessa forma, aumenta as chances de captação e conversão de leads, saindo à frente dos resultados de busca orgânica.

Assim como aumenta as chances de seu negócio ser encontrado na internet, a gestão do Google Ads permite alcançar leads com potencial mais elevado de conversão em clientes.

A gestão do Google Ads envolve a construção de estratégias bem definidas, para que as campanhas tenham o sucesso almejado. Para isso, é preciso elaborar um planejamento e traçar um objetivo claro, levando em conta alguns aspectos, como:

  • estudo e segmentação do público;
  • conhecimento da concorrência,
  • uso de palavras-chave com base em SEO;
  • criação de anúncio conforme as etapas do funil;
  • copies e formatos diferentes;
  • direcionamento dos anúncios para a página certa;
  • otimização dos lances com base em geolocalização;
  • acompanhamento do desempenho (uso de métricas);
  • apoio de uma agência especializada.

Como configurar campanha de Google Ads

Uma campanha de Google Ads serve para divulgar produtos ou serviços, em diversos canais e veículos como sites, vídeos, resultados de pesquisa, mapas, aplicativos para dispositivos móveis, listagens do Shopping, entre outros.

Ao escolher um tipo de campanha e definir sua estratégia, será a hora da configuração e, para isso, é fundamental considerar alguns fatores.

Otimizações para anúncios

A otimização permite alterações que ajudam a melhorar a qualidade do site e aumentar o tráfego da página. Ou seja, é um processo que colabora para melhorar o desempenho dos anúncios do Google Ads, aprimorar a usabilidade do site e intensificar o volume de visitas.

Os anúncios devem ser atrativos e apresentar os serviços de uma forma dinâmica e objetiva, sempre pensando na experiência do usuário. Levando em conta o comportamento apressado do consumidor, a conversão de leads pode ser um desafio.

A relevância do conteúdo, o uso adequado das palavras-chave e uma call to action (CTA) com argumento persuasivo são cruciais para que seu anúncio chame a atenção e faça com que o visitante dê mais um passo.

Segmentação geográfica

O recurso de segmentação do Google possibilita escolher localidades e regiões específicas para veicular o anúncio. No caso do seu empreendimento, você pode alterar para as proximidades do endereço físico estabelecendo distâncias em todas as direções — essa funcionalidade pode segmentar em país, estado, região, cidade ou raio de distância.

Uma segmentação de área geográfica mais ampla, beneficia uma campanha, devido ao acesso a várias regiões que podem contemplar todo o país, áreas como estados, cidades e territórios, aumentando a capacidade de gerar conversões, cliques ou até mesmo impressões dos usuários interessados nos serviços da sua negócio.

Faixa horária e dia da semana

A programação de anúncios no Google Ads favorece exibir o anúncio sempre que a audiência estiver online ou em determinados dias e horários. Pode ser durante o horário de funcionamento do estabelecimento ou conforme a disponibilidade da equipe interna para realizar os atendimentos.

De acordo com as práticas do Google, você pode usar a programação de anúncios para:

  • especificar determinados horários ou dias da semana em que você deseja exibir seus anúncios;
  • definir ajustes de lance para aumentar ou diminuir os lances em dias e horários específicos.

No padrão Google Ads, as campanhas são configuradas para exibir os anúncios durante todo o dia, ou seja, em todos os dias e horários. Por isso, vale atentar para o fato de que se um visitante não pesquisar suas palavras-chave no dia e horário pré-definidos, seus anúncios não serão exibidos.

Orçamento compartilhado

Orçamento compartilhado

Qual será o seu orçamento diário médio para os anúncios? A gestão do Google Ads possibilita usar esse recurso para otimizar as finanças, compartilhando entre várias campanhas de uma mesma conta.

Com a funcionalidade, se os valores de uma campanha são menos utilizados, de forma automática serão direcionados para campanhas com orçamentos menores. Assim, o número de campanhas limitadas pelo orçamento diminui, ao passo que tem seu desempenho melhorado.

Adição e negativação de palavras

As keywords (termino usado para chamar as palavras-chave) negativas são aqueles termos que impedem o acionamento do anúncio, ou seja, palavras que, informadas ao Google como negativas, farão com que o buscador não exiba o anúncio caso alguém faça pesquisas que contenham em partes, palavra exata ou frases inteiras.

Por exemplo, se sua empresa vende canecas personalizadas de cerâmica, as palavras-chave negativas podem limitar a busca, vetando a pesquisa que envolva termos como “caneca de plástico” ou “caneca de vidro”.

Conte com uma empresa especializada

O uso de uma plataforma como o Google Ads pode trazer resultados significativos de médio a longo prazo. Sua otimização, além de garantir campanhas mais efetivas, pode alcançar e impactar o público certo.

A taxa de conversão dos anúncios pode se elevar, se os recursos e mecanismos forem ajustados da melhor maneira, a favor das campanhas. Desde usar o grupo de palavras-chave que tenham real conexão com o anúncio, até a definição das keywords negativas é preciso planejar cada ação estratégica.

O time de marketing digital de uma agência especializada sabe exatamente os caminhos a seguir para o sucesso de uma campanha.

Com a terceirização da gestão do Google Ads e de outras estratégias de marketing digital, você terá mais tempo para se dedicar à clínica e aos seus pacientes. A agência será responsável por planejar as campanhas e acompanhar o desempenho, além de implementar as ações preventivas e corretivas com base nos resultados.

Gostou do post e deseja planejar campanhas que convertam? Então, entre em contato com a gente agora mesmo e deixe que a N Digitais seja a potencializadora dos resultados positivos do seu negócio!

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