Youtube Ads: como usar para alavancar o seu marketing?

Entenda o uso do Youtube Ads no marketing.

O YouTube Ads é muito mais do que uma simples plataforma de vídeos e pode ser um grande aliado das estratégias de marketing digital. Por meio dos mais variados tipos de anúncios é possível alcançar clientes em potencial e aumentar as taxas de conversão.

A ferramenta de mídia paga permite a veiculação de conteúdo audiovisual, com inserção de palavras-chave e uso de tags. É uma forma eficiente de aumentar a visibilidade da marca e fortalecer a presença digital.

Neste post você vai entender melhor sobre o Youtube Ads, seu funcionamento e tipos de anúncios. Continue lendo porque e como usar a ferramenta para impulsionar seu negócio na web!

O que é e como funciona o YouTube Ads?

Entenda a importância do Youtube Ads com a N Digitais!

É o serviço de mídia paga vinculado ao Google Ads que permite às empresas fazerem campanhas publicitárias por meio de uma plataforma. Os anúncios são inseridos nos vídeos assistidos pela audiência a fim de aumentar o alcance e potencializar a conversão de clientes.

Na plataforma é possível planejar as campanhas, configurar o público, definir e ajustar o orçamento e acompanhar os resultados com a ajuda das métricas.

Os principais tipos de anúncios no Youtube Ads

São muitos os tipos de anúncios disponibilizados na plataforma, com alternativas para serem usadas de acordo com seu planejamento de marketing.

Bumper ads

São anúncios com duração de seis segundos ou menos, exibidos antes do conteúdo central e que podem também aparecer no meio do vídeo. Como são curtos, o usuário não tem a opção de “pular” o anúncio, por isso, a importância de usar de forma estratégica para evitar um efeito negativo na percepção dos usuários.

Shorts

Lançado em 2020 e inspirado no TikTok e no Reels do Instagram, o shorts permite compartilhar vídeos no YouTube de até 60 segundos, em formato vertical. A versão compilada de um vídeo longo publicada no shorts possibilita o alcance tanto dos usuários inscritos quanto das pessoas que assistem aos vídeos mais curtos na plataforma.

Masthead

É o espaço na parte superior da página inicial do YouTube e todos os anúncios são submetidos à avaliação de um representante comercial do Google, com um prazo de aprovação de até 48 horas.

Video action

Criado a partir do período de isolamento provocado pela pandemia da Covid-19, o vídeo action é um formato de anúncio que permite ao usuário navegar pelo catálogo de produtos.

Com recursos para ver preços e clicar no botão “shop now” ou “comprar agora”, o anúncio pode ser exibido em locais como:

– feed da página inicial;

– tela de exibição do vídeo

– aplicativos parceiros do Google.

In-stream

São anúncios de maior duração que podem aparecer antes do conteúdo, durante a execução no momento em que o vídeo é interrompido. É possível definir duas formas de exibição:

– ignoráveis – quando o usuário tem a opção de pular o anúncio depois de cinco segundos;

– não-ignoráveis – quando os anúncios não podem ser pulados.

Por que você já deveria estar anunciando no Youtube Ads?

São muitos os motivos para planejar e desenvolver uma campanha com anúncios publicados no YouTube Ads, como:

Aumento de tráfego

Com os anúncios é possível estabelecer como meta o aumento de tráfego no site, o que potencializa a conversão de leads em clientes. De maneira orgânica, os vídeos conseguem alcançar grande volume de usuários, inscritos ou não nos canais de vídeos.

Alto número de usuários

A quantidade de pessoas que preferem consumir conteúdo audiovisual contribui para as campanhas de mídia paga com anúncios em uma plataforma como o YouTube Ads. Quando bem planejadas, as ações de marketing nesse formato podem gerar resultados significativos de vendas — lembrando que o YouTube possui mais de 2 bilhões de usuários no mundo inteiro.

Popularidade do formato em vídeo em mobile

Os smartphones e tablets são campeões em preferência dos usuários para consumir conteúdo em vídeo. Com a disponibilidade na versão mobile é mais fácil alcançar o público que terá acesso a qualquer hora do dia ou da noite, o que favorece a veiculação dos anúncios.

Como usar o Youtube Ads?

Antes de planejar a campanha e colocar o anúncio no ar é preciso executar algumas ações, como:

– ter uma conta no Gmail;

– criar um canal no YouTube;

– cadastrar-se no Google Ads.

Escolha o formato dos seus Ads

Entre puláveis e não-puláveis, curtos e longos, a escolha do formato em que seus anúncios devem aparecer para a audiência pode determinar os rumos de uma campanha.

Defina de modo consciente e responsável, levando em conta seus objetivos, a segmentação do público, suas necessidades e preferências. Assim, as chances de atingir o propósito são maiores.

Faça o upload do conteúdo

Na tela inicial do YouTube, depois de realizado o login na conta é preciso fazer o upload do vídeo da campanha. No canto superior direito da tela há um ícone com o símbolo de uma câmera para ser usado e em seguida você deve clicar em “enviar vídeo”.

Crie e configure a sua companha

Na sua conta do Google Ads acesse a aba “Campanhas” e em seguida clique no botão azul “+”. Informe o tipo de campanha que será criada e escolha a opção “vídeo”, para em seguida informar o objetivo da campanha, mas é possível seguir sem uma motivação específica.

Clique em continuar para configurar a campanha com as seguintes informações:

– nome da campanha;

– orçamento, que pode ser diário ou total;

– data de início e fim da campanha. 

Busque na seção “Redes” a opção “Vídeos do YouTube” e confira se está marcada. O próximo passo é fazer a segmentação definindo o idioma e localização geográfica dos usuários a serem alcançados. 

Na seção “Lances”, informe um lance de CPA ou custo por ação, que corresponde à disponibilidade de orçamento, ou seja, ao valor de investimento para que cada usuário execute a ação desejada.

A próxima etapa é definir os canais em que os anúncios devem aparecer, com a escolha na seção “Dispositivos” dos aparelhos e sistemas operacionais de exibição. 

Por fim, na seção “Limite de frequência”, defina quantas vezes o anúncio poderá ser exibido para cada usuário, salve e sua campanha estará pronta. 

Defina os seus anúncios e público-alvo

É preciso dar um nome ao grupo de anúncios, com uma segmentação mais específica do público-alvo. Especifique interesses, comportamentos e hábitos, em seguida defina palavras-chave, canais e tópicos. 

Informe também a URL do vídeo adicionado ao YouTube e, por fim, escolha o tipo de anúncio e informe um link de acesso para que o usuário possa obter mais informações. Preencha os campos destinados ao título e à CTA e salve — uma pré-visualização é disponibilizada à medida em que os campos forem preenchidos.

Avalie os resultados

Toda e qualquer campanha de marketing deve ser acompanhada, monitorada e mensurada para saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado. A plataforma do YouTube Ads fornece relatórios detalhados sobre as campanhas de vídeos. 

Entre os dados que podem ser avaliados para medir os resultados, considere:

– o número de visualizações;

– a taxa de engajamento;

– o custo médio por visualização;

– a taxa de cliques

Aposte no remarketing

É possível excluir usuários que visitaram o canal, interagiram com os vídeos ou que já viram um anúncio, nas configurações da campanha. Com isso, o foco será alcançar uma audiência que ainda não teve contato com a sua empresa. 

O YouTube Ads é uma ferramenta de grande valor para que o marketing digital consiga alcançar seus objetivos estratégicos. Conhecer os recursos da ferramenta para viabilizar anúncios segmentados e personalizados aumenta as chances de retorno, tanto em número de clientes quanto financeiro. 

Se você gostou do post e deseja planejar campanhas cada vez mais efetivas aproveite para saber mais sobre a gestão de marca e como fortalecer a presença digital da sua empresa! 

Perguntas frequentes sobre Youtube Ads 

Quanto custa anunciar no Youtube Ads?

O custo por visualização (CPV) pode variar conforme a segmentação, considerando a concorrência pela atenção de determinado público. Embora os valores exatos sejam informados somente durante a configuração da campanha, estima-se que os custos giram em torno de 15 a 40 centavos por exibição.

No Bumper Ads, por exemplo, a cobrança é feita a cada mil visualizações, com cálculo baseado no CPM ou cost per mille (custo por mil).

Já no In-stream a cobrança se dá com base no CPV ou cost per view (custo por visualização) e o anunciante só paga se o conteúdo for exibido por pelo menos 30 segundos, ou menos, se tratando de anúncios mais curtos.

Como começar no Youtube Ads?

O primeiro passo é criar uma conta Gmail, em seguida um canal no YouTube e efetivar o cadastro no Google Ads. Em seguida basta seguir os passos de criação e configuração de uma campanha, de acordo com as instruções da plataforma. 

Quais as métricas mais importantes do Youtube Ads?

A própria plataforma YouTube Ads disponibiliza métricas e relatórios bem completos que podem ser definidos de acordo com os objetivos da sua campanha.

Considere entre as métricas mais importantes aquelas que permite identificar o número de visualizações, a quantidade de exibições, o número de conversões e de compartilhamentos.

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