SEM: o que é e porque você precisa usar

Entenda o que é SEM e como ele impacta empresas!

A divulgação de um site demanda impulsionamento, o que pode ser feito com a ajuda do SEM, no intuito de aumentar a visibilidade de buscadores como Google, Yahoo! e Bing, fundamentais para que uma página seja encontrada na internet

O uso de técnicas específicas e estratégicas pode colocar o site em uma posição mais privilegiada no ranking de resultados. De forma orgânica ou paga é possível fazer com que essas fontes de pesquisa sejam grandes aliadas do negócio.

Neste post você confere o que é o SEM, suas vantagens e dicas de como usar a estratégia. Continue lendo e veja também como uma agência de marketing digital pode ajudar nesse processo!

O que é SEM?

O Search Engine Marketing ou simplesmente SEM é o marketing para mecanismos de buscas, uma estratégia focada em melhorar a performance de um negócio ou site por meio dos buscadores na internet.

Ele é usado na divulgação de negócios online ou offline e na promoção de ações realizadas nos ambientes virtual e físico. Seu principal objetivo é que a empresa esteja no topo da lista de resultados das pesquisas realizadas nos buscadores para aumentar o potencial de conversões e lucratividade.

Search Engine Marketing: duas metades

O SEM se divide em duas maneiras de usar estratégias para fazer o site da empresa se destacar nas buscas e gerar mais tráfego dentro da página:

SEO

O Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de buscas engloba as estratégias de otimização dos sites, blogs e páginas para melhorar o ranqueamento nos buscadores e assim chamar a atenção do público, despertando o interesse em conhecer mais sobre o negócio.

Primando pela relevância do conteúdo, as técnicas de SEO envolvem palavras-chave específicas, estrutura e responsividade do site, escaneabilidade, velocidade de carregamento e mais, sempre com foco na experiência do usuário.

A estratégia de SEO é fundamental para o sucesso das ações de marketing digital, uma vez que ele é responsável pelo próximo passo nos resultados de busca — a tendência é que os usuários cliquem somente em links que aparecem no topo da lista.

O SEO pode ser ainda dividido em duas vertentes:

– SEO On Page – as técnicas são aplicadas dentro do próprio site ou página;

– SEO Off Page – as técnicas abrangem todo o ambiente da internet que, de alguma forma, tenham relação com o site da empresa.

Link patrocinado

Os anúncios de mídia paga aparecem antes dos resultados orgânicos e são executados por meio de plataformas como Google Ads, Bing Ads, em investimentos que podem aumentar o volume de visitas e acelerar o processo de conversão.

SEM vs SEO

É bastante comum que o público, de modo geral, confunda as duas siglas, até mesmo pela semelhança do que suas práticas permitem:

– trazer tráfego relevante para o site;

– dar maior visibilidade à empresa;

– conhecer melhor o público;

– utilizar palavras-chave para direcionar o público para os links, de modo orgânico ou pago.

Quais são as vantagens do SEM?

Quais são as principais diferenças entre SEO e SEM?

Sendo os motores de busca responsáveis por grande parte do tráfego gerado na internet, o SEM se torna um forte aliado do marketing digital realizado pelas empresas. O potencial de uso da ferramenta agrega valor ao plano estratégico de marketing para destacar e diferenciar um site ou negócio.

Usando o SEM, as chances de conversões e vendas são maiores e reais, considerando as estratégias mais personalizadas, aplicadas para a busca orgânica e segmentação dos anúncios pensando em um público previamente estudado.

Com ele é possível aumentar a visibilidade nos resultados de buscas e ver crescer o número de cliques que levam direto para algum tipo de contato com a empresa. A aplicação técnica permite maior controle das campanhas e resultados, o que facilita a criação, monitoramento e mensuração das ações implementadas com esse objetivo.

Como fazer SEM?

Algumas técnicas e práticas são essenciais para que as estratégias de Search Engine Marketing alcancem os resultados esperados. Veja as principais!

Utilize o palavra-chave de cauda longa

Apostar em keywords de cauda longa, ou seja, aquelas palavras-chave voltadas para pesquisas mais específicas como “fantasia de bruxa para o Halloween” vai impulsionar melhor os resultados, embora o volume de busca seja menor, comparado às palavras-chaves genéricas de cauda curta, como “fantasias”.

Analise a concorrência

Saber o que e como os concorrentes estão fazendo para aparecer no topo da lista dos buscadores é fundamental para elaborar estratégias de SEM mais competitivas. Os próprios buscadores podem produzir informações de análise ou, por meio de ferramentas específicas.

Entenda o Google Analytics

O Google Analytics fornece importantes relatórios analíticos, com dados preciosos sobre alcance, taxa de rejeição, tempo gasto nas páginas. Por meio das análises é possível identificar o que está dando certo ou errado, para aprimorar ou corrigir as ações em tempo hábil.

Use CTAs de conversão

As call to action ou chamadas para a ação devem estabelecer uma atratividade instantânea, que faça com que o usuário execute uma ação favorável à empresa, como baixar um conteúdo rico, assinar a newsletter, conhecer um produto ou serviço, por exemplo.

Produza conteúdo de qualidade

O marketing de conteúdo é importante estratégia em todo o contexto do marketing digital e mais ainda nas aplicações de SEM que envolvam, sobretudo, o SEO.

A relevância deve estar diretamente ligada ao conhecimento do público, suas necessidades, dores e anseios para que o usuário seja conduzido a uma jornada de descobertas até chegar à conversão.

Desenvolva um site com design responsivo

A responsividade de um site é crucial para que o usuário queira permanecer na página, explorando os conteúdos para descobrir soluções para seus problemas. É importante que ele tenha acesso fácil e rápido por qualquer dispositivo, seja computador, tablet ou celular.

Crie anúncios persuasivos

Usar métodos inteligentes de persuasão pode convencer o usuário a agir a favor da empresa sem que ele se sinta obrigado a fazer negócio. Os anúncios precisam conter elementos que despertem os principais gatilhos mentais conectados a vendas – escassez, necessidade, novidade, urgência, exclusividade, autoridade.

Como implementar o SEM no seu negócio com a ajuda de uma agência especializada?

Ter ajuda profissional para implementar as técnicas de SEM com boas práticas de SEO poupa tempo e recursos financeiros. É que sozinho, você terá que dominar as principais técnicas e estudar profundamente sobre mídia paga e desempenho nos anúncios nas plataformas.

Contratar um time especializado para cuidar do seu marketing digital e definir a aplicação das melhores estratégias significa deixar nas mãos de quem entende do assunto enquanto você e sua equipe de vendas se dedicam a planejar as ações e abordagem no avanço da conversão.

Na N Digitais você encontra tudo o que precisa para desenvolver estratégias, ações e campanhas totalmente diferenciadas e sintonizadas com seus objetivos de negócio.

Somos uma agência com grande expertise no desenvolvimento de um plano estruturado de marketing digital que engloba desde a análise do mercado, até a criação de um site responsivo, aplicações de SEM, SEO e outras técnicas.Gostou do post? Então aproveite e entre em contato com a gente para conhecer o trabalho que realizamos na N Digitais e saber como podemos alavancar suas estratégias de marketing com as mais modernas ferramentas e recursos digitais!

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