Segmentação de mercado: 7 dicas para segmentar leads

O que é segmentação de mercado

A segmentação de mercado ajuda a definir a atuação estratégica de uma empresa para ofertar produtos e serviços que interessem aos consumidores. Para isso, é preciso direcionar as ações a um público com real potencial de compra.

Os desafios de prospecção, geração e nutrição de leads, demandam do marketing maior atenção. O avanço na jornada de compra pelo funil de vendas depende de deixar os leads prontos para as investidas do time de vendas.

Neste post você confere o que é a segmentação de mercado, como funciona, seus tipos e vantagens. Continue lendo e veja como fazer uma boa segmentação contando com o suporte especializado!

O que é segmentação de mercado?

Grosso modo, é dividir os consumidores em grupos diferentes, levando em conta aspectos, características e variáveis que ajudam a formar os perfis. As necessidades, preferências, comportamentos e hábitos de consumo, são alguns dos elementos do processo de segmentação.

A partir dessas definições, as campanhas de marketing são planejadas com direcionamento e foco. Segmentar significa levantar dados importantes que podem aumentar a base de clientes e colocar a empresa em posição de vantagem competitiva.

Como funciona a segmentação de mercado?

A segmentação permite uma visão mais ampla das possibilidades e oportunidades para o negócio. É um mecanismo usado não só para determinar públicos, como também para viabilizar os planos e ações, com projeção de resultados em médio e longo prazo.

Estabelecer critérios para identificar e qualificar os leads, torna mais efetivas e relevantes às estratégias e ações de prospecção. Tanto os produtos e serviços quanto os conteúdos de marketing passam a ser desenvolvidos para atrair e fortalecer o relacionamento entre a marca e futuros clientes.

Uma segmentação de mercado bem-sucedida considera fatores que influenciam as decisões de compra, como:

  • comportamento;
  • personalidade;
  • demografia;
  • estilo de vida;
  • geografia;
  • índice socioeconômico;
  • relacionamento com as empresas; entre outros.

Principais tipos de segmentação de mercado

Existem diferentes métodos para segmentar o mercado, escolhido de acordo com as estratégias e ações planejadas pela empresa para atrair e converter leads em clientes. Veja como funcionam:

Segmentação geográfica

A localização de um consumidor ou público-alvo é o ponto de partida desse tipo de segmentação. Se a empresa pretende atuar em determinado local ou região, precisa identificar o perfil dos potenciais clientes.

Esse modelo é válido para segmentos que demandam a presença física dos clientes, como é o caso de negócios na área da saúde. As clínicas médicas, estéticas e odontológicas são exemplos que podem ter sucesso em suas campanhas e anúncios junto ao público próximo do endereço da empresa.

Segmentação demográfica

Já a segmentação demográfica é mais utilizada para identificar dados e levantar estatísticas sobre o perfil de consumidores e usuários. Elementos como idade, escolaridade, gênero, localização e renda familiar.

O método consiste na coleta de dados para ajudar a estabelecer uma comunicação mais efetiva, com um tom apropriado. Falar para um público jovem exige uma abordagem diferente comparado com os idosos e ambos podem ser o público ideal de uma clínica médica.

Segmentação comportamental

Para transmitir uma mensagem que será ouvida ou lida, é importante conhecer os hábitos e comportamentos do público com o qual a marca deseja interagir. São características que apontam para as necessidades dos consumidores, direcionando as ações para oferecer soluções e respostas.

O lead que entra na loja, enche o carrinho e não efetiva a compra, pode ser estimulado por um cupom de desconto. O consumo de conteúdos similares do blog sugere que ainda há dúvidas quanto à eficiência do produto ou serviço, que pode ser sanada com um material rico oferecido por e-mail.

Segmentação psicográfica

Quais são os interesses pessoais dos leads que sua empresa deseja prospectar e converter em clientes? A segmentação psicográfica busca respostas que estão relacionadas ao que as pessoas desejam intrinsecamente.

De modo geral, o método se baseia nas atitudes, personalidades, estilo de vida, valores e até mesmo, hobbies. É uma visão mais subjetiva do comportamento humano, de características nem sempre percebidas e mensuradas nos outros modelos de segmentação.

As vantagens da segmentação de mercado

As vantagens da segmentação de mercado

As ferramentas e estratégias de marketing têm o intuito de contribuir para o crescimento e sucesso do negócio. Com a segmentação de mercado não é diferente e o método pode trazer benefícios significativos, como:

Identificação de necessidades

Para segmentar o mercado e planejar as estratégias mais adequadas é preciso identificar as necessidades gerais do público. Nesse contexto, a empresa tem a oportunidade de melhorar seus produtos e serviços para corresponder às expectativas dos leads, gerando maior interesse, fazendo com que ele avance em sua jornada de compra.

Aumento do market share

Imagine alcançar um posicionamento diferenciado no mercado em relação aos concorrentes devido à efetividade de uma ação de marketing. Com uma boa segmentação é possível engajar e qualificar os leads para que eles sejam nutridos e preparados para a atuação do time de vendas — uma abertura essencial para ampliar o market share.  

Maior conhecimento sobre a jornada do consumidor

O comportamento sempre apressado e urgente do consumidor atual completamente inserido no ambiente digital, demanda maior conhecimento. A segmentação de mercado colabora para maior entendimento da jornada ao longo do processo de análise e identificação dos perfis de público.

Aumento de eficiência nas campanhas

O investimento em marketing é muitas vezes questionado pelos gestores que não sabem ao certo se vale a pena destinar a verba para campanhas e anúncios. Muitas vezes, a dúvida está em não saber se o retorno será positivo e satisfatório.

A segmentação de mercado leva em conta elementos reais, que permitem desenhar a persona e se basear nesse perfil ideal para elaboração das campanhas. Com isso, as chances de êxito são maiores do que apenas pagar para ter a marca divulgada em canais aleatórios.

Melhora na experiência do cliente

Em um mercado tão competitivo, sabemos que ter produtos e serviços de qualidade já não é mais suficiente para convencer o lead ou consumidor a fechar negócio com uma marca.

É preciso surpreender e proporcionar uma experiência única, de modo que o lead se encante com a marca antes mesmo de se decidir pela compra. Isso só é possível quando os aspectos que envolvem as necessidades e desejos, comportamentos e hábitos, são amplamente conhecidos e mapeados, o que é feito na segmentação.

Como fazer uma boa segmentação de mercado?

Como a segmentação se divide em tipos e métodos diferentes, usados de acordo com os objetivos da empresa, para executar o processo é preciso considerar as particularidades de cada negócio. No entanto, algumas práticas são comuns a todos os modelos:

  • conheça os diversos segmentos de público;
  • escolha o segmento para definir as estratégias;
  • foque as ações no público-alvo escolhido;
  • monitore e mensure as ações para melhorar ou ajustar, se necessário.

Dentro desse passo, os detalhes são tratados com um nível maior de profundidade, ou seja, esmiuçando os fatores, características e aspectos que envolvem a segmentação de mercado.

Otimize a sua segmentação de mercado com a N Digitais!

A segmentação de mercado em si pode parecer um processo simples de identificação de perfis de consumidores, para dividi-los em grupos. Entretanto, o processo é mais complexo, pois consiste não só no levantamento de dados, mas na interpretação das análises.

Contar com o time especializado de uma agência de marketing digital dará mais segurança ao gestor, na hora de decidir sobre investir ou não em uma estratégia. Como as campanhas e anúncios têm um custo, a segmentação serve para conduzir as ações em direção aos objetivos da marca.

Esse é um dos trabalhos que desenvolvemos na N Digitais para que nossos clientes possam focar no negócio, enquanto atuamos na retaguarda na atração, geração, qualificação e nutrição de leads.

Uma boa segmentação de mercado, feita por profissionais que conhecem bem o mercado e comportamento do consumidor no ambiente online só pode gerar excelentes resultados e tornar o negócio cada vez mais escalável.

Se você gostou deste post e deseja impulsionar as vendas da sua empresa com campanhas direcionadas para o público certo, deixe que a N Digitais faça parte desse processo. Fale com a gente agora mesmo!

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