ReBranding: o  que é e quando fazer

ReBranding: o  que é e quando fazer

A gestão de marca envolve a construção de uma imagem partindo do zero ou o reposicionamento de quem já se encontra estabelecido no mercado. Com as ações de rebranding é possível se reinventar e criar uma nova conexão, mais alinhada ao público-alvo.

Por mais que exista um planejamento, com uso de aplicações, técnicas e ferramentas, além de conhecimento e expertise, o mercado e os consumidores exercem grande influência no posicionamento de uma marca.

Ficou interessado em saber o que é e por que fazer o rebranding? Continue lendo e veja os tipos de estratégias, como realizar, bem como exemplos de sucesso. Veja também como a N Digitais pode ajudar sua empresa a se consolidar enquanto marca!

Rebranding o que é

É o processo em que uma marca passa pela reformulação para readequar seu posicionamento no mercado ou ressignificar sua imagem. O principal objetivo é mudar a percepção que o público tem em relação à marca e o rebranding pode envolver alterações diversas, tanto no nome quanto na identidade visual.

Por que realizar o rebranding?

Mesmo já existente e consolidada no mercado, pode ser que a empresa esteja com dificuldades de se conectar aos consumidores. Assim, o rebranding cria maior proximidade com o público, levando em conta aspectos da atualidade.

No processo, são realizados pequenos ou grandes ajustes e mudanças com diversos propósitos que vão desde o fortalecimento até a modernização da marca. A proposta do rebranding é preservar o que está dando certo e remodelar a marca para alinhar aos novos valores e filosofia.   

Tipos de rebranding

A realização do rebranding obedece aos problemas detectados na marca e que são específicos de cada empresa, o que justifica os diferentes tipos de ações implementadas. Veja as principais maneiras de rebranding:

Rebranding parcial

As modificações e alterações na marca são fragmentadas, atribuídas a alguns elementos sem mudar por completo, porém, deixando visível para o público que a marca passou por uma ressignificação.

Rebranding evolutivo

Quando as mudanças acontecem gradativamente, com uma proposta de longo prazo para que o público se acostume com as alterações, podendo ou não reparar que foram realizadas.  

Rebranding revolucionário ou radical

Esse tipo de rebranding as mudanças são mais drásticas, chegando a novos nomes e logotipos ainda não utilizados para apresentar um novo momento, uma fusão ou lançamento de um produto, por exemplo.

Você sabe o que é branding? Leia nosso conteúdo e fique por dentro do que é Branding e como fazer.

Como realizar o rebranding em sua empresa?

Antes de promover qualquer alteração ou reformulação na marca é fundamental entender o que, de fato, precisa mudar. Será que o problema está mesmo no posicionamento da marca ou em outros fatores ainda não detectados?

Uma análise detalhada vai permitir um diagnóstico mais preciso, com visão apurada do que pode estar afetando a credibilidade da marca no mercado. Sabendo como o público percebe a marca e diante dos insights gerados durante o estudo é hora de colocar o branding em prática.

Alinhe a identidade visual

Para uma empresa que já esteja presente no mercado e que possui uma marca consolidada, a identidade visual é a forma com o público se conecta. As cores, o design, as imagens, tudo isso, estabelece a comunicação e deve ser observado na hora de ressignificar a marca.

O rebranding, nesse caso, deve considerar as características mais importantes da marca, criando variações sem correr os risco de descaracterizar e perder a personalidade – elementos da psicologia das cores e  do neuromarketing podem ser usados nessa fase.

Posicione a marca em redes sociais relevantes

Vamos imaginar que a marca tenha sido criada há muitos anos e esteja pouco alinhada à era digital e completamente virtual. Usar o rebranding para reposicionar a marca com interações nas redes sociais pode atualizar a percepção em canais muito utilizados por consumidores dos mais variados perfis.

Nas ações de rebranding é preciso associar os interesses da persona, buscar similaridades e tornar conhecidas as mudanças. É importante que o público saiba das transformações e passe a observar criando uma nova percepção.

Gere expectativa e acompanhe o comportamento do público

O rebranding deve ser notado para fazer valer o planejamento e investimento em mudanças, caso contrário, pode passar despercebido pela audiência. Vale fazer campanhas de e-mail marketing ou postagens nas redes sociais para informar que vem novidades por aí e ativar gatilhos mentais de interesse e monitorar as expectativas e reações.

Defina os objetivos

Qual o motivo de realização do branding? Onde a empresa espera chegar ao mudar e reformular sua marca? É essencial estabelecer um objetivo e direcionamento para garantir que as alterações tenham o efeito desejado.

Dicas para um rebranding de sucesso

Dicas para um rebranding de sucesso

A necessidade de rebranding é uma resposta do mercado e do público em meio a tantas marcas concorrentes. Para que a estratégia de marketing digital e rebranding tenha êxito, além das iniciativas já sugeridas, aprofunde as ações e complemente o plano de ressignificação da marca.

Conheça bem o público da sua empresa

O público tem um papel primordial no processo de branding, já que sua percepção determina se a marca está bem posicionada no mercado e inspira confiança. Usando métodos eficazes de pesquisa e análise, o estudo de comportamento revela o perfil ideal de público-alvo.

Com maior entendimento e compreensão das necessidades, desejos e anseios, será mais fácil escolher o tipo de branding e recriar a marca de modo significativo. As chances de conexão e vínculo mais duradouro são maiores quando o ponto de vista do público é levado em conta.

Preserve a essência da marca

Alterar elementos da marca sem mexer em sua personalidade vai manter seu conceito original e único. A história da empresa é, muitas vezes, contada em suas cores, arte e logotipo, por isso, a reformulação pode expressar evolução, modernização e atualização sem, contudo, perder a essência.

Seja transparente ao comunicar a mudança

De modo geral, os consumidores dão preferência a empresas que são claras e verdadeiras com seu público, sobre qualquer aspecto que envolve a relação comercial. Assim também deve ser com o reposicionamento da marca, para que o público não se sinta confuso e enganado pelas mudanças.

É importante que os stakeholders tenham ciência dos motivos que levam às ações de branding, seus prós e contras. Além de fortalecer a relação de confiança é bem provável que a empresa terá mais apoio, incentivo e compreensão em sua proposta.

Saiba lidar com desafios e críticas

Dependendo das alterações pode ser que sejam recebidas com alguma resistência ou até mesmo crítica por parte dos consumidores. A empresa deve estar preparada para lidar com as reprovações e enfrentar as adversidades de frente — feedbacks negativos podem ser construtivos quando absorvidos de forma positiva.

Seja consistente na execução

Toda mudança requer um tempo de processamento e maturação, sendo a constância das ações necessária para manter o nível de evolução e solidificação da nova marca. O ritmo das etapas e linearidade estratégica mostra que a empresa sabe bem onde deseja chegar com seus objetivos.

Exemplos de rebranding para se inspirar

Muitas empresas que estão no mercado há muitos anos, já passaram por transformações usando o rebranding. Selecionamos três cases de reconfiguração de marca.

Rebranding do Burger King

A rede de fast food estabeleceu novo foco em comunicação e design, com apontamento digital, alterando uma identifica visual para algo mais moderno e clean. O projeto envolve a modernização, com o intuito de alcançar o público jovem, especialmente, os usuários de internet.  

Rebranding Havaianas

Na década de 1980, os investidores da Havaianas, visualizaram que em 20 anos a marca entraria em falência. A partir dessa projeção, as ações de rebranding se concentraram em modificar a percepção do público em relação ao produto de forma que se tornasse uma marca de valor agregado.

Rebranding Nubank

A associação ao roxinho é instantânea, porém, o Nubank sentiu a necessidade de ressignificar sua marca poucos anos após o início das atividades. As alterações na identidade visual marcaram a expansão e oferta de produtos, passando de fornecedora de conta bancária e cartão de crédito a uma plataforma financeira completa.

Conte com a N Digitais para fazer o seu rebranding

Tanto o branding quanto o rebranding demandam conhecimento profundo do público e domínio de técnicas e métodos de aplicação. No marketing digital, o conhecimento e experiência de uma agência especializada são ferramentas potentes para fazer com que uma empresa se destaque com essas estratégias.

O time de especialistas da N Digitais é capacitado e preparado para dar todo o suporte necessário, de acordo com seus objetivos e necessidades. Enquanto cuidamos do planejamento de marketing e rebranding da sua marca, você terá mais tempo para se dedicar ao core business da sua empresa.

Gostou do post? Então, não perca mais tempo e entre no nosso site para conhecer os serviços da agência e saber como podemos ajudar você a conquistar de vez o mercado!

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