Proteção de dados para empresas: como manter sua empresa segura e longe de problemas

O que é a proteção de dados para empresas?

A proteção de dados abrange todo o processo de segurança sobre o uso, corrompimento ou perda de informações. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas não podem mais coletar e armazenar os dados sem a autorização dos clientes.

Não importa os motivos e necessidade de utilização, a legislação prevê punições severas para quem descumprir as normas estabelecidas. Sabendo disso, toda empresa deve se precaver e adotar medidas seguras ao solicitar dados.

Neste post você vai entender melhor o que é a proteção de dados e quais são as principais normas da LGPD. Continue lendo e veja como a legislação afeta o trabalho realizado no marketing!

O que é proteção de dados

Saiba mais sobre a importância da proteção de dados para empresas.

Grosso modo é a prática de proteger as informações importantes e evitar que sejam perdidas ou corrompidas.  A proteção de dados em si, envolve diversos aspectos da segurança cibernética, desde o gerenciamento do ciclo de vida dos dados até a coleta, utilização e armazenamento em ambiente online e offline.

O processo de proteção também engloba estratégias de avaliação e identificação de erros de aplicação, possíveis ataques de malware e vírus, além de falha técnica que possam comprometer a qualidade e integridade dos dados.

LGPD nos negócios

A LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados, protocolada em 2018 sob o nº 13.709, porém com início da vigência em 2020, estabelece regras e princípios, direitos e deveres em relação ao tratamento e uso de dados pessoais, pelas empresas.

Seu principal objetivo é:

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

Isso quer dizer que para inclusão, alteração ou utilização de qualquer dado, independentemente do motivo, nível de importância e complexidade, a empresa deverá seguir os protocolos previstos na LGPD.

As informações pessoais como nome, telefone, data de nascimento, endereço, contato de e-mail somente poderão ser coletadas e usadas caso mediante ciência e autorização do proprietário.

Toda e qualquer empresa é obrigada a cumprir o que rege a lei, sob pena de advertência ou até mesmo multa. O descumprimento pode levar a empresa a pagar até 2% do faturamento ou o limite de R$ 50 milhões a cada infração cometida.

O que são dados sensíveis

Conforme a lei, são definidos como dados sensíveis de uma pessoa aqueles que fazem referência à:

– Origem racial ou étnica;

– Convicções religiosas ou filosóficas;

– Opiniões políticas;

– Filiação sindical ou a organizações religiosas;

– Posicionamento filosófico ou político;

– Questões genéticas ou biométricas;

– Saúde ou a vida sexual.

Empresas devem se adequar a proteção de dados

As empresas que quiserem se valer dos dados dos usuários, sejam eles leads, visitantes, consumidores ou clientes, precisam adequar seu negócio para funcionar de acordo com a lei. Logo, é preciso incorporar tecnologias, ferramentas e métodos de trabalho para coletar, tratar e armazenar os dados da forma correta.

O consentimento do usuário titular é uma das condições e uso desses dados, com isso, existem mecanismos para viabilizar as informações em benefício da empresa. Tudo depende dos objetivos e finalidade para os quais os dados serão coletados.

Como a Lei Geral de Proteção de Dados impacta o marketing?

No marketing digital, os dados são essenciais para acompanhar, mensurar e medir resultados, porém, nem todos estão diretamente ligados aos usuários. Acontece que o mapeamento de informações para definição da persona e segmentação do público-alvo pode ir de encontro aos dados sensíveis.

Um levantamento que exige cautela para que a coleta e tratamento dos dados seja amparada por lei, evitando qualquer contratempo ou penalidade.

O ideal é contar com a ajuda de especialistas para elaborar e conduzir o planejamento de marketing e suas ações na web. Em empresas que possuem site, os dados gerados quando o usuário está na página, são produzidos por meio dos cookies — arquivos de texto com dados sobre o perfil e comportamento de navegação.

O objetivo dos cookies é lembrar das informações básicas de visita para melhorar a experiência do usuário facilitando seus acessos posteriores. Nesse contexto, a empresa deve se preocupar com o armazenamento das informações e verificar se estão de acordo com os preceitos da LGPD.

As empresas que optam por ter um site precisam se resguardar, deixando claro logo no primeiro acesso a utilização de cookies. O usuário terá a opção de continuar navegando e seu clique no aceite, mostra que está de acordo com as políticas que envolvem a coleta e uso de dados.

Principais pontos da Lei Geral de Proteção de Dados

Um dos pontos de atenção que se deve ter sobre a proteção de dados é para o caso de uma empresa conservar uma lista ou base de contatos com dados pessoais dos clientes. A conformidade é necessária para assegurar os direitos do titular e zelar por sua segurança e privacidade.

Pautada nos pilares da finalidade, necessidade e transparência, a LGPD exige legitimidade de armazenamento. Não importa se os dados foram coletados antes de a lei entrar em vigor, é preciso adequar todas as áreas e atividades que envolvem o cadastramento de clientes com uso de dados.

Implementação da proteção de dados

A utilização de dados conforme o previsto na LGPD direciona as ações da empresa em tudo que envolve a relação com o público e qualquer tratativa de dados. Assim, uma implementação completa e livre de problemas, deve assegurar que:

– os dados pessoais – nome, endereço, CPF, data de nascimento, entre outros – sejam coletados em conformidade com a lei;

– os dados sejam coletados para finalidades legítimas e que o titular seja notificado corretamente;

– procedimentos, medidas administrativas e técnicas necessárias sejam adotados para proteção da privacidade dos dados dos usuários e clientes;

– os dados serão eliminados após o término da coleta e uso.

Seguindo mais alguns passos importantes para colocar a proteção de dados em prática de modo legal, a empresa deve ainda considerar fatores relevantes, como:

Hospedagem de dados

Para hospedar dados que sejam, de fato, úteis para a empresa, primeiro é preciso saber quais são as informações coletadas e processadas no dia a dia. Com um bom mapeamento é possível descobrir quais são os dados pessoais de clientes, fornecedores, funcionários e público em geral, que são utilizados.

Uso de dados sensíveis

Para empresas que dependem dos dados para desenvolver suas campanhas de marketing digital, aqueles que são considerados sensíveis, merecem mais atenção. Portanto, ao segmentar o público e definir a persona, garanta que esteja tudo conforme.

Softwares

A tecnologia é verdadeira aliada da proteção de dados, uma vez que permite um processo automatizado de coleta, tratamento e armazenamento. É fundamental que a empresa seja capaz de processar os dados e reter as informações em ambiente seguro para transmitir confiabilidade ao usuário prestes a autorizar que seus dados pessoais sejam retidos.

Em um ambiente tão amplo e repleto de possibilidades como a internet, proteger os dados é primordial para blindar os usuários do uso indevido. As diretrizes da LGPD estabelecem um padrão comportamental das empresas, o que uniformiza a utilização dos dados e torna a concorrência mais justa e equilibrada.

Seja para pequena, média ou grande empresa é preciso se ajustar à legislação para se destacar no mercado. Garantir a segurança e o direito à privacidade favorece as ações de marketing e contribui para melhorar a imagem da marca. Se você gostou deste post e deseja desenvolver o seu plano de marketing digital guiado pelos princípios da LGPD, conte com os serviços especializados da N Digitais!

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