Marketing de influência: o que é e quais as suas vantagens?

O que é marketing de Influência?

O impulsionamento web não é uma tarefa fácil, porém com as ferramentas e estratégias certas é possível alcançar um lugar de destaque. Para estabelecer uma boa comunicação e se aproximar do público-alvo, o marketing de influência é um dos recursos que pode ser utilizado.

A atração, geração e conversão de leads dependem de uma série de fatores, entre eles, a credibilidade e autoridade da marca. Quanto mais transparente e confiável for a mensagem, maiores as chances de chamar a atenção dos potenciais clientes.

O que é marketing de influência? Neste post, além do conceito você vai entender como funciona essa estratégia de imagem, suas vantagens e como implementar de maneira eficiente na sua empresa!

O que é marketing de Influência?

Consiste em um viés do marketing digital que recorre a personalidades influentes no mercado para se comunicar com o público-alvo de uma empresa. O objetivo é que essas pessoas sejam capazes de convencer a audiência a avançar em sua jornada e tomar uma decisão favorável de compra.

Estrategicamente os influencers fazem a ponte entre a empresa e os consumidores e se tornam referência, desenvolvendo uma relação de credibilidade e confiança. Basicamente, existem dois tipos de mídia usados nesse tipo de marketing:

  • mídia paga – os influenciadores são remunerados para fazer campanhas ou ações;
  • mídia conquistada – a colaboração acontece por meio de parcerias e embora os influenciadores não sejam pagos , recebem em troca, retornos de visibilidade e prestígio.

Os influencers fazem uma espécie de produção de conteúdo independente, para influenciar uma audiência já engajada. A esse público segmentado pertencem os visitantes, leads e clientes.

O que é a figura do influencer?

Para explorar o poder de convencimento de um influenciador digital, é preciso entender melhor seu papel e relevância para o marketing. O influencer é representado por pessoas presentes nas redes sociais ou em canais de comunicação e troca de informação no ambiente online.

O grande volume de seguidores engajados com o conteúdo mostra o quanto ele é capaz de atrair a audiência com seu talento e persuasão sobre a audiência. Todos os setores e áreas do mercado podem se beneficiar do marketing de influência, da moda à educação, da estética ao empreendedorismo, entre outros.

De acordo com a Revista Forbes, os influenciadores mais queridos pelo público brasileiro, em 2023, foram:

  • Whindersson Nunes
  • Ana Maria Braga
  • Casimiro
  • Maisa Silva
  • Felipe Neto
  • Viih Tube e Eliezer
  • Receitas de Pai
  • Rodrigo Hilbert
  • Bianca Andrade (Boca Rosa)
  • Podpah (Igão e Mítico)
  • Ei Nerd (Peter Jordan)
  • Hugo Gloss
  • Alanzoka
  • Thais Fersoza
  • Mari Maria

Vantagens do marketing de influência

Vantagens do marketing de influência

Os influencers, quando vinculados à campanha de marketing de uma empresa, se transformam na voz e referência da marca. Como seguidores que englobam visitantes, leads e clientes, os consumidores passam a acompanhar seu conteúdo.

Esse interesse é fundamental para a jornada de compra e progresso nos estágios do funil de vendas. Por isso, há benefícios em investir no marketing de influência como mecanismo de vantagem competitiva. Veja quais são eles!

Proximidade com o público

Existem tantas marcas disputando espaço no ambiente online que o consumidor pode passar despercebido por um anúncio ou publicação. Já o influencer, além de canalizar a atenção, consegue  se aproximar mais do público, devido à sua popularidade e carisma.

Acessibilidade

Muitas vezes o orçamento ou falta dele é um impeditivo para que as empresas invistam no marketing. Dependendo da mídia paga escolhida é possível definir os valores ou recorrer às parcerias como forma de pagamento ao influencer.

As divulgações podem ser feitas em troca de produtos ou serviços, o que é bom para as duas partes. Como em todas as redes sociais os influencers atuam divulgando marcas, vale analisar os critérios e poder de influência em cada uma delas para saber faz mais sentido para o negócio.

Credibilidade

Os influencers são pessoas comuns no melhor estilo “gente como a gente” e, por isso, são mais críveis. Há uma forte conexão com o público quando falam de um produto ou serviço, podendo convencer ao relatar características e experiências positivas.

Aumento da confiança do público

A credibilidade leva à confiabilidade, já que o influencer é a voz da marca e responsável por dialogar com o público. A seriedade e autoridade impostas na comunicação potencializam a conversão de leads e fidelização dos clientes ativos.

Diferentes formatos de atuação

A diversidade estratégica de canais e formatos de atuação é um ponto alto do marketing de influência, uma vez que permite interagir de variadas formas com o público, usando as alternativas para alcançar a audiência e estimular a conversão.

Resultados tangíveis

Quando o nome de um influencer é associado ao de uma marca, o público rapidamente se conecta e passa a interagir em busca de mais informações. Essa movimentação fornece dados importantes para análise e mensuração mais concreta.

Como criar campanhas eficientes no marketing de influência?

O planejamento é a base que sustenta o marketing digital e suas estratégias desenvolvidas para a web. É fundamental ter um plano para alinhamento dos objetivos e ações para atrair o público que deseja captar.

Veja como estruturar o marketing de influência na sua empresa!

Defina os seus objetivos

O primeiro passo é saber o que se deseja conquistar investindo no marketing de influência. É importante que os objetivos e metas estejam em sintonia com a capacidade de escalagem e persuasão do influencer.

Tenha clareza nessa definição, pois o avanço e sucesso das ações estão diretamente ligados aos estímulos e resultados esperados.

Mapeie os influenciadores que conversam com a sua persona

A escolha do influenciador digital depende do público que será engajado e o que se espera da interação ao longo da campanha. O cuidado de vincular as duas imagens pode determinar os rumos da comunicação e efetividade das conversões.

Avalie o fit com a marca

Antes de firmar uma parceria avalie se o influencer se identifica com a cultura, valores e essência da sua marca, para um match perfeito. Por outro lado, seu negócio deve, também, se conectar com o perfil do influenciador e não ser apenas alguém com elevado potencial de influência ou número elevado de seguidores.

Estruture o formato de parceria e os canais de atuação

Considerar mais de um formato e canal para as publicações feitas por influencers é uma estratégia que pode acelerar os resultados. Planeje conteúdos variados, informativos e persuasivos para campanhas e publiposts, veiculados nas redes sociais e site.

Estimule a cocriação

O envolvimento do influencer no processo de criação traz mais autenticidade  e veracidade para as campanhas. A colaboração ativa permite um olhar de dentro para fora, o que será percebido como verdade pelo público ao consumir o conteúdo do influencer.

Analise os resultados e redefina a estratégia sempre que necessário

O acompanhamento das ações é primordial para mensurar os resultados numericamente e ter elementos de análise. Os dados transformados em informações ajudam a entender o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Use métricas importantes de marketing para quantificar o poder de persuasão do influencer dentro das estratégias de marketing de influência. Considere dados como:

·         taxa de engajamento;

·         número de vendas;

·         alcance da marca;

·         tráfego para os canais da empresa.

Conte com um suporte especializado

O marketing de influência demanda não só um conhecimento de mercado, mas acompanhamento contínuo das últimas tendências e de quem está no topo da lista de mais queridos pelo público — ter o suporte de quem entende desse tipo de marketing pode fazer total diferença.

Conte com a N Digitais para aumentar a sua presença digital!

Como instrumento de atração, nutrição e conversão de leads, o marketing de influência contribui para o aumento da presença online da marca. Para não só aparecer, mas se estabelecer no mercado é preciso que a junção planejamento-influencer seja o mais alinhada possível.

É nesse contexto que a N Digitais, com a expertise de seus profissionais pode alavancar seu negócio. Somos uma agência de marketing digital especializada no  planejamento de estratégias variadas, voltadas para a captação de clientes.

Da criação à execução, cuidamos para que tudo saia conforme o planejado para alcançar os melhores resultados. Enquanto isso, você se dedica ao core business e prepara seu ciclo de vendas para atender aos novos clientes.

Se você deseja fortalecer sua marca usando ferramentas estratégicas de marketing digital, fale com a gente, para conhecer as soluções da nossa agência e saber como podemos impulsionar seu negócio na web!

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