A atração de novos clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio e, para isso, é preciso recorrer a estratégias de conversão. O uso de Landing Pages ajuda nesse processo de chamar a atenção das pessoas certas nos canais digitais da marca.
Dentro do Inbound Marketing os estímulos para que o visitante ou lead avance pelo funil de vendas pode gerar excelentes resultados. As LP têm um papel fundamental, já que fazem com que o público queira consumir cada vez mais conteúdo para tomar uma decisão mais segura.
Neste post você vai entender o que são Landing Pages e como podem ser usadas no marketing digital da sua empresa. Continue lendo para criar estratégias infalíveis de conversão!
O que são as Landing Pages?
São páginas focadas na conversão de visitantes e leads sem clientes potenciais por meio dos conteúdos oferecidos ao longo dos estágios do funil de vendas. Como primeiro espaço acessado pelo visitante ao entrar em um site, são chamadas no marketing digital de páginas de destino ou páginas de captura.
Com poucos elementos, o objetivo é canalizar a atenção do visitante e fazer com que ele continue na próxima página. O ponto central de uma Landing Page deve ser a CTA (Call to action ou chamada para a ação), desenvolvida para criar impacto e direcionamento.
As Landing Pages são diretas, ou seja, dispensam excessos e distrações como menu, textos longos e informações pouco objetivas. Seu propósito é fazer com que o visitante ou lead realize uma ação.
De modo geral, a estratégia leva o usuário ao preenchimento de formulário para ter acesso a conteúdos ricos como ebooks, infográficos e planilhas. O material deve ser interessante o suficiente para convencer o fornecimento de dados em troca de informações.
As Landing Pages são também usadas para oferecer algo especial, concluir uma compra, conferir um lançamento, entre outros. O importante é que traga um resumo de oportunidades que o usuário pode ter ao avançar mais um passo.
Principais tipos de Landing Pages
Existem diferentes tipos de LP e o sucesso das estratégias de Inbound Marketing depende do uso adequado desse recurso. É importante conhecer cada um em detalhes para definir o que que pode ter chances elevadas de desempenho e conversão.
Landing Pages de captura de leads
A prospecção de novos clientes começa na captura de leads que são usuários com potencial de se tornarem consumidores e clientes da marca. Quando usada no início o relacionamento com os visitantes é possível obter informações importantes como nome, e-mail e telefone, na troca por conteúdo de valor.
Squeeze Landing Pages
Usada para estimular o potencial cliente a tomar uma ação desejada, essa é uma das maneiras simplificadas de fazer conversão. O usuário pode ser convidado a conhecer mais sobre um produto ou serviços, seguir o perfil do Instagram ou obter mais informações.
A squeeze serve também para fazer uma oferta específica, de desconto ou promoção por tempo limitado. São estratégias que despertam gatilhos mentais e fazem com que o usuário tome uma decisão para não perder a oportunidade.
Landing Pages de eventos
Usadas para promover um evento e transmitir as principais informações da programação como atrações, horários, personalidades e convidados. O engajamento é também um foco, com LPs usada para mostrar à audiência, os benefícios de participar do evento.
Landing Pages de vendas
Com objetivo comercial as Landing Pages são usadas para promover uma oferta, com informações importantes sobre um produto ou serviço específico. A ideia é direcionar as ações do visitante pelos estágio do funil até chegar à conversão efetiva em vendas.
Quais são os elementos essenciais de uma Landing Page?
Criar páginas de conversão é um desafio para o Inbound Marketing e demanda o uso de elementos que ajudam a ter sucesso nas estratégias. Veja o que uma Landing Page precisa ter para aumentar as chances de transformar visitantes e leads em clientes:
– oferta – criada para despertar gatilhos e gerar insights levando em conta a persona e suas necessidades;
– título – deve ser chamativo, mas simples, trazendo uma mensagem clara sobre a oferta;
– CTA – mensagens que convidam e levam o visitante a uma ação como “baixe agora”, “receba o material”, “entre em contato com a gente”, “agende uma consultoria”;
– descrição – traz como mensagem o objetivo da oferta e o que o usuário pode ganhar na sequência;
– conteúdos visuais – ajudam o visitante a compreender a oferta da LP com um nível maior de clareza e objetividade;
– formulário – é o elemento mais importante de uma Landing Page que quanto preenchido mostra que há interesse na troca de dados por mais conteúdos ou informações e que a estratégia de conversão está funcionando.
Por que apostar em uma landing page?
Além de serem estratégias fundamentais na geração de leads, há outros motivos para usar as Landing Pages!
Leads segmentados
Com a conversão em determinado material é mais fácil segmentar os potenciais clientes e saber, de modo mais preciso, quem são os usuários e visitantes. Com a segmentação adequada as ofertas serão definidas de modo mais personalizado e direcionado.
Redução do CAC
As Landing Page tem um custo baixo, comparado às alternativas de geração de oportunidades para o negócio. Para obter informações importantes de potenciais clientes a captura acontece de forma simples e objetiva.
Assim, é possível diminuir o custo de aquisição de clientes, além do tempo que seria empregado para conseguir os dados.
Direcionamento assertivo do cliente
A ação tomada por um visitante ou lead demonstra seu interesse pela oferta, o que contribui para uma análise de perfil do potencial cliente e direcionamento das próximas etapas dentro do funil de vendas com estratégias mais bem-definidas.
Como criar uma landing page irresistível?
Agora que você já conhece sobre as Landing Pages e o quanto são estratégias interessantes e baratas para o seu negócio, chegou a hora de colocar em prática. Aqui vão algumas dicas para que o uso das LP seja bem-sucedido!
Dedique-se à copy
Seja criativo na elaboração do texto para uma conversão efetiva, com informações interessantes e que agregam valor para o usuário. Para isso, recorra às técnicas de copywriting para convencer a audiência a realizar uma ação a favor da sua estratégia.
Atenção ao design
Opte por um design limpo, objetivo e direcionado, que chame a atenção do visitante para o que é realmente importante, a ação desejada. Evite elementos irrelevantes que podem desviar o foco e desestimular o engajamento.
Use gatilhos mentais ao seu favor
Pensar na escassez de um produto ou no acesso exclusivo a um serviço aumenta as chances de conversão de leads em potenciais clientes. Os gatilhos mentais são excelentes para serem usados nas Landing Pages, pois acendem alertas para convencer o visitante de que está diante de uma oferta imperdível.
Conte com uma CTA persuasiva
Toda CTA de sucesso tem por trás a capacidade de atrair e convencer o público a agir conforme o planejamento de marketing. Seja claro e objetivo, usando verbos imperativos, com frases personalizadas e bem contextualizadas.
Invista na experiência do cliente
Observe as características fundamentais da sua persona para criar Landing Pages que contribuem para uma experiência diferenciada. Por meio dos elementos visuais, CTAs interessantes e conteúdo educativo o lead tende a se envolver mais e desejar avançar pelo funil de vendas.
Como acompanhar os resultados de uma landing page?
Toda estratégia de marketing demanda planejamento, aplicação e acompanhamento, o que não é diferente com as Landing Pages. É preciso saber o que está dando certo e o que pode ser ajustado para garantir os resultados almejados.
Você pode usar métricas e indicadores para avaliar o desempenho das suas LPs, identificar pontos de melhoria ou de reinvestimento:
– Taxa de conversão – indica a porcentagem de visitantes que realizaram a ação desejada;
– Taxa de rejeição – indica o número de visitantes que acessaram uma página específica do site da empresa, mas saíram antes de finalizar a ação esperada;
– Taxa de abandono do formulário – mostra a percentagem de pessoas que começaram a preencher um formulário, mas não deram continuidade;
– Custo por Lead (CPL) – ao dividir o valor total gasto com a criação da Landing Page e a campanha de divulgação pelo número de leads obtidos é possível obter o custo;
– Taxa de retenção de leads – indica o número de visitantes que preencheram o formulário se tornaram leads qualificados e continuaram engajados;
– Retorno sobre o Investimento (ROI) – mostra o valor gerado em relação aos recursos investidos na estratégia de Landing Page;
– Tempo de permanência na página – mede o tempo médio que os visitantes passam na Landing Page;
– Origem do tráfego – indica os canais, anúncios ou links que estão direcionando os visitantes para a Landing Page;
– Taxa de scroll – indica a porcentagem de visitantes que rolaram a página até determinado ponto, identificando o que os visitantes estão lendo e seu grau de engajamento com a LP;
– Taxa de clique na CTA – mostra o percentual de usuários que clicaram no botão de CTA;
– Taxa de retorno – indica quantos visitantes retornaram à Landing Page em relação ao número total de visitantes.
N Digitais: sua parceira para um marketing assertivo!
Landing Pages podem ser o diferencial que você precisa para o seu negócio se forem usadas de modo inteligente e estratégico. Para se destacar é preciso entender o conceito e aplicar os elementos corretos, associados a conteúdos ricos e de valor agregado.
Contar com uma agência especializada em marketing digital é a melhor maneira de otimizar tempo e recursos. Enquanto o time de especialista se ocupa do planejamento das estratégias e ações você pode se dedicar ao core business e preparar sua área de vendas para a abordagem a partir das ações de avanço na jornada. Se você gostou deste post e deseja atrair cada vez mais clientes, entre em contato com a gente e saiba como a N Digitais pode contribuir para um resultado efetivo e de sucesso!