Já faz um tempo que as redes sociais deixaram de ser apenas um espaço para fazer conexões e amizades. Com o surgimento das plataformas de anúncios cada vez mais as empresas se beneficiam dessa estratégia, como é o caso do Instagram Ads.
São muitos os recursos que podem ser usados a favor dos mais diversos tipos de empreendimentos. Manter uma presença online ativa é importante tanto para a divulgação de produtos e serviços quanto para aumentar a visibilidade da marca.
Neste post você confere todas as informações sobre o Instagram Ads desde o conceito até os tipos de anúncios. Continue lendo e veja os motivos para anunciar na rede e a importância de contar com a ajuda especializada!
O que é o Instagram Ads?
É uma plataforma usada para veiculação de anúncios pagos na rede social para postagem no feed ou stories. Nela é possível criar anúncios em formatos diversos como foto, vídeo, carrossel e coleção.
Entre os principais objetivos dessa estratégia estão:
– geração de cliques;
– engajamentos e conversões;
– visualização de vídeos;
– impulsionamento das vendas.
Como saber se o conteúdo é um anúncio?
Um anúncio feito para o Instagram deve ter como objetivo atrair e convencer os consumidores a adquirirem o produto ou contratar o serviço. O caráter comercial, com linguagem verbal ou não verbal, textual ou interativo são características de um conteúdo com foco no anúncio.
Exemplo de anúncio patrocinado Instagram
O Instagram Ads conta com uma série de recursos que podem ser usados para colocar uma campanha no ar por meio dos anúncios veiculados. É possível utilizar apenas um formato, porém, é recomendável diversificar para manter o público atento e atraído para conhecer as novidades.
Imagem
Os anúncios estativos podem surtir um efeito para publicações com intuito de apresentar ou consolidar a imagem da marca. Quando aparecem estampadas no feed, a tendência é que o usuário queira visualizar para saber do que se trata e o que o perfil traz de interessante e novo.
As fotos postadas no feed podem ser compartilhadas por qualquer visitante, em seu próprio stories ou feed. O ato de compartilhar estimula e aumenta as chances de engajamento e possível conversão de leads.
Carrossel
O carrossel é feito em sequência e pode dar uma dimensão de cronologia ou apenas apresentar a variedade de produtos da marca. Com um mínimo de duas fotos e máximo de dez, é possível escolher um título e descrição para cada imagem, de forma independente ou conectadas entre si.
Vídeos
A gravação de vídeos por meio do Reels tem menos de um minuto, mas é suficiente para alcançar o propósito desejado que é atrair e engajar o público. A decisão de anunciar em vídeo depende da estratégia de marketing digital e da intenção de resultados entre apenas impactar os usuários da rede ou viralizar para atingir uma massa.
Stories
As publicações nessa funcionalidade têm duração de 24 horas, podendo o anúncio ser feito em fotos ou vídeos. Não há limite na quantidade de stories e nem um horário pré-determinado para colocar um anúncio no ar.
Entre os recursos da ferramenta estão a inserção de texto, gifs, músicas, perguntas, testes, enquetes e contagem regressiva. Também é possível escolher a fonte, as animações e as cores para transmitir a mensagem dentro de cada stories.
Por que anunciar no Instagram?
São diversos os motivos para uma empresa apostar no Instagram como uma estratégia de atração, conversão e fidelização de clientes. Veja por que fazer anúncios no Instagram Ads:
Segmentação do seu público
Para vender mais não basta apenas ter um grande número de seguidores em uma rede como o Instagram. É preciso segmentar o público, ou seja, identificar potenciais clientes entre o público consumidor ou aqueles que seguem e interagem com a marca.
Fazer enquetes, abrir votação sobre esse ou aquele produto, pode ser uma boa ideia para aproximar do público e descobrir as dores e necessidades daqueles com maior potencial de se tornarem clientes.
Tráfego para seu perfil
Os anúncios pagos aumentam o volume de tráfego no perfil. Assim, existe uma infinidade de motivos para investir nesse tipo de mídia, atraindo em quantidade para qualificar e nutrir os leads que demonstram interesse no que a empresa vende e se dispõem a avançar no funil de vendas para continuar a jornada de compra.
Baixo custo
Os custos para anunciar no Instagram Ads são, relativamente baixos, considerando os possíveis retornos com as estratégias. Como anunciar no Instagram não tem um custo mínimo, é você quem escolhe e define o orçamento disponível para os anúncios da rede.
Seus clientes estão nas redes sociais
A cada dez potenciais clientes de uma empresa, nove estão nas redes sociais, sobretudo o Instagram que é fácil e dinâmico de usar. O acesso à rede pelo smartphone facilita ainda mais a interação, otimiza o tempo e permite que o público esteja sempre alerta em relação às novidades, ofertas e benefícios.
Métricas do Instagram
Os números não mentem e em muitos casos se tornam potentes aliados das marcas na medição e mensuração de fatores que podem ou não levar ao engajamento e conversão de leads e clientes.
Por isso, acompanhar as métricas é tão importante para medir o sucesso de uma campanha ou estratégia:
Número de seguidores
Quantos usuários passaram a seguir ou deixaram de acompanhar sua marca dentro de um período? Saber dessas informações ajuda na análise de alcance da marca, ou seja, quanto maior o número, maiores as chances de ser uma alternativa de compras para quem segue o perfil e acompanha as postagens, publicações e anúncios.
Visualização do perfil
Quantas visitas seu perfil recebeu em determinado período? Esse número é menor ou maior do que em períodos anteriores? Esse é um indicador que estabelece um comparativo para identificar quais estratégias ou campanhas surtiram mais efeito, assim como o tipo de anúncio.
Alcance
Quantos perfis únicos viram suas postagens e anúncios veiculados no período pré-definido? Uma análise entre o total de contas de usuários atingidas e a identificação das publicações de melhor performance, permite fortalecer uma campanha ou corrigir possíveis falhas.
Impressões
Quantas vezes um anúncio foi mostrado para os usuários, não importa se visto pela primeira ou vigésima vez? A métrica de impressões revela uma quantidade superior à de alcance e serve de base para mensurar quais conteúdos estão chegando a mais pessoas e quais publicações têm uma visualização repetida pelos mesmos usuários.
Cliques por perfil
Quantos cliques são direcionados para o site, quantas pessoas enviaram um e-mail, acessaram a localização ou o telefone da empresa? Essas são respostas que diz muito sobre interação, interesse, necessidade e potencial de conversão.
Quanto custa anunciar no Instagram?
No Instagram Ads não existe um custo mínimo ou máximo para os anúncios, uma vez que depende da sua disponibilidade de orçamento e objetivo com uma estratégia dentro da rede.
A partir de R$10 já é possível investir em anúncios no Instagram, sabendo que o retorno será proporcional ao investimento, estratégia usada e desempenho. É possível escolher ter gastos por dia ou durante uma campanha inteira, com programação do período para manter os anúncios e publicações no ar.
Como anunciar no Instagram?
Ao criar um Gerador de Negócios na Meta, os anúncios serão desenvolvidos a partir desse recurso, sendo necessário definir o formato e o investimento. Em seguida, é preciso definir o público que verá o anúncio e onde será publicado, como feed ou stories, por exemplo.
Ainda no Gerador, antes de executar a publicação, é possível configurar o rastreamento para efetuar as análises de desempenho.
Conte com a N Digitais com os seus anúncios
Embora aparentemente fácil de usar, veicular um anúncio ou campanha pelo Instagram Ads demanda tempo tanto para traçar a melhor estratégia quanto para acompanhar os resultados.
Ao contar com ajuda dos especialistas N Digitais, você não só permite que seu perfil seja gerenciado por quem entende do assunto como terá mais tempo para se dedicar ao negócio.
Com a expertise em marketing, marketing digital, vendas, publicidade e empreendedorismo, somos o parceiro certo para ajudar você no desafio de fazer do Instagram Ads um impulsionador de novos negócios.
Se você gostou do post e deseja ampliar seu alcance na web, entre em contato com a gente agora mesmo para conhecer nossos serviços e montar uma estratégia personalizada!