Umas das estratégias fundamentais de marketing é o desenvolvimento de uma boa identidade visual. O conjunto de elementos gráficos pode ajudar a empresa a ser mais facilmente reconhecida e fortalecer o posicionamento da marca no mercado.
Com tanta competitividade, além de ter bons produtos e oferecer uma experiência diferenciada, a empresa deve investir na construção da imagem. Nesse contexto, a comunicação positiva começa na transmissão de ideias, valores e propósitos.
Para quem deseja se destacar e sobressair à concorrência para ganhar a confiança e preferência dos clientes, a identidade visual é uma forte aliada. Continue lendo este post para entender tudo sobre esse conceito!
O que é identidade visual?
É o conjunto de elementos gráficos e visuais usado para representar uma empresa, seus produtos e serviços. É por meio dela que o negócio é apresentado como marca revelando sua essência, com transmissão da missão, visão e valores, além dos propósitos.
A identidade visual é composta de importantes aspectos ligados à marca como logotipo, cores, fonte, topografia, design, materiais de divulgação e redes sociais. A associação se deve ao fato de esses elementos entrarem em contato diretamente com o público, tanto no ambiente offline quanto online.
Essa composição evidencia as qualidades e atributos da marca, com o intuito de destacar sua personalidade como única e diferenciada. Com o design certo e uso adequado dos recursos visuais é possível definir uma marca com identidade feita para não passar despercebida.
Qual sua importância de uma identidade marcada
Quem bate o olho em marcas como Coca cola, McDonald ‘s, Nike, Apple, Havaianas, Shell, Rede Globo, Google, entre outras, rapidamente consegue identificar a qual empresa ou organização pertence.
Isso porque, seja pela combinação de cores, slogan, anúncios vinculados ou ações desenvolvidas, o público do mundo inteiro já sabe quem está nos bastidores. É a identidade visual deixando sua marca registrada em campanhas, eventos e propagandas, com o propósito de fortalecer o relacionamento com visitantes, leads e clientes.
A empresa que desenvolve sua identidade visual promove impacto positivo nas ações de negócios, uma vez que a partir do uso de elementos certos, o público se conecta e se comunica, natural e instantaneamente, desejando saber mais sobre seus produtos e estratégias.
Cada vez mais envolvidas as pessoas mantêm não só a marca como sua proposta de existência na memória. Assim, quando houver o lançamento de um produto, uma ideia ou qualquer novidade relacionado à marca, alguns gatilhos mentais serão acionados de modo automático.
Identidade visual x marca x branding
É comum confundir esses três conceitos, quando na verdade eles atuam juntos dentro de um mesmo contexto, porém, cada um com uma função específica. Para entender melhor vamos ao significado individual:
– identidade visual – representação do posicionamento que a empresa deseja ter no mercado;
– marca (brand) – de modo geral, refere-se ao logotipo, mas pode também definir a empresa como um todo, sobretudo, no ambiente online e no universo do design;
– branding – é a gestão estratégica por trás do desenvolvimento para posicionar a marca corretamente, o que envolve a identidade visual, a marca e tudo o que pode melhorar a imagem da empresa na percepção do público e do mercado.
O que considerar ao criar uma identidade visual?
Dissemos no início que a identidade visual é um conjunto de elementos que ajudam a traduzir para o mercado a essência da empresa. Se tratando desses itens, veja o significado e função de cada um no processo de criação:
Conceito
Esse é o primeiro elemento a ser considerado no processo de construção da identidade visual. É a partir dele que os próximos itens serão escolhidos e definidos conforme a estratégia.
Sendo assim, o conceito de marca que envolve uma identidade marcada deve levar em conta fatores como:
– persona com características do público para chegar à representação do cliente ideal;
– inspirações ou referências como filmes, campanhas, valores defendidos;
– clareza e objetividade sobre a visibilidade e posicionamento almejados;
– significados que expressam os valores da empresa e do negócio.
Tipografia
Qual será o estilo e tamanho das letras que vão compor o nome da marca? É preciso também uma definição para todos os materiais de divulgação e textos que serão publicados e que sejam de fácil identificação do público.
Cores e formas
A Psicologia das cores é uma área que busca compreender o comportamento humano em relação às cores e pode ser usada na construção da identidade visual. As cores e formas colaboram para evidenciar o conceito e desengatilhar ações intuitivas.
Logo
Reúne todos os elementos, ou seja, é uma junção do conceito, cores, formas e tipografia para expressar a essência da empresa por meio da sua imagem.
Como a N Digitais te ajuda na criação de uma identidade visual
A identidade visual não nasce da noite para o dia e requer um processo planejado em ações bem definidas. Não só toma tempo como exige conhecimento expertise de mercado para identificar os melhores elementos e estratégias que serão utilizados.
Contar com uma agência especializada de marketing digital para essa missão é ter um time especializado e dedicado a pensar de modo específico e focado. Com isso, sua empresa terá serviços especializados para criar sua identidade visual passo a passo:
Brainstorming
Onde estiverem especialistas reunidos em discussão sobre um mesmo tema, o brainstorming ou chuva de ideias será produtivo. Esse é o momento em que todos devem opinar, sugerir, exemplificar, refletir e esboçar para chegar ao pontapé inicial que é o conceito da sua marca.
Briefing
A próxima etapa, de levantamento detalhado de dados e informações sobre a empresa, servirá para a preparação do briefing, o que dará norte e direcionamento para criação da identidade visual.
Definição de personas
Para saber a que se destina sua marca é preciso identificar a persona e a partir dela desenvolver estratégias para atrair o público ideal. É possível ter mais de uma persona e, para isso, é preciso descobrir informações como:
– localização geográfica;
– faixa etária;
– escolaridade;
– gênero;
– preferências e estilo;
– objetivos;
– dores;
– desejos.
Criação ou rebranding
A identidade visual pode ser algo novo ou a reformulação de uma marca já existente, que precisa de atualização ou evolução. Um estudo e diagnóstico atual da empresa é essencial para o tom de voz ou as mudanças necessárias para alcançar o posicionamento de marca desejado no mercado.
Slogan ou assinatura
O slogan é aquela frase ou expressão que fica na memória e remete a determinada marca sempre que é visto ou mencionado. Já a assinatura na identidade visual direciona para o produto ou serviço, de forma clara e objetiva.
Desenvolvimento do manual de identidade visual
Como um guia técnico e institucional, o manual traz orientações e definições que ajudam a preservar o padrão de comunicação da marca, tanto visual quanto verbal. Nele consta um direcionamento detalhado para facilitar o trabalho dos profissionais de marketing — analistas, redatores, designers, estrategistas de branding, gestores.
É fundamental que todos na empresa tenham acesso ao manual, da direção aos colaboradores. Sempre que ocorrer alguma alteração ou mudança, vale circular um comunicado informando sobre a atualização do documento.
A identidade visual da marca permite criar uma personalidade para a empresa, o que traz benefícios como presença online e offline, aumento da credibilidade, atração e geração de leads, maior proximidade com o público-alvo e chances reais de vendas por meio de uma experiência positiva de compras.
Se você gostou deste post e deseja desenvolver uma marca forte e bem-posicionada no mercado, conte com o time de especialistas da N Digitais.
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