Gestão de redes sociais: o que é e porque fazer na sua empresa?

Entenda o que é e como fazer uma gestão de redes sociais!

A gestão de redes sociais é parte essencial do trabalho realizado pelo marketing digital, considerando o potencial de engajamento por esses canais. É a chance de apresentar ou consolidar uma marca e expandir um negócio.

No entanto, para aproveitar as oportunidades é preciso ter estratégia na geração de campanhas e publicação de anúncios. Quando mal gerenciadas, as redes sociais podem atrapalhar, mais do que ajudar, e comprometer seriamente a imagem de uma empresa.

Quer saber como fazer uma gestão de redes sociais para gerar audiência e potencializar as conversões online? Continue neste post e saiba como montar uma estratégia eficiente e como monitorar seus resultados!

O que é gerenciamento de redes sociais?

Dicas para gestão de redes sociais.

Basicamente, é o processo de gerenciamento online da presença digital nas principais e mais populares redes de mídia social. A gestão de redes sociais envolve o planejamento, criação e publicação de conteúdo em redes como Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter.

Por que é importante fazer uma boa gestão de mídias sociais?

Com tantas redes, perfis e informações disputando espaço na internet, é importante gerenciar o que e onde será publicado. Sem contar que é preciso monitorar as ações para saber o que está dando certo e pode ser aprimorado ou o que não surtiu o efeito desejado e precisa de correções ou ajustes.

A empresa que deseja se destacar entre os concorrentes deve explorar ao máximo as potencialidades das redes, observando o que cada uma pode oferecer de melhor. Para atrair leads, consumidores e clientes, a escolha do conteúdo e tipos de anúncios, por exemplo, demandam gestão e planejamento para garantir que a audiência está recebendo a mensagem correta.

Em quais redes sociais devo estar presente?

Na internet há uma infinidade de redes sociais, com diferentes propósitos e objetivos, porém, as mais populares e famosas são as que geram mais engajamento e resultados. Veja as principais e suas características:

Facebook

São quase 3 bilhões de contas ativas em todo o planeta, sendo que no Brasil cerca de 109 milhões usuários possuem um perfil no Facebook. Um número que impressiona e coloca a rede em quarto lugar do ranking de preferência entre os brasileiros.

Com o Facebook, as empresas podem gerar campanhas e investir em anúncios pagos, com links patrocinados. Cada vez mais atrativo para negócios, o Facebook pode contribuir para a geração e nutrição de leads, com conversões cada vez mais bem-sucedidas.   

Instagram

A terceira rede social mais usada pelos brasileiros é o Instagram com mais de 113 milhões de perfis ativos. Com grande apelo visual, seja por imagens ou vídeos, a rede tem se mostrado eficiente nas interações entre empresas e público.

São muitos os recursos que podem ser usados para fazer publicações e divulgar a marca no perfil empresarial ou na loja virtual. Entre os mais utilizados estão os stories, as lives, os reels e as postagens do feed.

LinkedIn

Listada em sexto lugar com uma média de 63 milhões de usuários brasileiros, o LinkedIn é uma excelente rede profissional capaz de impulsionar um negócio. Sua forma de interação e postagens atende tanto a modelos B2B quanto B2C.

No meio empresarial, a rede tem um apelo forte, contribuindo para engajar mais e aumentar a visibilidade da marca. Na gestão de redes sociais será fácil identificar as potencialidades do LinkedIn para gerar e aumentar o networking, atrair audiência e conversão do público da empresa, dos leads aos clientes.

YouTube

O YouTube só perde para o WhatsApp quando o assunto é o número de usuários ativos no Brasil, defendendo a marca de 142 milhões de contas no maior canal de vídeos de maior duração a nível mundial.

A rede é referência no mundo inteiro e possui um mecanismo de busca tão eficiente quanto o Google. É também uma alternativa que ajuda no crescimento de um negócio quando explorada corretamente, o que é possível com uma boa gestão de mídia.

Vale ressaltar que todas essas redes sociais já contam com uma plataforma Ads, ou seja, específica para a veiculação de anúncios pagos. A mídia paga é um dos principais focos de atenção na gestão de redes, pois envolve estratégia, orçamento e  monitoramento de resultados para avaliar seu custo-benefício.

Como montar uma estratégia para a gestão de redes sociais?

Grosso modo, a gestão de redes sociais permite identificar as redes com maiores chances de retorno para a empresa. Estar presente nas redes sociais não quer dizer que as interações podem oportunizar vendas e fechamento de negócio.

É preciso existir afinidades com os objetivos da empresa, de forma que o público perceba o valor da marca por meio do anúncio e queira estabelecer um relacionamento.

Paralelo à escolha das redes sociais onde a empresa marcará presença, é fundamental criar um planejamento de gestão estratégica para que as ações correspondam às expectativas. Trouxemos algumas dicas de como esse gerenciamento pode ser feito!

Defina persona

A persona é a personificação do perfil ideal de cliente que a empresa deseja, logo, é preciso desenhar as principais características e comportamentos da audiência que a empresa deseja atingir com as campanhas e anúncios nas redes sociais.

Estabeleça os objetivos

Do clássico Alice no País das Maravilhas, a célebre frase do Gato Cheshire dita à menina perdida no bosque “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”, pode bem se aplicar em uma empresa que deseja alcançar o sucesso sem um mínimo de planejamento.

Os objetivos dão direcionamento, alinhando teoria e prática, desejo e ação, sonhos e realização. É preciso estabelecer, de forma prática, o que se espera de cada rede social e fazer da gestão uma aliada para garantir a execução das ações, cumprimento de prazos, veiculação adequada, entre outros.

Acompanhe as métricas

As métricas de marketing mostram em números se o desempenho de uma campanha ou anúncio está acima do esperado, satisfatório ou ineficiente. Os resultados indicam o comportamento dos leads, visitantes e clientes nas redes sociais, gerando insights importantes no presente e para o futuro.

– Engajamento – permitem entender como o público reage ao anúncio ou publicação, por meio dos comentários, compartilhamentos  e cliques;

– Alcance – as inscrições em newsletters, o preenchimento de formulários de contato e vendas, o download de um material rico indicam o quanto a rede social consegue manter o público vinculado, consumindo os contéudos gerados;

– Impressões – contabiliza quantas vezes um conteúdo foi visto, mesmo que um mesmo usuário tenha acessado uma ou mais vezes;

– Sentimento – por meio de comentários, elogios, críticas, relatos de experiências e comparações, os usuários podem demonstrar sentimentos positivos, neutros ou negativos em relação à marca em uma ou mais redes sociais;

– Taxa de cliques – utilizada nas links patrocinados, essa métrica mostra em percentual quantas pessoas visualizaram e clicaram no anúncio;

– Conversão – as pessoas podem executar uma ação, que é fazer um download ou realizar uma compra após o clique e esse percentual é mostrado na métrica de conversão.

Defina os canais

É imprescindível dedicar um tempo à escolha das redes sociais que façam sentido para o negócio, se tratando de objetivos e expectativa com os resultados. Talvez seja melhor investir em um canal que seja a cara da empresa e assim gerar conteúdos relevantes e confiáveis, em vez de ter perfil em todas e não conseguir alcançar o público ideal.

Saiba o que publicar nas redes sociais

A gestão de redes sociais se preocupa com diversos fatores envolvidos nas campanhas, anúncios e conteúdos publicados. É preciso se preocupar com a qualidade e relevância, ou seja, definir o que será publicado como algo interessante para o usuário que, de modo geral, busca respostas e soluções para seus problemas.

Criar conteúdo com frequência

A constância das postagens e frequência dos anúncios criam na memória do público uma associação natural com a variedade de conteúdo e continuidade de respostas ou esclarecimentos para suas dúvidas.

Estar nas redes sociais vai muito além de ter um perfil com um número impressionante de seguidores ou inscritos. As pessoas se interessam por perfis de negócio que interagem, geram conteúdo inteligente e rico, apresentam soluções diversas para as dores e problemas.

Da descrição de um produto ou serviço, passando por um tutorial de uso em vídeo, até um texto educativo, o importante é investir em conteúdo que transmitam mensagens e conversem com a audiência, trazendo boas respostas e soluções.

Tenha um calendário editorial

A gestão de mídia será mais eficiente com um calendário editorial, onde cada estratégia, ação e atividade seja planejada e programada em forma de cronograma. Com ele é possível manter a organização e controle de tudo o que será publicado, determinado por canais, tipos de campanhas e anúncios.

Melhores horários para publicar

Os melhores horários para postar nas redes sociais podem variar dependendo da plataforma e do seu público e audiência. Existem ferramentas que podem auxiliar nessa difícil tarefa de definir a hora mais estratégica de postar conteúdos em cada rede — conte com a ajuda de especialistas para essa missão.

Como  interagir com o meu público?

Deixar um cliente sem resposta, seja em um comentário ou avaliação pode comprometer a imagem da marca, porém,  é preciso pensar antes de reagir a um comentário negativo ou maldoso, por exemplo.

Isso porque é muito fácil interagir com quem está satisfeito e teceu diversos elogios à empresa. Quem optar por estar nas redes sociais com grande visibilidade, deve estar disposto a lidar com lado bom e ruim de se expor a nível mais amplo e a gestão de mídia pode ajudar a equilibrar as interações e respostas.

Saiba quais interações  responder

As redes sociais abrem um canal direto de comunicação com o público-alvo e à medida que as publicações se tornam mais frequentes e os usuários passam a interagir com a marca pode ser complicado responder a todos os comentários, mensagens ou interações.

É muito importante ter um trabalho de acompanhamento e monitoramento para filtrar o que as pessoas estão postando e não deixar ninguém sem resposta. Quando respondido, o usuário se sente acolhido, o que pode trazer bom retorno de médio a longo prazo.

Conte com a N digitais

Na N Digitais trabalhamos com gestão de redes sociais para clientes de diversos e diferentes segmentos, sempre com o objetivo de explorar as oportunidades para o negócio. Somos uma agência especializada em marketing digital com estratégias bem pensadas de marketing de conteúdo.

Nosso trabalho é cuidar da imagem da sua marca, potencializar sua presença online e usar todos os canais possíveis para promover maior engajamento e aumentar o número de conversões.

Se você gostou deste post e deseja criar ações efetivas para as redes sociais da sua empresa, fale com a gente e saiba como podemos ajudar nesse desafio!

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