Gestão de marca: o que é e como fazer

Entenda o que é e como fazer uma gestão de marca!

Em meio a tanta concorrência é preciso fazer com que o público se interesse pela empresa e para isso existe a gestão de marca. As estratégias de branding, como também é conhecido esse tipo de gestão, englobam aspectos conectados à imagem e conduta.

Além de oferecer produtos e serviços, o objetivo é transmitir confiança e gerar a credibilidade necessária para atrair e fidelizar mais clientes. A boa reputação ajuda a impulsionar o nome da empresa e gerar cada vez mais negócios.

Neste post trazemos o conceito de gestão de marca e como funciona na prática. Continue lendo para entender a diferença para o marketing de marca e como fazer uma gestão eficiente da marca da sua empresa!

O que é gestão de marcas?

É o gerenciamento das estratégias de marca de uma empresa que tem por objetivo criar uma imagem positiva perante o público de modo geral. A gestão de marca ou branding, engloba ações que relacionam valores, propósitos,  missão, posicionamento e identidade.

O trabalho de gestão de marca é fazer com que a empresa seja lembrada de forma positiva por todos aqueles que, de alguma forma, tiverem contato com a marca.

Gestão de marca x marketing de marca

Enquanto a gestão cuida da imagem para que seja reconhecida no mercado e percebida pela sociedade com uma visão positiva, o marketing investe em ações para representar essa marca e fazer valer as ações de branding.  

As estratégias são complementares para fortalecer a reputação e aumentar as vendas a partir do conceito elevado da empresa no mercado. Se de um lado a gestão de marca se concentra no tom de voz e imagem da marca, de outro, o marketing tem a missão de alcançar o público-alvo e mostrar porque vale a pena comprar da empresa.

Qual a diferença entre marca e branding

Essa é também uma questão que costuma gerar dúvidas, exatamente por se tratar da marca e das estratégias para torná-la mais forte. Entender a diferença é essencial para criar e desenvolver estratégias mais direcionadas.

O branding é a parte que envolve planejamento a médio e longo prazo, além da construção e manutenção da identidade visual a fim de potencializar a percepção da empresa por meio da marca na memória do público consumidor.

Já a marca é razão de existência do branding, que reúne uma série de atributos a serem trabalhados e transmitidos ao público.

Entre valores, propósitos, sentimentos, experiências, tangíveis e intangíveis a marca deixa uma impressão e é com essas informações na mente que o público se lembrará da empresa quando precisar resolver um problema, comprar um produto ou contratar um serviço.

Qual a importância da gestão de marca?

Como, afinal, é feita uma gestão de marca?

Os consumidores e clientes precisam conhecer a empresa e saber sobre sua conduta no mercado. A gestão de marca estabelece essa conexão, entre a empresa, sua essência e o público, para que o conjunto dessa relação gere consolidação e oportunidades de negócio.

Fora isso, investir nas ações de branding pode trazer outras vantagens significativas, como:

– reconhecimento da marca;

– desenvolvimento e cultivo de uma relação de confiança com atuais e futuros clientes;

– apresentação dos valores da marca;

– maior potencial de lucratividade a longo prazo.

Como fazer a gestão de uma marca?

A gestão de marca é um processo complexo, que não nasce do dia para a noite e nem colhe resultados em curto prazo. É preciso construir do zero ou resgatar uma imagem desgastada ou comprometida por algum evento.

O branding tem a responsabilidade de associar a imagem à conduta, logo, todas as ações precisam ser coerentes, estabelecendo uma comunicação institucional e transparente com toda a base de stakeholders — funcionários, investidores, clientes, consumidores.

A gestão de marca precisa garantir que a empresa seja capaz de transmitir os valores e promover a marca para sobressair aos concorrentes e assumir a liderança de mercado.

É uma jornada que requer planejamento e expertise para alcançar os objetivos de construir e consolidar a marca de modo definitivo. Veja alguns passos para ter sucesso nessa empreitada.

Defina o seu propósito

Qual é a razão da existência da sua marca? É fundamental ter clareza sobre os motivos pelos quais a marca foi criada. Esse é o passo que vai nortear as demais ações, a partir da ideia central de quem teve a ideia de criação do negócio, para além de ganhar dinheiro, fazer diferença no espaço em que ele existe e na vida das pessoas.  

Promessa de marca

Se de um lado o propósito tem uma motivação mais intrínseca, a promessa de marca é o que será exposto para o público. É o compromisso que a empresa estabelece, prometendo realizar na prática o que é divulgado nos canais de comunicação, especialmente, no que envolve seu propósito e seus valores.

Atributos de marca

Os atributos são características que fazem uma marca ser única, traduzindo seus propósitos e promessas, em um jeito personalizado de atuação. Com isso, além da identidade visual do qual falaremos no próximo tópico, as pessoas se conectarão rapidamente com uma marca por seus atributos de atendimento, fluxo de processos e conduta com o público.

Dicas extras para a gestão de marca

Aqui vão mais algumas pontos em que vale a pena investir para ajudar nas ações de branding da sua empresa:

Foque no cliente

Sem clientes, uma empresa não será capaz de sobreviver, nem mesmo com toda uma estratégia de branding bem montada.

Portanto, os clientes devem ser a prioridade no processo de gestão de marcas, o que significa, atentar para a excelência do atendimento e oferta de uma experiência personalizada, pautada nas necessidades individuais de modo a surpreender e cativar o coração desse cliente.

Posicionamento

Ao reunir o propósito, a promessa e os atributos, a empresa se posiciona no mercado de forma a se conectar com o público de modo mais humanizado. No conceito de Philip Kotler, considerado um dos pais do Marketing, o posicionamento cria um entendimento de oferta e imagem que define dois fatores:

– o espaço do mercado que a marca ocupará;

– a percepção da marca pelos consumidores.

Logo, o posicionamento, será definido a partir dos objetivos de negócio e do real valor de entrega da empresa, produto ou serviço. O modo como a empresa se posiciona, mostra o quanto a marca se preocupa em proporcionar o melhor para o público.

Acompanhe as tendências

Em plena era de transformação digital, o mercado é mutável, com mudanças que acontecem a uma velocidade muitas vezes difícil de acompanhar. É preciso manter o alerta ligado para as principais tendências, pensando que a concorrência está fazendo o mesmo e, inclusive, pronta para investir em inovação, trazendo novidades para o público.

Identidade visual

As palavras força e coerência andam juntas no que diz respeito à identidade de uma marca em busca da consolidação. As pessoas querem acreditar não apenas em um nome ou uma ação, mas no conjunto que faz de determinada empresa a melhor do mercado.

O logotipo faz parte da identidade visual e todos os seus elementos — Cores, Tipografia, ícones, símbolos e ilustrações — devem demonstrar o equilíbrio entre o discurso e a prática.

Da mesma forma, o slogan, o tom e a voz, devem estabelecer uma conexão harmônica, de fácil percepção e identificação do público. 

O que fazer em uma crise na imagem da marca

Em um passado não muito distante, as empresas tinham como principal preocupação fornecer produtos e serviços de qualidade. Ganhava quem soubesse explorar os principais Ps do marketing, com destaque para produto, preço, praça e promoção.

Agora, a responsabilidade se amplia, abrangendo aspectos que atingem o coletivo, como as questões socioambientais e de proteção de dados. Uma empresa que não tenha adotado medidas adequadas, pode enfrentar problemas e ter sua imagem comprometida.

A melhor forma de conter o avanço da crise e recuperar ou reformular o posicionamento de marca é recorrer à ajuda de especialistas.

Na N Digitais, nosso time é altamente capacitado para fazer toda a gestão de marca da sua empresa, o que inclui uma gestão de crise eficiente e o fortalecimento da sua imagem.

Nosso trabalho é pautado na experiência de mercado, na prática de atendimento a clientes de pequeno a grande porte, de todos os segmentos. Acompanhamos as tendências, identificamos as necessidades e criamos estratégias personalizadas para tornar sua marca não apenas líder, mas profundamente respeitada no mercado. Se gostou do post e deseja implementar boas ações de branding na sua empresa, entre em contato agora mesmo para conhecer os serviços da nossa agência!

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