Como vender online: tudo o que você precisa saber

Escolhendo a plataforma de venda online

Muitas empresas se preocupam em marcar presença no ambiente digital, mas não sabem como vender online e aproveitar as oportunidades. Com tanta competitividade na internet é preciso planejar as ações de marketing e vendas.

Ter um produto ou serviço de qualidade já não é garantia de conversão e bons resultados financeiros. O consumidor moderno quer ser surpreendido com uma proposta que agregue valor e gere uma experiência diferenciada.

Neste post falamos sobre as plataformas de venda online e mostramos como planejar e estruturar o negócio para vender mais. Continue lendo e veja as principais estratégias de marketing digital para uma loja virtual!

Escolhendo a plataforma de venda online

Mais do que saber sobre como vender online é essencial escolher a plataforma correta para alcançar o público-alvo ideal. Com isso, vale conhecer as características e funcionamento das principais ferramentas antes de pensar na atuação dentro da web.  

Plataformas de E-commerce

Ambiente onde funciona a loja virtual própria, permitindo a comercialização eletrônica de produtos e gerenciamento do negócio. É personalizada e organizada para viabilizar as vendas e dar suporte ao processo que envolve a relação com o público, entre consumidores, leads e clientes.

Uma plataforma e-commerce permite:

  • inclusão de produtos;
  • criação de catálogo;
  • precificação;
  • gerenciamento de estoque;
  • recebimento de pedidos;
  • acompanhamento das vendas;
  • geração de dados para análise de indicadores e métricas.

Marketplace

O marketplace é o espaço online, uma espécie de shopping virtual, que concentra diversas lojas e-commerce, os chamados sellers. O objetivo é o mesmo de um e-commerce, porém com uma função diferente que é proporcionar condições de as lojas aumentarem as oportunidades de vendas e, consequentemente, o faturamento.

Redes sociais

Já faz um tempo que as redes sociais deixaram de ser apenas um ambiente de troca de mensagens e experiências, para aderir ao comércio online. Seja para iniciar ou aprimorar o social selling, são canais importantes na atração, nutrição e conversão de leads.

Planejamento e estruturação do negócio

Planejamento e estruturação do negócio

Uma das características do comércio digital é a unificação das ações de marketing com as estratégias do setor de vendas. Uma junção que requer boa dose de planejamento para condução efetiva do lead em sua jornada dentro de um ciclo de vendas efetivo.

Veja como vender online de modo estruturado!

Pesquisa de mercado

Existem dois pontos cruciais nessa etapa do planejamento que é a identificação do público-alvo e análise da concorrência. É fundamental compreender traçar o perfil do consumidor ideal, compreendendo suas necessidades, desejos e problemas para corresponder às expectativas.

Além disso, é preciso saber o que os concorrentes estão fazendo para definir ações mais interessantes com ofertas mais vantajosas. O sucesso da prospecção e engajamento online depende do uso de mecanismos de persuasão e convencimento que estejam alinhados com o que o público deseja.

Plano de negócios

Ter produtos e serviços interessantes e de qualidade para oferecer aos consumidores é imprescindível, porém, sem esquecer do negócio. Um plano sólido permite visualizar os objetivos da empresa em curto, médio e longo prazo, considerando o volume de vendas e projeção de faturamento.

A gestão de uma loja virtual demanda conhecimento e organização, pensando em todas as etapas da jornada de compra. A satisfação do cliente vem em primeiro lugar, desde o primeiro contato até o pós-venda, o que exige um processo estruturado e transparente.

Criação da loja virtual

Depois de escolher o tipo de plataforma que será o ambiente para a loja virtual é hora de personalizar o negócio. No caso de um e-commerce o site de vendas requer definições importantes como design, configurações e layout que englobam a disposição dos produtos para chamar a atenção do público-alvo.

Vale salientar que o consumidor da atualidade não quer perder tempo navegando em páginas lentas e repletas de abas. Criar uma loja intuitiva, fácil de pesquisar e de concluir a compra influencia a decisão de compra da grande maioria.

Estratégias de marketing digital

Para toda loja de comércio eletrônico criar ações de marketing dão suporte ao trabalho realizado pelo time de vendas. Funciona como uma preparação e qualificação dos leads, preparados dentro dos estágios do funil de vendas para uma conversão eficiente.

Entre as estratégias que podem ser usadas para impulsionar as vendas online com a ajuda do marketing digital, destacamos:

SEO

Investir na Otimização para Mecanismos de Buscas ajuda a direcionar os motores e destacar os conteúdos publicados nos canais de divulgação da loja. As boas práticas de SEO facilitam o público-alvo encontrar a loja durante a procura de informações sobre produtos e serviços, aumentando as chances de visita à loja.

Marketing de conteúdo

Um conteúdo relevante, que esclarece dúvidas e educa o leitor será útil na construção do relacionamento e fidelização  à marca. Isso porque a tendência é que, diante de informações valiosas, cada vez mais o consumidor se envolve e toma decisões influenciado pelos argumentos dos conteúdos.

E-mail marketing

O envio de mensagens para uma lista de contatos com prospects e clientes da loja virtual ajuda a vender online, tanto os produtos quanto uma imagem. O disparo de e-mails automatizados, nesse caso, tem como foco aspectos de impacto:

  • promoção de produtos;
  • divulgação de ofertas;
  • fortalecimento da marca;
  • estímulo à fidelização;
  • aumento das vendas.

Anúncios pagos

Recorrer à mídia paga para veicular anúncios de divulgação da loja virtual pode render  bons resultados. As propagandas em canais com plataformas Ads como YouTube, Instagram, Google e Facebook impulsionam a marca.

Com uma campanha bem-direcionada deve destacar o custo-benefício de optar pela sua loja e não a do concorrente. O alinhamento das campanhas com os objetivos de venda otimiza o budget, estimula o aumento do tráfego e das taxas de conversão.

Atendimento ao cliente

Oferecer um suporte ao cliente eficiente e rápido agrega valor ao produto e faz com que o público tenha preferência pela loja. A experiência do cliente conta como um diferencial, especialmente no que diz respeito à forma de lidar com as reclamações, trocas e devoluções de produtos.

Mantenha um canal eficiente de comunicação e um time capacitado e bem-treinado se for o caso. A precisão do atendimento com agilidade nas soluções demonstra a seriedade da loja e o compromisso com a satisfação do cliente.

Logística e entrega

As lojas virtuais dependem de boas parcerias, sobretudo, para garantir as entregas dentro dos prazos prometidos aos clientes. Um desafio que começa na escolha das empresas e se alinha com a segurança de chegada da mercadoria às mãos dos clientes sem qualquer avaria — dedique um tempo na otimização do frete e seleção dos parceiros.

Conte com a N Digitais para crescer o site de sua loja

Se você já tem um site que pode ser melhorado ou deseja começar uma página para sua loja virtual, do zero, podemos ajudar em todos os sentidos. Na N Digitais, nossas soluções vão desde a consultoria e planejamento estratégico até a criação ou otimização de sites diversos.

Nosso time de especialistas é capacitado para desenvolver estratégias de marketing e vendas conforme os objetivos do seu negócio. Para isso, acompanham diariamente o que acontece no mercado, entre tendências e inovações para implementar no plano de negócios dos clientes.

Sabendo como vender online, ajudamos a planejar as ações e transformar o marketing em um verdadeiro aliado na atração de leads e conversão de clientes. Nosso trabalho é fazer da sua empresa um negócio sólido e da sua marca uma referência de mercado.

Gostou do post e deseja melhorar a performance de vendas para aumentar o faturamento? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar a montar sua loja virtual!

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