Você já se perguntou por que deveria contar com o apoio de uma consultoria de marketing digital? Um profissional que cada vez é mais utilizado no cotidiano das empresas que querem vender ou prestar serviços pela internet é o Consultor em Marketing Digital.
Mas, exatamente, como funciona seus serviços? O que ele faz? Quanto custa? Vale a pena contratar um? Abaixo falaremos mais sobre esse assunto.
O que é consultoria de marketing digital?
Com a consolidação do mercado digital e os novos conceitos de marketing, um profissional que saiba utilizar esses caminhos para trazer resultados através de novas estratégias, identificar oportunidades se faz necessário. E é aí que entra o Consultor de Marketing Digital.
O Consultor de marketing digital, baseado nos objetivos da empresa, fará uma análise prévia, criará diagnósticos e um planejamento estratégico de marketing na internet.
Ele também orientará os gestores o a equipe designada para as tarefas sobre as melhores práticas, com base em um orçamento definido.
Como funciona a consultoria de marketing digital?
Mas na prática, quais atividades que esse profissional realiza?
Primeiramente, o consultor tem que entender a empresa, como esta funciona e quais são seus objetivos, estudar sua concorrência e identificar ou melhorar sua persona alvo. Também deverá analisar a presença digital da empresa, redes sociais e a qualidade do seu site, assim como a experiência do usuário final.
Levantado isso, deverá definir quais estratégias e quais canais serão utilizadas para atingir os públicos definidos. Definir quais serão as estratégias para e-mail marketing, presença em redes sociais, inbound e outbound marketing, além da definição de cada um de seus budgets.
Por último, o consultor deverá acompanhar a execução das estratégias arquitetadas por ele, bem como monitorar os seus resultados.
Essas são as “atribuições básicas” de um consultor de Marketing Digital. Mas nem sempre estas são suficientes para colocar a empresa no rumo. Falaremos mais sobre isso abaixo.
Por que contratar um consultor especialista?
Se você não tem o know-how de um profissional especializado, provavelmente vai acabar errando muito. Qualquer ferramenta ou curso que você encontrar na internet provavelmente prometerá ser “a solução de todos os seus problemas”, e na maioria das vezes não são nem perto disso.
Um profissional qualificado deve saber identificar quais são as reais necessidades no seu projeto de marketing digital e com isso saber quais profissionais são de fato necessários e quais ferramentas mais adequadas para cada tamanho de campanha.
O que é melhor, contratar um consultor ou fazer um curso?
Você tem tempo para estudar tudo o que o consultor já estudou ou para adquirir toda a experiência que ele já tem hoje? Se a resposta for não (e tenho quase certeza que é), então você deve evitar “querer aprender tudo que o consultor sabe”.
Por exemplo, se um ente querido seu está passando mal, você não vai estudar medicina para poder ajudá-lo, certo? A lógica é parecida, mas nesse caso a saúde do seu ente querido se refere à saúde financeira da sua empresa.
O fato é que um profissional qualificado pode te poupar muito tempo e dinheiro.
Como saber se o consultor escolhido é qualificado?
Trate de conhecer os trabalhos anteriores do consultor que pensa em contratar. Converse com ele, exponha sua realidade e entenda se ele tem experiência e know-how para te ajudar.
Procure conhecer cases de sucesso anteriores, peça indicações. A internet facilita muito esse trabalho hoje em dia, pois é possível (e fácil) buscar quem são aquelas pessoas que fazem depoimentos sobre um prestador de serviços e comprovar sua veracidade.
O que um consultor de marketing digital tem a dizer?
Abaixo uma opinião de um Consultor de Marketing Digital, Rodrigo Sardá
Fazer a sua empresa ter sucesso na internet é bem possível, SIM. Mas não é nada fácil. Será que uma consultoria de marketing digital pode ajudar nessa hora?
Se eu pudesse te ajudar com uma frase eu diria: Não seja ingênuo!
Crescer na internet é uma jornada. E como toda jornada, é preciso ter um rumo.
Isso significa que não basta apenas caminhar. Afinal, caminhar não significa avançar, pois você pode estar caminhando em círculo, ou para trás, não é mesmo?
E é exatamente esse o principal problema da internet: descobrir qual o rumo certo, para então crescer, se estabelecer e se consolidar na web com resultado.
É nessa hora que você se pergunta se é realmente necessário ter um consultor de marketing digital ou não.
Pois bem, acontece que a internet é um enorme labirinto cheio de armadilhas sedutoras construídas estrategicamente para fazer você comprar. Independentemente se a compra irá, ou não, resolver o seu problema.
O resultado é que no fim, você não só anda em circulo como também gasta nisso, naquilo, naquilo outro e, nunca, nunca chega lá.
É por tudo isso que informação e inteligência são tão importantes quando se fala em sucesso na internet. E é isso que se espera de uma consultoria de marketing digital.
Entretanto, aqui chegamos a um grande ponto de atenção: Inteligência na web não significa apenas fazer vendas na internet, ou conquistar clientes no mundo digital.
Até porque o lucro é resultado da eficiência entre receitas e despesas, certo? Por isso, em minha opinião, um bom consultor precisa atuar principalmente nessa parte. Mas isso é algo muito raro entre consultores de marketing digitais.
Infelizmente a maioria se limita àquele “enlatado” de consultoria – diagnóstico interno, externo, planejamento estratégico, tático e operacional sem entrar nas finanças do negócio digital. O que eu não concordo, definitivamente.
Mas, por outro lado, as empresas possuem mea-culpa nessa história.
Veja bem, você vê empresas com orçamentos maiores para fazer café do que para adquirir inteligência real na web.
Eu acho isso engraçado. E é a mais pura verdade!
Mas vamos ao conceito de consultoria de marketing digital em si.
Eu gosto de explicar a consultoria de marketing digital de um jeito diferente que torna tudo mais fácil e rápido de entender.
Imagine que você é dono de um time de futebol e precisa vencer o campeonato.
Você sabe, ou sente, que algo está errado ou que não está no caminho certo.
Então, para resolver o problema, você decide fazer um grande investimento, contratar o Neymar.
Top, heim?
O detalhe é que você o contratou para entrar no lugar do Pelé. E você não tem goleiro.
Que tal?
Pois é, não é a toa que os grandes times começam pelo técnico.
Mas isso acontece o tempo todo no marketing digital. E sabe por que?
Porque quando você não tem um técnico no seu time o técnico é você. E todas as suas decisões serão sempre embasadas no que as pessoas que tem interesse direto no projeto te dirão.
Calma que eu vou explicar.
Se você chegar em uma empresa de gestão de redes sociais e pergunta se ela pode ajudar você, o que você acha que te dirão?
Se você perguntar a mesma coisa para um desenvolvedor web, o que acha que ele dirá?
Todos dirão que são a solução dos seus problemas. Infelizmente é assim.
São raros os casos de empresas que negam o serviço quando descobrem que não podem ajudar.
Eu já cheguei a negar contrato de 50 mil reais porque vi que eu não conseguiria ajuda-los naquela situação em específico.
Você diz:
Ok, eu vou contratar uma agência.
E eu te digo:
Até para encontrar agência é difícil.
Um dos motivos é o êxodo das agências de propaganda para o marketing digital que aconteceu nos últimos anos.
Isso trouxe milhares de profissionais de marketing que entendem muito pouco de marketing digital, mas que se colocam como especialistas.
Sem falar na garotada que faz um cursinho de 29 reais e se apresentam como profissional.
Ou seja, definitivamente a internet está cheia de arapucas e não é para amadores. Cada vez mais ela se torna um jogo de dança das cadeiras.
Então, resumidamente, o consultor de marketing digital é técnico do seu time no mundo digital, e é uma das peças mais importantes.
É ele quem analisará os seus recursos e objetivos e irá guia-lo para um caminho sólido, seguro e viável para alcançar resultados reais online.
Você deve usar outbound marketing, inbound marketing, SEO, redes sociais?
Qual software de automação de marketing deve contratar? E o CRM de vendas?
Como realizar determinada tarefa com a melhor qualidade e o melhor preço?
Qual é o CAC máximo (Custo de Aquisição de Cliente máximo)?
Quanto tempo levamos para recuperar o CAC?
E por fim, como está o Churn Rate (taxa de cancelamento)?
São perguntas essenciais como essas que uma consultoria de marketing tem a obrigação de responder.
Você diz:
Ok, Rodrigo. E por que eu não contrato um funcionário especialista ao invés de um consultor de marketing digital?
E eu te digo:
Porque se você for contratar um especialista de mesmo nível irá gastar uma pequena fortuna. Isso porque a lógica do consultor é o “time sharing”, onde você consegue ter um super especialista sem ter que pagar em torno de 35 mil reais por mês.
Entretanto, dependendo do seu tamanho, da quantidade de projetos e do investimento, é muito provável que contratar seja o melhor caminho sim, com certeza.
Você diz:
E, Rodrigo, o que você me diz dessas consultorias de marketing digital gratuitas que muitas agências oferecem?
Você diz:
Consultorias de Marketing Digital Gratuitas?
Sério, não existe nada gratuito nesse mundo. Nada! O que existe é marketing de atração ou modelos de negócio no estilo isca e anzol. Simples assim. Tudo é pensado, e nada é de graça.
Agora, que é legal ganhar uma análise de graça, isso é. A única questão é que no final da análise adivinha qual será o resultado?
Ou seja, se o resultado final da análise está comprometido, todo o meio, diga-se o rumo, também está. Sendo assim, não serve de nada.