Você utiliza o WhatsApp? É quase impossível que a resposta para esta pergunta seja negativa.
Atualmente, o aplicativo de mensagens é uma das principais formas de comunicação utilizada no Brasil e em diversos outros países no mundo!
E no mundo dinâmico dos negócios atuais, isso não é diferente, já que o WhatsApp Business se destaca como uma ferramenta poderosa!
Hoje, cada segundo conta, e agilizar o atendimento ao cliente para otimizar o tempo da equipe se torna crucial para o sucesso de qualquer empresa.
Trata-se de uma forma eficiente e personalizada de comunicação, onde há a possibilidade de configurar mensagens automáticas, que podem ser utilizadas em diversas situações para aprimorar a experiência do cliente e otimizar o atendimento.
Dito isso, vem com a gente e entenda como colocar mensagem automática no WhatsApp Business, explorando as diferentes opções disponíveis e as melhores práticas para criar mensagens eficazes no seu negócio!
O que são mensagens automáticas no WhatsApp Business?
Caso você não conheça o recurso, as mensagens automáticas do WhatsApp Business são mensagens pré-definidas que são enviadas automaticamente aos seus clientes em determinadas situações.
Elas podem ser utilizadas para diversas finalidades, confira a seguir as principais.
Saudando novos clientes
Ao iniciar uma conversa com sua empresa, o consumidor recebe uma mensagem automática de boas-vindas, apresentando a marca e disponibilizando informações iniciais importantes.
Informando sobre horários de funcionamento
Comunique às pessoas os horários de atendimento da sua empresa, evitando frustrações e otimizando o tempo de resposta. Os horários de funcionamento, algumas vezes, são incluídos em mensagens de saudação.
Respondendo perguntas frequentes
Crie mensagens automáticas para as perguntas mais comuns dos seus clientes, como informações sobre determinados produtos, serviços, formas de pagamento, endereço físico da loja e muito mais!
Avisando sobre ausências
Se você estiver indisponível para responder às mensagens, configure um recado automático informando o período de ausência e como entrar em contato no momento.
Outra opção é comunicar períodos de não funcionamento do seu negócio, como feriados e períodos de férias.
Direcionando para outros canais de atendimento
Em alguns casos, utilize o recurso para direcionar o consumidor para outros canais de atendimento, como e-mail ou telefone.
Oferecendo suporte após venda
Você também pode enviar mensagens automáticas após a compra de um produto ou serviço, oferecendo suporte e agradecendo o cliente pela preferência.
Promoções e ofertas
Por fim, é comum a utilização dos recados automáticos para divulgar promoções, ofertas especiais e novidades em seu negócio.
Benefícios de utilizar mensagens automáticas no WhatsApp Business
Agora que você sabe alguns dos principais usos das mensagens automáticas do WhatsApp Business, devemos pensar nos benefícios que elas podem oferecer para a sua companhia.
Agilização do atendimento
O benefício mais notável é o atendimento facilitado, e mais rápido. Afinal, o recurso permite que você responda instantaneamente aos seus clientes, mesmo quando você estiver ocupado ou indisponível.
Otimização do tempo da equipe
Consequentemente, ao responder com maior velocidade, você reduz o tempo gasto com atendimento e pode fazer com que a equipe se dedique a diversas outras ações.
Melhoria da experiência do cliente
Ao oferecer um atendimento rápido, eficiente e personalizado, você pode aumentar consideravelmente a satisfação dos seus consumidores e melhorar a experiência de seus clientes é excepcional.
Aumento das vendas
Ao utilizar as mensagens automáticas para divulgar promoções, ofertas e novidades, você pode impulsionar as vendas da sua empresa.
Coleta de dados eficiente
Por fim, com o uso dos recados automáticos para solicitar informações importantes dos seus clientes, como nome, e-mail e telefone, você pode construir um banco de dados completo com certa facilidade.
Como configurar mensagens automáticas no WhatsApp Business
Agora que você conhece o recurso, bem como seus principais benefícios, é essencial saber como colocar mensagem automática no WhatsApp Business.
Para isso, siga o passo a passo que criamos:
- Abra o WhatsApp Business e acesse o menu “Configurações”;
- Selecione a opção “Mensagens de negócio”;
- Toque em “Mensagem de ausência”;
- Ative a opção “Enviar mensagem de ausência”;
- Escolha quando a mensagem automática deve ser enviada:
- Sempre: a mensagem será enviada em todas as conversas, mesmo que o cliente já tenha enviado uma mensagem anteriormente.
- Fora do horário de atendimento: a mensagem será enviada apenas quando o WhatsApp Business estiver fora do horário de atendimento definido por você.
- Exceto para contatos conhecidos: a mensagem será enviada apenas para novos clientes, não para aqueles que já estão na sua lista de contatos.
- Digite a mensagem automática que você deseja enviar;
- Clique em “Salvar”.
Pronto! Agora, suas mensagens automáticas podem ser facilmente configuradas!
Dicas para criar mensagens automáticas eficazes
Agora que você já sabe também como criar os recados automatizados em seu WhatsApp Business, confira algumas dicas fundamentais, para que as mensagens funcionem da melhor maneira possível!
Seja breve e direto
Normalmente, as pessoas não têm tempo para ler mensagens longas, ou apenas não querem.
Logo, mantenha seus recados automáticos curtos e diretos, com o mínimo de informações possível, contendo apenas as necessárias.
Utilize uma linguagem amigável e profissional
Mantenha um tom amigável e profissional em suas mensagens. Evite jargões técnicos e use uma linguagem que seja fácil de entender para o seu público-alvo.
A linguagem deve ser adaptada de acordo com o perfil de consumidores da sua marca.
Personalize as mensagens
Sempre que possível, personalize a mensagem automática incluindo o nome do cliente, se ele estiver disponível. Isso demonstra atenção e cuidado com cada consumidor.
Inclua uma chamada para ação (CTA)
Incentive o destinatário dos recados a realizar a ação desejada, seja responder a sua mensagem, visitar o seu site ou ligar para o seu telefone.
Uma CTA aumenta o engajamento e pode gerar ações interações valiosas.
Utilize emojis com moderação
O recurso dos emoji, usado com moderação, pode deixar a mensagem mais atrativa e informal. No entanto, evite o uso excessivo das pequenas figuras, pois pode perder o tom de profissionalismo do seu negócio.
Atualize suas mensagens com frequência
Por fim, lembre-se de testar suas mensagens automáticas para garantir que elas sejam claras, informativas e funcionem de acordo com seus objetivos.
Atualize os recados regularmente para refletir quaisquer alterações em sua empresa, como horários de funcionamento ou promoções ativas.
Limite o envio de mensagens automáticas
Evite enviar mensagens automáticas com muita frequência, pois isso pode incomodar os seus clientes e gerar rejeição à sua marca.
Respeite as regras do WhatsApp Business
Por fim, tenha em mente que o WhatsApp Business possui regras e diretrizes que devem ser respeitadas ao utilizar o app, incluindo o recurso das comunicações automatizadas.
Certifique-se de ler e compreender essas regras antes de configurar suas mensagens.
Aumente a eficiência do seu atendimento com a N Digitais
A N Digitais é especialista em marketing digital e podemos ajudar você a otimizar o seu atendimento ao cliente através do WhatsApp Business.
Oferecemos soluções personalizadas para a criação e implementação de estratégias de marketing em todos os níveis, incluindo opções de atendimento personalizado, como o realizado através do aplicativo.
Se você deseja agilizar o seu atendimento ao cliente, otimizar o tempo da sua equipe e melhorar a experiência de seus consumidores, entre em contato conosco hoje mesmo!
Com a nossa ajuda, você pode transformar o WhatsApp Business em uma ferramenta poderosa para impulsionar o seu negócio!