saúde financeira é uma das maiores preocupações do gestor que precisa pensar de forma estratégica em como aumentar o faturamento da empresa. O resultado ao final de um período depende dos esforços e desempenho de todos, especialmente da área de vendas.
Os desafios são muitos, considerando que é preciso lidar tanto com a concorrência quanto com as oscilações econômicas e mercadológicas. Porém, com as estratégias certas é possível aumentar os números e alcançar os objetivos financeiros.
Neste post você vai entender o que é faturamento, suas diferenças para o lucro e qual a importância de saber alavancar a receita. Continue lendo e veja nossas melhores dicas para diferenciar sua empresa e ganhar cada vez mais clientes!
O que podemos entender por faturamento?
Consiste em todo o valor obtido pela empresa dentro de um determinado período, ou seja, todo o resultado das vendas realizadas. Podemos dizer que é um montante bruto, quando ainda não foram abatidas despesas e gastos.
O faturamento é diferente do lucro exatamente nesse ponto da gestão financeira, sendo o segundo, o valor líquido. O lucro é o que sobra depois que todas as despesas foram pagas, o que depende dos gastos que a empresa tem no mesmo período.
Qual é a importância de acompanhar o faturamento da empresa?
Quando se ouve falar em faturamento mensal é comum que ao revelar os números esse pense que a empresa conquistou uma grande soma em dinheiro, No entanto, com as deduções, pode não ser o cenário desejado, tampouco, adequado.
Uma boa gestão está sempre atenta ao que é faturado, já que os dados podem auxiliar na tomada de decisão e desenvolvimento de estratégias. Veja alguns motivos para ficar de olho no faturamento!
Visão ampla do desempenho financeiro
O dinheiro é o principal catalisador das ações empresariais, proporcionando condições de colocar as estratégias em prática. Na relação de receitas e despesas, entradas e saídas, o faturamento permite uma expectativa maior na obtenção de resultados e retorno sobre o investimento.
Previsibilidade
Cada venda realizada é mais uma fatura lançada e previsão de entrada do dinheiro no caixa, mesmo para vendas parceladas.
Com o acompanhamento contínuo, o departamento financeiro consegue provisionar os pagamentos, se antecipar a uma possível queda do saldo e orientar a área de vendas sobre a necessidade de cumprir ou extrapolar as metas.
Suporte para a tomada de decisões assertivas
Vamos imaginar a necessidade de comprar um equipamento ou contratar um serviço especializado e que o custo seja elevado. O faturamento dá a dimensão de como estará o caixa da empresa em médio e longo prazo, permitindo à gestão tomar decisões com um grau maior de segurança.
Monitoramento de tendências
Seja para as vendas sazonais, novidades no mercado ou mudanças no comportamento do consumidor, o faturamento ajuda na percepção de tendências.
As vendas concentradas em um tipo de produto pode ser um sinal de necessidade de alteração na estratégia de marketing e vendas para evitar estoque parado, por exemplo.
Como aumentar o faturamento da empresa com 10 dicas

Mesmo com o conhecimento financeiro e expertise nas decisões relacionadas a investimentos e custos, muitos gestores se perguntam como aumentar o faturamento da empresa.
Vale salientar que as finanças são consequência das ações realizadas por todos os departamentos, com ênfase maior para a área de vendas. Até chegar às mãos do vendedor e contar com seu talento de persuasão para convencer um cliente, há um longo caminho a ser percorrido.
Trouxemos algumas dicas para ajudar você e seu time a preparar sua empresa para vender mais e aumentar o faturamento!
1. Entenda as necessidades da sua persona
O primeiro passo é saber quem é seu público-alvo e entender suas necessidades, dores e problemas. Com uma boa segmentação é possível identificar o cliente ideal para desenvolver estratégias de conversão baseadas em perfis com potencial efetivo de compra.
2. Busque informações sobre o mercado e os concorrentes
Conhecer bem o mercado e saber quem são os concorrentes diretos é tão importante quanto ter produtos ou serviços de qualidade. Se antecipar às tendências mercadológicas e às investidas da concorrência vai colocar sua empresa um passo à frente e em posição de vantagem competitiva.
3. Foque em fidelizar e não só atrair
Um cliente só pode ser considerado satisfeito caso chegue ao final da jornada de compra e tome uma decisão a favor da empresa. Ainda assim, só é possível dizer que ele se tornou fidelizado ao realizar uma nova compra.
Com isso, o atendimento ao cliente se torna a cereja do bolo para aumentar o faturamento da empresa. Uma experiência única e diferenciada fará com que o lead, consumidor e cliente prefira fechar negócio com sua empresa e não com a concorrência.
4. Segmente seus leads e estruture seu planejamento de acordo com isso
A segmentação tem um papel essencial para as estratégias de marketing e vendas, considerando que o perfil do cliente ideal determina as ações que serão desenvolvidas e aplicadas nas busca por conversões.
Conhecendo mais sobre as soluções que o público estiver buscando, será mais fácil traçar um plano de abordagem e comunicação. Lembre-se de que de nada adianta ter um produto ou serviço excelente se a empresa não estiver preparada para continuar encantando o cliente.
5. Busque sempre a otimização de processos
A organização dos processos deve transmitir um ar de profissionalismo e segurança aos leads, consumidores e clientes. Do primeiro contato ao pós-venda é fundamental ter um ciclo de vendas bem-estruturado e transparente em cada etapa — o bom faturamento é o desfecho feliz desse cuidado processual.
6. Firme parcerias
As parcerias aumentam as possibilidades de ganhos, pois viabilizam o contato com um número maior de leads e consumidores. As franquias são exemplo de que seguir um modelo padronizado e com diversas unidades espalhadas pela cidade, país ou estado, ajudam a fortalecer a imagem e tornar a marca uma referência.
7. Esteja presente nas redes
A presença digital é praticamente obrigatória em um mercado cada vez mais online, em que o consumidor prefere realizar suas compras pela internet.
Avalie as alternativas e canais a fim de identificar o que faz mais sentido para sua empresa, desde ter um perfil no Instagram, manter um site com blog ou estar presente em todas as redes.
8. Treine e integre a sua equipe
É muito importante ter times alinhados, sobretudo, com a cultura organizacional da empresa. Um colaborador satisfeito deve ter orgulho de vestir a camisa e realizar as atividades com dedicação para ajudar no impulsionamento das vendas.
Por mais que os times de marketing e vendas sejam mais responsáveis por atrair e fidelizar os clientes, todos precisam estar engajados. Treinar e integrar é unificar o pensamento de que se a empresa ganha, todos serão beneficiados e a gestão deve cumprir o que for prometido.
9. Aposte na tecnologia
As ferramentas tecnológicas e automatizadas são primordiais para otimizar os processos, personalizar as vendas e controlar o faturamento.
Sem contar que as ações de marketing digital podem ser completamente monitoradas e mensuradas, mas é preciso recursos para coletar os dados e transformar em informações confiáveis.
10. Saiba quando procurar suporte estratégico
O sucesso de vendas depende de muitos aspectos que estão conectados à forma como os leads, consumidores e clientes são abordados.
Caso o gestor financeiro não esteja seguro das ações a serem desenvolvidas para alcançar e estabelecer um relacionamento mais duradouro com o público, talvez seja melhor deixar nas mãos de especialistas.
São profissionais que compreendem o mercado e sabem exatamente como agir na atração e fidelização de clientes. O planejamento baseado na segmentação, uso de canais digitais adequados e abordagens assertivas em cada estágio do funil de vendas forma um combo eficaz para aumentar o faturamento.
Entenda como aumentar o faturamento da sua empresa com a N Digitais!
Como agência especializada em marketing digital, formada com um time de profissionais altamente capacitados, sabemos exatamente como aumentar o faturamento da sua empresa.
Nosso trabalho personalizado e focado nos objetivos do seu negócio se sustenta no marketing de performance direcionado para resultados rápidos. Da análise ao planejamento e execução, cuidamos de toda a estratégia, enquanto você e seu time se preparam para atender os novos clientes e faturar mais.
Para saber mais e conhecer todos os nossos serviços, entre em contato agora mesmo com a gente e veja como podemos contribuir nesse desafio!