O ambiente online se tornou um espaço de muitas oportunidades para empresas e público, de modo geral. A disputa por atenção em meio a tanta competitividade pode levar ao uso inadequado do clickbait.
Um tipo de estratégia pouco recomendada por não cumprir o que promete, gerando na audiência uma expectativa equivocada. Atrair visitantes, leads e consumidores por um título tentador que depois não oferecerá a contrapartida esperada, é fazer falsas promessas.
Neste post você vai entender o conceito de clickbait, seus objetivos e como ele é usado no marketing. Continue lendo e veja exemplos dessa estratégia, as diferenças para o emotion-bait e porque se deve evitar essa prática!
O que é um clickbait?
É uma estratégia online de uso de conteúdos sensacionalistas com o intuito de gerar e aumentar o tráfego de uma página. De tradução “caça-clique”, possui um lado negativo de criar uma expectativa no usuário que não será cumprida à medida em que ele avança em sua jornada.
De modo geral é uma promessa que não se cumpre, o que produz frustração e falta de confiança em quem consome o conteúdo. Pode ser usado em sites, canais de vídeos servindo como uma espécie de isca para fisgar a audiência.
O uso de clickbait no marketing
O clickbait surgiu no final do século XIX na chamada imprensa amarela dos EUA, por meio das manchetes da yellow press norte-americana.
Muito utilizada pelo New York World e New York Journal de Nova Iorque, a estratégia não só espalhava uma notícia fantasiosa como aumentava sua propagação criando um círculo de informações questionáveis.
Sem qualquer compromisso com a verdade, o principal objetivo era aumentar a quantidade de leitores e, consequentemente, as vendas.
O surgimento do clickbait não se deu na internet, porém com a evolução do marketing dentro da era digital passou a ser também um recurso para alcançar engajamento, aumentando o número de cliques nos anúncios e publicações online.
Qual é o principal objetivo do uso de clickbait?
O propósito dessa prática é aumentar a quantidade de cliques na página a e estimular o compartilhamento dos usuários. No caso de mídia paga, a ação da audiência gera receita sobre as campanhas publicitárias, anúncios e tráfego que tenha base no número de visualizações ou cliques.
Os principais exemplos de clickbait
Existem diversas formas de usar o clickbait com a finalidade de chamar a atenção da audiência. Veja alguns exemplos!
Títulos com gatilhos
São atraentes e despertam a curiosidade do usuário, despertando os gatilhos da escassez, necessidade, exclusividade. A pessoa se sente tentada a parar o que está fazendo para conferir a oferta.
Por exemplo: “Você não vai acreditar no que esse processador é capaz de fazer!”
Histórias sensacionalistas
O uso de histórias e manchetes sensacionalistas é também uma estratégia de clickbait que atrai milhares de usuários em busca de saber em primeira mão o que está acontecendo.
Por exemplo: “Descubra como perder 7 quilos em apenas uma semana!”
Criação de um senso de urgência
Os hábitos de consumo levam usuários a clicar em uma promessa de clickbait despertados pelo gatilho da urgência. As chamadas trazem a sensação de que se a audiência não clicar, perderá uma grande oportunidade.
Por exemplo: “Só hoje, x% de desconto em tal produto!”
Por que e como evitar o uso de clickbait?
Sendo o clickbait uma estratégia que engana o usuário ao criar uma expectativa que não será correspondida as consequências podem ser graves. Desde o risco de abandono da página até a falta de credibilidade e confiança nas publicações futuras.
É possível recorrer a essa estratégia, porém, adotando alguns cuidados para evitar o lado negativo do uso de clickbaits!
Foque em conteúdos verdadeiramente ricos
Muito se fala sobre a relevância do conteúdo no marketing digital, considerando a grande concorrência no ambiente online. O consumidor precisa ser convencido de que uma empresa é melhor que a outra e ao avançar em um clique, espera encontrar soluções reais para seus problemas.
Não prometa o que não pode cumprir
A expectativa gerada no usuário deve corresponder à verdade e à capacidade da empresa de oferecer respostas para as dúvidas e soluções para os problemas. Por isso, evite usar clickbaits que despertem gatilhos com promessas infundadas.
Use palavras-chave com cuidado e de forma estratégica
As técnicas de SEO podem e devem ser aplicadas com o uso de palavras-chave adequadas, desde que levem o usuário a ofertas reais e promessas verdadeiras. As keyword são recursos importantes que ajudam na conversão, mas demandam cuidado na hora de explorar seu emprego nos títulos.
Priorize os interesses do público
O clickbait pode acabar afastando os potenciais clientes em vez de aproximar e engajar, sobretudo, se depois de clicar, o desfecho não for como esperado. A decepção da audiência ao perceber que foi “enganado” pode não só tirar a credibilidade de uma campanha e autoridade do site, como gerar prejuízo com a falta de retorno no investimento em mídia paga.
Clickbait e emotion-bait: quais as principais diferenças?
Despertar o interesse e atrair pela emoção, esse é objetivo do emotion-bait, que prioriza o uso de títulos que sejam capazes de conquistar a audiência por aspectos emocionais.
Usando iscas emocionais, o emotion-bait é mais discreto comparado ao clickbait, com uma abordagem mais sutil e que preza pela verdade. No emotion-bait acredita-se o público não deve ser fisgado a qualquer preço, mas porque de alguma maneira se sentiu tocado pela mensagem do título.
A ideia é usar palavras-chave que desencadeiem emoções fortes e façam com que o usuário avance naturalmente em sua jornada. Diferentemente do clickbait que faz apelos mais agressivos e sensacionalistas, o emotion-bait foca nos estímulos movidos pelo sentimento.
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O clickbait desperta gatilhos importantes, porém não se consolida como uma boa estratégia de marketing digital. A melhor forma de aumentar o tráfego e alcançar resultados tangíveis é com ferramentas, recursos e técnicas capazes de gerar conversões reais.
Com a ajuda de uma agência especializada o planejamento de ações para as campanhas e anúncios é baseado nos objetivos do negócio. Na N Digitais desenvolvemos um trabalho personalizado, levando em conta o público-alvo, suas necessidades e expectativas.
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Para ter vantagem competitiva, se destacar no mercado e ter a confiança da clientela e preciso passar longe das estratégias de clickbait e focar no que realmente converte.
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