No marketing digital o planejamento é essencial para maior controle e acompanhamento das ações, sobretudo no que envolve os conteúdos. Com isso, o calendário editorial é a melhor ferramenta para manter o alinhamento de datas, prazos, temas e objetivos.
O documento deve ser compartilhado com as pessoas envolvidas para que todos saibam quais são os planos e se preparem de acordo com as atribuições e responsabilidades. Sem contar que o calendário permite documentar o processo e evitar que algo seja esquecido.
Neste post você confere o que é e o que deve conter em um calendário editorial. Continue lendo e veja as vantagens de usar o documento, como montar o da sua empresa e qual deve ser a frequência de postagens!
O que é o calendário editorial?
É uma estrutura, semelhante a um calendário tradicional, que contém a programação, cronograma ou planejamento do marketing de conteúdo anual, mensal ou sazonal. O objetivo é manter a organização e controle de tudo o que será publicado em diferentes canais e veículos de publicidade online.
Nele constam informações importantes, que embasam os planos de marketing digital, do ponto de vista estratégico. Além dos aspectos práticos, o calendário editorial contempla as pautas, temas de conteúdos, demandas para topo, meio e fundo de funil a serem publicadas, promoções de e-mail marketing.
O que deve conter em um calendário editorial?
De modo geral, o calendário editorial é feito de acordo com o template estruturado para blog. A ele são incorporados os seguintes elementos:
– data de publicação – definida com base na frequência de postagens e no tempo necessário até que o conteúdo esteja finalizado;
– horário de publicação – horários definidos de publicação levando em conta os picos de acesso com o intuito de aumentar o tráfego;
– data limite de entrega – definida a partir da data de publicação e do tempo de programação da postagem;
– status – definição das etapas de acompanhamento do processo podendo ser divididas em “em produção, em revisão, finalizado e publicado”
– autor ou autores – nome de quem escreveu o texto caso a decisão seja de personalizar os conteúdos;
– evento – como o material será lançado e divulgado, o que pode ser um material rico ou uma publicação de blogspot;
– palavras-chave e título – definição de temas com título e keywords para criação de pautas e assim evitar a duplicidade de conteúdos no futuro;
– persona – destaque do tipo de público ideal que o conteúdo busca atingir, além do estágio da jornada de compra.
– resumo do conteúdo – ideia central do que será abordado e publicado;
– CTA – defina qual é o CTA do final do material e acrescente o link no calendário editorial
– URL do conteúdo.
Quais as vantagens de usar um calendário editorial?
São muitos os benefícios de implementar um calendário editorial para conduzir as estratégias de marketing digital que envolvem o conteúdo. Veja os ganhos de uso desse recurso!
Organização e planejamento
Planejar com antecedência garante processos organizados e otimizados, permite a visualização das tarefas mantendo o fluxo das atividades em dia. O calendário editorial viabiliza uma rotina mais livre de contratempos como erros e atrasos.
Com o calendário é possível acompanhar o status desde o início, desde a produção até a publicação do conteúdo. Por fim, com tudo organizado, o time de marketing consegue manter a regularidade e acompanhar o desempenho com um máximo de efetividade.
Controle sobre a estratégia de conteúdo
O calendário editorial traz mais clareza para a produção e publicação de conteúdo, uma vez que permite visualizar o presente e projetar o futuro. A documentação dos conteúdos já publicados facilita a programação e controle dos próximos materiais.
Dos resultados anteriores é possível ter dimensão do que pode dar certo de médio a longo prazo, se tratando de produção de conteúdo, levando em consideração o comportamento do público, etapas do funil e assuntos abordados.
Mensurar resultados
Onde há um histórico, há possibilidades de avaliação de resultados, o que é possível com um calendário editorial, sobretudo, dependendo da ferramenta utilizada. A partir do planejamento e programação, diversas informações podem ser coletadas, como:
– dias e horários com melhores resultados de postagem no blog e/ou redes sociais;
– temas mais procurados e acessados pelo público-alvo;
– melhores tamanhos de posts com base nos resultados;
– chamadas para a ação (CTAs) que apresentam melhor desempenho;
– frequência ideal de postagem.
Equilibrar as editorias de conteúdo
O planejamento de editorias quando feito via calendário mostra traz equilíbrio para a estratégia mostrando se o caminho percorrido está satisfatório, o que inclui observar se a quantidade de conteúdos está efetiva, se os conteúdos contemplam todas as etapas do funil de vendas, seguindo uma boa proporção de postagens em cada uma delas.
Como montar um calendário editorial?
Se você deseja um planejamento completo do marketing de conteúdo da sua empresa, o calendário editorial se torna um mecanismo imprescindível de organização e controle, mas, para isso, é preciso seguir alguns passos para sua criação.
Defina o seu objetivo
O primeiro passo é ter um objetivo concreto e bem-definido do que será o calendário e como ele será usado pelo time envolvido. Todos devem ter ciência de que é a partir dele que o trabalho de marketing de conteúdo será desenvolvido, sendo importante seguir a programação previamente definida.
Determine a sua persona
A persona é aquele cliente ideal para a sua empresa que se espera substancialmente impactar com os conteúdos publicados. É preciso traçar o perfil, levar em conta a jornada de compra e idealizar o que pode fazer com que ele como, lead nutrido, avance pelo funil até se tornar um cliente.
Escolha a ferramenta
O calendário editorial exige uma estrutura de registros que possa ser compartilhada com o restante da equipe, sendo ideal uma ferramenta online. No entanto, existem diversas alternativas para serem usadas de acordo com a realidade e necessidade da sua empresa.
Conheça alguns exemplos de ferramentas e o que elas oferecem, para escolher o que faz mais sentido dentro da sua estratégia de marketing de conteúdo.
Asana
Com o propósito de planejamento e controle de conteúdo, o modelo de calendário da Asana oferece maior visibilidade das publicações futuras, simplifica o processo de programação e acompanhamento do que envolve o conteúdo.
Nele você pode usar tags personalizadas e rastreáveis, com possibilidade de coletar diversas informações relacionadas a cada publicação, como:
– data planejada para a publicação e ativos correspondentes;
– canal principal;
– status do conteúdo (“não iniciado”, “iniciado”, “em revisão” ou “pronto para publicação”, “cancelado”);
– tipo do conteúdo;
– status da aprovação;
– data efetiva de publicação.
Trello
Trata-se de uma plataforma que permite organizar o fluxo de trabalho, com adição de membros ao time envolvido. Cada um terá permissão para visualizar conforme suas atribuições e responsabilidades.
A criação de diferentes cards para as tarefas, sinalizadas por etiquetas associadas ao blog ou rede social, dá mais dinamismo ao planejamento. Cada card permite incluir informações que vão desde o briefing do post até o checklist com todas as atividades que precisam ser realizadas até que o conteúdo esteja publicado.
Excel
A ferramenta de edição em planilha permite criar calendários pré-programados usando templates para auxiliar o controle das publicações. Um ponto positivo é a possibilidade de construir um calendário editorial para cada ano, separado por abas, dentro de um mesmo arquivo.
Google planilhas
As planilhas do Google Drive são também uma boa forma de montar um calendário editorial com a vantagem de que são disponibilizadas online, facilitando o acesso interno e externo por qualquer pessoa que tenha permissão por compartilhamento.
Google Calendar
Uns dos mais usuais formatos de calendário editorial, que permite a criação de eventos para cada uma das postagens, convidar outras pessoas da equipe e de ativar alertas para te ajudar a se lembrar das tarefas.
Qual a melhor frequência para postar em um blog?
Após a escolha da ferramenta, antes mesmo de iniciar a produção de conteúdos, é importante definir com que frequência os textos serão publicados no blog. Essa é uma decisão que influencia não só a estratégia, mas a determinação da quantidade a ser produzida.
Uma publicação mais frequente mantém o blog ativo e atualizado, especialmente, se for uma página com informações relevantes para o público. Escolher essa periodicidade ajuda no engajamento, já que os usuários interessados sempre voltam para conferir as novidades.
É fundamental que seja uma frequência com garantias de cumprimento para evitar a desatualização e redução do tráfego por falta de conteúdos novos e atrativos. Você pode também pensar em estratégias para as redes sociais mais populares como Facebook, Instagram e até mesmo LinkedIn, de acordo com o público que se deseja atingir.
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