Branding: o que é e por onde começar

Quais são os benefícios do branding?

Uma marca forte, reconhecida com facilidade no mercado, tem por trás uma série de ações para construir e fixar uma imagem na memória dos consumidores. É assim que o branding se faz uma das mais importantes ferramentas aliadas do plano de marketing.

Em uma era digital, acelerada e repleta de oportunidades, vencer os concorrentes requer muito mais do que um produto ou serviço de qualidade. É preciso agregar valor à experiência e fazer com que público, de modo geral, associe a marca com um pensamento positivo.

Neste post você confere o conceito de branding, seus tipos, importância e benefícios. Continue lendo e veja os principais elementos dessa estratégia e como uma agência especializada pode ajudar nesse processo!

O que é branding?

Ao contrário do rebranding, a gestão que engloba estratégias de marketing com o objetivo de construir uma imagem positiva de determinada empresa por meio da marca. O branding utiliza um conjunto de ações de longo prazo a fim de “plantar” uma imagem positiva na memória do consumidor.  

As estratégias visam uma comunicação criativa, que estabeleça uma conexão com o público e desperte gatilhos mentais favoráveis. A ideia é despertar emoções e sensações que conduzam o consumidor em sua jornada de compra até chegar à decisão de escolher determinada marca e não a do concorrente.

Tipos de branding 

Existem diferentes formas de fazer branding, o que depende dos objetivos de construção e posicionamento de marca. Veja:

  • Branding corporativo ou branding comercial – uso de elementos que permitem identificar uma empresa no mercado;
  • Branding do produto – uso de elementos que permitem identificar as características e particularidades de um produto, no intuito de mostrar que se trata de algo único e diferenciado;
  • Employer branding – uso de elementos que façam com que a empresa seja considerada um excelente lugar para trabalhar, cultivando uma imagem positiva na mente dos colaboradores e dos potenciais futuros talentos;
  • Branding pessoal – uso de elementos para promover uma imagem individual;
  • Branding em redes sociais – uso de elementos que permitem uma comunicação personalizada com os usuários, de acordo com o perfil de cada rede;
  • Branding político – usado nas campanhas eleitorais como estratégia para convencer a população sobre as propostas e intenções de um candidato;
  • Country branding – uso de elementos para elevar o interesse de turistas e acionistas para determinado país, fomentando a exportação e a economia.

Qual é a importância do branding?

O objetivo essencial do branding é estabelecer um posicionamento de marca que gere autoridade, confiança e credibilidade. Com um planejamento estruturado, gestão e promoção adequadas, as ações vão se alinhando e direcionando a percepção do público a favor da empresa.  

As estratégias potencializam a visibilidade e, consequentemente, o entendimento da marca como importante e necessária para os consumidores.  Um branding bem executado ajuda a empresa a crescer, mostrar seu valor e se estabelecer no mercado.

Como se trata da gestão de uma marca, aos poucos o público vai entendendo que muito mais do que vender produtos ou prestar serviços, a marca deseja humanizar a relação com consumidores, criando uma identidade própria que esteja em sintonia com os valores de quem ela deseja alcançar no mercado.

O branding é fundamental em um mundo altamente competitivo, que demanda esforços das empresas para atrair e converter leads diariamente. O cliente da atualidade, muito mais do que preço e qualidade, espera ter seus problemas resolvidos e sentir que é importante para a empresa.

Com propósitos comuns, filosofia semelhante e posicionamento em consonância com as crenças e valores, as chances de fidelização são maiores. O branding conecta esses aspectos ao passo que promove uma experiência individual única e por vezes transformadora.

Branding

Quais são os benefícios do branding?

Há muitas vantagens em gerir a marca com a intenção de fazer com que as pessoas percebam a empresa de uma maneira diferenciada. A aplicação do branding traz benefícios como:

  • Confiança;
  • Reconhecimento;
  • Aumento das vendas;
  • Percepção de valor comercial;
  • Geração de novos clientes;
  • Fidelização dos colaboradores.

Qual é a diferença entre branding e posicionamento de marca?

Enquanto o branding reúne diversas ações e estratégias para construir uma marca e tornar a empresa única na visão do mercado, o posicionamento é a forma com a empresa é apresentada e interage com as pessoas que compõem esse mercado. 

Quais são os elementos principais do branding?

Para colocar as estratégias em prática, o branding se vale de alguns princípios. Acompanhe!

Naming

Um plano efetivo de branding começa pela criação de um nome que seja competitivo e diferenciado. Para isso, são levados em conta fatores sociais, psicológicos e de marketing, para representar os valores da empresa e, ao mesmo tempo, corresponder às expectativas de um público com perfil previamente estudado — mapeamento de personas.

É importante atentar para a originalidade e impacto sem, contudo, deixar de pensar na facilidade da pronúncia e lembrança dos consumidores. O nome da marca pode conter apenas uma palavras, várias ou expressões, inclusive formadas por acrônimos.

Valor

O consumidor precisa identificar o valor da marca, ou seja, algo intangível, que seja valioso e agregado ao preço do produto ou serviço. O valor diferenciado de uma marca é único e não pode ser negociado e é exatamente o que gera a personalização e preferência.

Propósito

Os motivos de criação e existência de uma empresa devem refletir em sua marca, mostrando que há objetivos maiores do que apenas ganhar dinheiro. Uma marca forte precisa impactar de forma positiva e ampla, atingindo um número maior de pessoas com sua filosofia de vida e de contribuição para o mercado.

Identidade corporativa

Das cores ao design do logotipo, seja do nome ou de uma imagem, a identidade corporativa precisa ser bem-definida. A memória visual de grande parte do público consumidor faz associações gráficas importantes, atraindo o cérebro para uma comunicação com linguagem que inclui símbolos, textos, cores, ícones, facilitando o reconhecimento da marca em qualquer lugar.

Posicionamento

Estar no lugar certo, no momento exato coloca uma marca em posição de vantagem no mercado. O posicionamento adequado faz com que a empresa se diferencie e se destaque em meio a tantos concorrentes, se desdobrando em fatores relevantes como confiabilidade, credibilidade e fidelidade.

Como fazer o branding

As aplicações de branding não são simples, porém, com o planejamento certo é possível ir além e ser mais uma empresa ou negócio no mercado. Para começar a gerir a marca da empresa é preciso investir nas ações certas.

Invista na construção da marca

Se você ainda não possui uma marca, precisa construir e se possui, mas sente que está faltando um diferencial, deve reformular. Esse é o primeiro passo que demanda definições:

  • Identidade visual – cofres, logo, tipografia, manual de criação da marca;
  • Posicionamento – valores, tom de voz, linguagem, canais, conteúdo.

Escolha o ponto de venda mais adequado

O PDV é onde o público terá contato com a empresa, seus produtos e serviços, logo, precisa ser estratégico, que evidencie a identidade visual. O ambiente pode tanto ser uma loja física quanto um site, desde que o espaço favoreça a conexão, reforce o posicionamento e fortaleça a imagem da marca.

Ofereça um bom marketing de conteúdo

O conteúdo relevante e esclarecedor tem grande relevância no branding, pois é capaz de guiar a percepção do visitante. Quanto mais informativo e diversificado, maiores serão o interesse e a chance de avanço até chegar à decisão de compra. E não esqueça de usar SEO para seus conteúdos aparecem na primeira página do Google.

Utilize as redes sociais

Diariamente milhares de usuários acessam as redes sociais em busca de novidades, promoções e oportunidades. As publicações ajudam a enfatizar o posicionamento e compromisso, fortalecendo a imagem criada e valores que caminham junto com a marca.

Exemplos de branding e gestão de marca

Marcas como Coca Cola, Nike, McDonalds, Apple, Red Bull, Nubank, Dove, Airbnb, que atuam em diferentes nichos são algumas que inspiram pela criatividade de branding. Cada uma se destaca por evidenciar o que tem de mais forte, seja propósito, valores, personalidade, slogan, herança ou história da marca.

Quer saber sobre Rebranding? Leia nosso conteúdo:ReBranding: o que é e quando fazer

Conte com a N Digitais para gerir a sua marca

Como agência especializada, a N Digitais pode ajudar você a construir uma marca forte e gerenciar sua imagem para permanecer no mercado e na memória dos consumidores por um tempo duradouro.

Nosso trabalho consiste em realizar um estudo minucioso de mercado, conhecer e analisar o perfil do público, mapear a persona, avaliar a concorrência e propor estratégias de branding personalizadas, de acordo com seus objetivos enquanto marca.

Se você gostou do post e deseja estabelecer sua marca no mercado e ter um posicionamento de destaque conte com a expertise da nossa equipe. Entre agora mesmo em contato com a gente!

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