Automação de marketing: otimize a sua presença digital!

O que é automação de marketing

Negócios que atuam no ambiente online precisam de recursos e ferramentas que permitam aumentar a visibilidade da marca. Com isso, a automação de marketing é fundamental para garantir que as ações alcancem o público-alvo desejado.

Para despertar o interesse de visitantes e leads, o marketing digital oferece uma série de estratégias e possibilidades. É importante contar com a tecnologia para ampliar a presença digital em meio a tanta competitividade.

Neste post você vai entender o que é a automação de marketing, suas vantagens e principais aplicações. Continue lendo e veja como fazer da automação um importante instrumento para campanhas da sua empresa!

O que é automação de marketing?

Engloba o uso de ferramentas tecnológicas para automatizar e otimizar as ações de marketing, permitindo um processo mais simplificado. Com a automação é possível reduzir o trabalho manual, bem como as falhas, trazendo mais segurança e eficiência nas ações.

É um dos principais recursos de nutrição de leads e condução em sua jornada como consumidor estimulando o avanço pelo funil de vendas. Seu uso permite personalizar, aprofundar e manter o relacionamento com os leads.

Quais são as vantagens da automação de marketing?

Além da modernização que a automação de marketing proporciona, outros benefícios de uso são percebidos de médio a longo prazo:

Nutrição de leads

A captação e nutrição de leads é um dos maiores desafios das marcas no ambiente online, seja pela infinidade de alternativas do mercado ou pelo comportamento exigente do próprio consumidor, que já não aceita uma oferta sem antes avaliar as opções.

É preciso desenvolver estratégias e ações, com uma abordagem mais personalizada, com base nos desejos e necessidades de um público segmentado. A nutrição é fundamental para que o lead identifique o valor na oferta e passe a cogitar a compra.

Funil de vendas eficiente

Uma nutrição bem-sucedida aumenta as chances de avanço pelo funil de vendas, mesmo que o lead ainda não demonstre claramente sua intenção de compra. Os estágios são trabalhados com foco nos problemas, apresentando soluções reais ao futuro cliente.

O processo é delineado com mais eficiência e otimização, tanto de tempo quanto de recursos, melhorando cada vez mais o relacionamento em busca da conversão. Os leads demonstram o que precisam e a empresa está a postos para oferecer as melhores alternativas.

Comunicação ágil e personalizada

Com a automação, a comunicação entre marca e leads ocorre em momentos mais oportunos, o que estimula sua evolução natural pelo funil. As ferramentas tecnológicas são eficazes na personalização, uma vez que possibilitam a segmentação do público, com análise minuciosa do perfil que será abordado.

Escalabilidade

O objetivo de toda marca é crescer, aumentar as vendas e ter mais clientes mantendo os custos lá embaixo, por isso, a escalabilidade faz parte das vantagens de investir na automação de marketing.

Entre ferramentas, capacitação do time e estratégias personalizadas, as ações são direcionadas para o acerto. A automação cria um fluxo de processos mais fácil de acompanhar, monitorar e mensurar para saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

Redução de falhas e gastos

O trabalho manual está passível de erros, muitas vezes por desatenção ou sobrecarga  e a automação pode reduzir ao máximo essas incidências. Muitas ações e atividades são comandadas pela tecnologia, de modo automático, o que minimiza o risco de uma abordagem equivocada, por exemplo.

A redução do custo de aquisição de clientes (CAC) é também um fator que justifica a adoção da automação de marketing. Com o mapeamento e maior assertividade das ações é possível que a empresa tenha que desembolsar valores mais baixos na conquista de novos clientes.

Aumento de produtividade

Mais uma vez, o trabalho manual, pode ter falhas e demandar mais da equipe, em processos mais lentos e difíceis de acompanhar. A automatização elimina diversas etapas tornando as atividades mais enxutas e objetivas, gerando um ciclo de vendas menor.  

Exemplo disso é que um só e-mail marketing pode ser criado e disparado para uma grande quantidade de leads, ao mesmo tempo. Já não se perde tempo com digitação, conferências e verificações de respostas, pois a tecnologia fornece informações e dados de forma automática.

Maior tempo para focar no negócio

No marketing, muitas ações são operacionais partindo de uma estratégia para atração e conversão de leads. As reuniões de brainstorming e planejamento são essenciais, porém, o fluxo de trabalho e processos se torna mais dinâmico com as tarefas automatizadas.

Assim, enquanto várias ações se desenvolvem automaticamente, os times podem se concentrar nos planos para o pós-conversão. No marketing, a criação de novas estratégias, no comercial a preparação para atender ao lead que está prestes a ser um cliente.

Principais usos da automação de marketing

Principais usos da automação de marketing

As aplicações da automação de marketing devem ter direcionamento de uso para garantir eficiência e resultados. Veja onde as ferramentas tecnológicas podem surtir resultados significativos para o negócio.

Fluxos de Automação

O fluxo automatizado de marketing e vendas melhora a comunicação e interação entres os dois departamentos, uniformizando as informações. É comum ocorrer divergências de entendimento quanto a um lead estar pronto para a decisão de compras — ter os processos automatizados permite um alinhamento mais consistente entre os times envolvidos.

E-mail marketing

A abordagem por e-mail é uma das estratégias mais utilizadas pelo marketing para iniciar uma interação de prospecção de leads. Os disparos são feitos a partir de uma ação de interesse demonstrada pelo público, o que pode ser a assinatura da newsletter ou download de um material rico.

O importante é construir uma mensagem relevante para nutrir o lead e fazer com que ele busque mais informações ou soluções para o problema que está enfrentando. O e-mail marketing tem a função de aproximar o lead da marca, imprimindo personalização e certa pessoalidade em seu conteúdo.

Segmentação da base

A segmentação é uma fase de grande importância dentro do marketing e pode ser melhorada com a automação. Ao segmentar o público na prospecção B2B ou B2C, os e-mails são direcionados de acordo com os perfis de interesse dos leads para aumentar o potencial de engajamento.

A ferramenta utilizada se vale de aspectos e características segmentadas para ajudar no processo e em toda a jornada. Uma segmentação eficaz gera dados importantes para alimentar os indicadores sobre o comportamento dos leads abordados como taxa de abertura e taxa de clique.

Geração, atribuição e monitoramento de Leads

A geração de leads dá início a uma relação que visa a transformação de um consumidor em cliente ativo e fidelizado. É o pontapé para uma série de ações a partir do interesse demonstrado em algum momento de contato com a marca.

A automação de marketing permite que os times atuem mais embasados, sempre monitorando o comportamento do lead. Dessa forma, as estratégias são aplicadas de acordo com o estágio do funil de vendas, fazendo com que a jornada seja fluída e produtiva.

Integração de sistemas

O trabalho conjunto de marketing e vendas é primordial para que a empresa atinja seus propósitos de crescimento e saúde financeira. Acontece que nem sempre o diálogo é positivo, considerando as diferenças de entendimento sobre o melhor momento e estratégias de abordagem.

Os sistemas integrados criam um fluxo padronizado e personalizado de ações, otimizando os processos codependentes. Se a ferramenta usada pelo marketing conversar diretamente com o CRM de vendas, os dados e informações serão os mesmos, possibilitando uma sequência favorável de contato e relacionamento com leads e clientes.

Geração de relatórios

Os dados gerados em sistemas automatizados fornecem elementos para os  indicadores e métricas, usados nas análises do marketing. Os números são transformados em informações confiáveis, base dos relatórios que chegam às mãos dos gestores que precisam ter segurança na tomada de decisão.

Como fazer automação de marketing?

Antes de introduzir a tecnologia e suas ferramentas no marketing da sua empresa visualize sua aplicabilidade para que as ações sejam efetivas. Considere esses passos como essenciais na busca pela melhoria e crescimento, ao aderir à automatização dos processos:

Automação de marketing com a N Digitais: entenda as nossas soluções

Quando falamos em suporte especializado é porque o marketing digital possui milhares de possibilidades a serem exploradas. A automação é um mecanismo de uso, porém é preciso ter expertise para entender o mercado e assim desenvolver estratégias mais adequadas.

Em uma agência de marketing como a N Digitais, todos os profissionais são capacitados e preparados para traçar um plano específico para cada cliente. É aí que entra o nosso diferencial, pois atuamos de acordo com as necessidades e objetivos da marca, otimizando tempo e dinheiro.

Nosso trabalho é pautado nos resultados que podem ser alcançados com todos os recursos e ferramentas disponíveis para o marketing. Desenvolvemos um plano consistente de ações para que o lead chegue ao departamento de vendas pronto para a conversão e seja um cliente de vínculo longo.

Com a N Digitais você não precisa se preocupar com a parte operacional, pois cuidamos de todo o fluxo, desde o planejamento até a construção e gerenciamento do site. Enquanto isso você pode se dedicar ao core business e tomar decisões seguras a partir dos relatórios gerados pelo nosso time.

Ficou interessado? Então aproveite e entre no nosso site para conhecer todos os serviços da N Digitais e saber que somos o parceiro ideal para impulsionar sua marca para aumentar a vantagem competitiva da sua empresa!

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