Com um ambiente online altamente competitivo, para que as estratégias de divulgação e impulsionamento da marca sejam eficientes é fundamental contar com o conhecimento e expertise de uma agência de marketing digital.
O trabalho personalizado de uma agência, consegue, por meio de um time de especialistas capacitado e dedicado ao estudo e análise do mercado entregar resultados mais alinhados com os objetivos do negócio.
Neste post você vai saber tudo o que precisa sobre os serviços e benefícios de contratar uma agência de marketing digital. Continue lendo e veja como escolher uma agência parceira para a sua empresa!
O que é uma Agência de Marketing Digital?
Basicamente, é a empresa especializada na promoção da marca e produtos de outra empresa no ambiente online, usando estratégias que envolvem divulgação e relacionamento, com foco na conversão em vendas.
Com a popularização do marketing voltado para a web, as agências passaram a oferecer serviços mais especializados. As ações são desenvolvidas nos diversos canais da internet, de modo personalizado para interagir e alcançar o perfil de público desejado.
Embora aproveite o conceito do marketing tradicional, no que envolve planejamento, criação, divulgação e uso de mídias, o marketing digital incorpora algumas áreas como Conteúdo, SEO, performance, monitoramento de métricas, adaptando toda a abordagem e linguagem para a web.
O que faz uma agência de marketing digital?
O papel de uma agência de marketing digital vai além do uso de conceitos, aplicações e ferramentas. No entanto, o serviço é ramificado para identificação e aproveitamento das melhores oportunidades.
Veja como trabalha a equipe dentro de uma agência especializada:
Planejamento estratégico
No topo da lista de atividades desenvolvidas em uma agência para seus clientes está o planejamento. Nessa etapa são coletadas informações detalhadas sobre o negócio, o mercado e os concorrentes.
É o momento de entender as necessidades, analisar as demandas e ofertas do mercado, bem como saber como a concorrência tem atuado. O planejamento estratégico permite traçar um plano mais direcionado, onde os objetivos, estratégias, orçamentos, cronogramas e indicadores estejam alinhados com o que se espera de resultados.
Gestão de canais e estratégias
As oportunidades online são infinitas, mas é preciso saber o que, como, quando e onde fazer as publicações para alcançar os resultados almejados. A agência de marketing é responsável por gerenciar os canais digitais e desenvolver estratégias específicas para cada um deles.
A partir das análises dos especialistas, é possível definir as campanhas e tipos de anúncios – mídia orgânica ou mídia paga – com gerenciamento e acompanhamento da performance, para continuar investindo no que está dando certo e corrigir ou recuar nas ações de pouco engajamento.
Anúncios online
Entre as atribuições de uma agência de marketing digital está a criação dos anúncios online, ou seja, divulgar a empresa na web com a intenção de gerar vendas e conversões para o negócio. Nesse processo a agência define os objetivos, segmenta o público das campanhas, gerencia os recursos financeiros e monitora o desempenho.
Produção de conteúdo
Toda e qualquer estratégia de marketing digital demanda a produção de conteúdo relevante e diferenciado, para chamar a atenção do público-alvo e estimular uma ação favorável.
Seja para a otimização de um site, criação de um blog, publicação nas redes sociais, veiculação de um anúncio, o conteúdo é usado para atrair, gerar e nutrir leads e manter os clientes bem-informados, levando sempre em conta a jornada de compra e os estágios do funil de vendas.
Desenvolvimento de sites
É também uma responsabilidade de uma agência contratada para cuidar do marketing digital, desenvolver o site da empresa. O time de desenvolvedores é capacitado para programar sites e blogs, landing pages, hotsites e até mesmo aplicativos mobile, softwares, entre outros.
Mensuração de resultados
Depois de planejar e executar as estratégias e ações digitais é hora de acompanhar, monitorar e mensurar sua efetividade. Por meio de métricas e indicadores, a agência consegue verificar se o que foi planejado e programado atendeu, não atendeu ou superou as expectativas.
São números que devem ter um acompanhamento recorrente, trazendo melhorias contínuas e chances de fazer correções em tempo hábil. A mensuração de resultados consegue enxergar os impactos positivos e negativos que as ações trouxeram para o negócio.
Quais são as vantagens de contar com uma agência de marketing digital?
Uma das principais dúvidas de muitos empreendedores é se vale a pena contratar uma agência especializada para cuidar do marketing digital. O fato é que com uma capacidade maior de entrega, uma agência pode contribuir e muito para alavancar os resultados de um negócio na web.
Selecionamos os principais benefícios de terceirização dos serviços!
Profissionais especializados
Uma agência de marketing digital é composta de profissionais com formação, conhecimento e experiência em áreas como SEO, redes sociais, e-mail marketing, mídia orgânica, mídia paga, design, planejamento, desenvolvimento web, por exemplo.
Dependendo da demanda, o trabalho pode se concentrar em um grupo menor ou ser dividido entre a equipe, de acordo com as especialidades. O mais importante é que todo o projeto será desenvolvido por quem entende do assunto e acompanhado do início ao fim de cada campanha.
Economia com ferramentas e softwares
O uso de ferramentas e plataformas é essencial para o marketing digital e demanda investimento, o que você pode economizar com terceirização. É que com a contratação da agência, não será necessário fazer aquisições específicas, pagando apenas pela prestação dos serviços.
Leve também em conta que uma ferramenta nova exige conhecimento para saber utilizar, logo, você também economiza com treinamentos para a equipe. O custo-benefício deve ser colocado na balança, quando o assunto é investir em algo que ainda terá sua eficiência atestada.
Foco na empresa
Essa é uma das grandes vantagens de contratar uma agência especializada em marketing digital. Além de não ter que fazer mais contratações ou designar colaboradores de outras áreas para cuidar das campanhas e divulgações.
Se contar que você terá mais tempo para se dedicar ao core business, podendo acompanhar a execução e desempenho das campanhas, enquanto prepara as estratégias e ações de vendas decorrentes dos resultados obtidos.
Estratégia escalável
O sonho de todo empreendedor é ter um crescimento escalável, ou seja, sem a necessidade de grandes investimentos em estrutura, ferramentas e mão de obra.
O marketing digital é um grande potencializador de negócios escaláveis com ações geradas por Inbound marketing ou marketing de atração, otimizando as estratégias de vendas a partir da produção de conteúdo e nutrição de leads.
Como escolher uma Agência de Marketing Digital?
Escolher uma boa parceria para a condução das ações estratégicas de marketing digital é um desafio e tanto, especialmente se você não tiver um conhecimento aprofundado sobre a área.
No entanto, alguns aspectos e características são obrigatórios em uma agência, para transmitir confiança e segurança ao cliente. Veja o que observar antes de contratar uma agência!
1. Identifique as suas necessidades
Na intenção de terceirizar o marketing digital, quais são as necessidade das sua empresa? Pode ser o gerenciamento da marca nas redes sociais, criação de campanhas sazonais ou reposicionamento da marca no mercado.
Antes de fechar um contrato, saber quais são as demandas para o negócio, se tratando da presença online ajuda a identificar a melhor agência para conduzir um planejamento mais adequado e capaz de superar as expectativas.
2. Investigue o histórico e reputação da agência
Tome um tempo para pesquisar sobre a agência, seu histórico de atuação e reputação no mercado. A confiança é a base de qualquer parceira de negócio, o que não pode ser diferente, especialmente porque você vai transferir a responsabilidade de promoção da sua marca para esse novo parceiro.
A melhor forma de avaliar uma agência que atua online é analisando seus cases, se possível converse com clientes ativos ou que passaram pela agência, confira os depoimentos, avaliações na internet e até mesmo, os comentários nas postagens das redes sociais.
3. Entenda as especialidades da agência
Algumas agências atuam por setores ou nichos, o que direciona suas atividades e podem influenciar no modo de atuação. Há quem atue somente no mercado imobiliário, turístico, moda, por exemplo.
É importante contar com a expertise de uma agência que conhece e entende bem o seu nicho e que será capaz de compreender suas necessidades e como explorar as oportunidades do mercado online.
4. Analise o porte da agência de marketing digital
Pode não parecer, mas o porte da empresa exerce influência na sua decisão, uma vez que é preciso saber se a agência tem estrutura e equipe suficientes para atender seu negócio com qualidade e nível de precisão.
Vale salientar que a avaliação aprofundada de todos os requisitos é o que vai ajudar em uma tomada de decisão acertada.
Talvez uma grande agência com uma carteira extensa de clientes tenha estrutura e não consiga dar a atenção merecida ou seu negócio, ao passo que, uma agência com estrutura e equipe menores esteja mais disponível para uma dedicação exclusiva às suas necessidades.
5. Analise o seu orçamento
O orçamento é mandatório quando o assunto é fechar um contrato de parceria, ou seja, um custo que deve estar dentro das possibilidades da sua empresa. O barato pode sair muito caro se você não souber avaliar os prós e contras dessa contratação.
Tenha equilíbrio na hora de avaliar a proposta da agência, estabelecendo uma relação entre o valor cobrado, os serviços que serão prestados e os resultados que se almeja das ações executadas.
Conte com a N Digitais
As atividades de marketing digital são estratégias e não geram resultados do dia para noite, por isso, escolher uma agência de marketing digital é uma decisão que demanda avaliação criteriosa sobre o que a empresa espera e o que a agência é capaz de entregar ao cliente.
Na N Digitais você encontra tudo o que precisa para gerar campanhas completas e assertivas, desde o planejamento até o monitoramento das ações. Nossa equipe de especialistas, acostumada a grandes desafios, é capacitada e preparada para desenvolver projetos personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente.
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