Business Intelligence: conheça mais sobre o B.I em empresas!

O que é e como funciona o Business Intelligence?

A cultura Data-Driven, de orientação por dados, está mais do que consolidada no universo corporativo. No entanto, não basta apenas gerar, mas transformar esses dados em informações confiáveis e é aí que entra o Business Intelligence (BI).

Em uma empresa, diariamente muitos dados são coletados, originados de todas as áreas, especialmente as que realizam atendimento. Com uma infinidade de elementos para análise é preciso filtrar o que é mais relevante, usando ferramentas como o BI.  

O objetivo deste post é apresentar o conceito do Business Intelligence, como funciona e quais são as vantagens do método. Continue lendo e veja como implementar no BI na sua empresa de forma correta!

O que é e como funciona o Business Intelligence?

Business Intelligence (BI), de tradução livre Inteligência de Negócios é uma aplicação que envolve o uso de tecnologia, processos e metodologias. O objetivo é transformar uma grande quantidade de dados gerados em informações para análises gerenciais.

Sua utilização se tornou mais acentuada com o surgimento do Data-Driven, conceito que estimula o uso de dados para orientar e subsidiar decisões. Nesse cenário, os dados são coletados, filtrados e minerados, passando pelo BI para chegar às informações necessárias.

O BI se divide em etapas:

Coleta de dados

De início, os dados originados aleatoriamente de várias fontes, se concentram em tipos de aplicações como o Big Data, por exemplo. Em sua forma bruta é quase impossível interpretar e compreender uma mensagem clara. 

Organização e análise

No próximo passo é  preciso, então, passar pela mineração, para identificar o que é importante para o negócio. Tudo é considerado, levando em conta critérios e parâmetros de filtragem para direcionar os dados conforme o que deseja de anális:

  • produtividade;
  • posicionamento de mercado;
  • engajamento do público;
  • oportunidades de negócio, entre outros. 

Ao organizar os dados dentro de determinados padrões, a gestão terá melhor visão de desempenho das áreas e dos times. Nessa etapa, são usados recursos como relatórios, mapas, gráficos, painéis e planilhas.

Tomada de decisão

A organização, transformação e direcionamento dos dados, naturalmente, cria um histórico numérico ou analítico de informações privilegiadas. Com elas, a gestão consegue agir com precisão sobre o alvo das análises. 

Vamos imaginar a utilização do BI para mensurar a eficiência de uma campanha de marketing digital para alicerçar o planejamento do ciclo de vendas. São muitas análises que podem ser feitas sobre o comportamento de leads, consumidores e clientes que ajudam a definir os melhores métodos de abordagem e conversão.

Quais são as vantagens do Business Intelligence em empresas?

Quais são as vantagens do Business Intelligence em empresas?

Fácil e simples de aplicar, podemos dizer que o BI é um dos métodos mais eficazes se tratando do uso de dados. São muitos os benefícios para uma empresa, a começar pela descomplicação de um processo, já que é quase impossível coletar, filtrar e minerar dados de forma manual. 

Na sequência, veja alguns motivos para ter o Business Intelligence como ferramenta aliada do seu negócio!

Estruturação do planejamento estratégico

Um bom planejamento demanda informações que ajudem a direcionar as estratégias e ações pensando no custo-benefício para a empresa. Como os dados fundamentam as decisões, o BI contribui para uma estruturação enxuta e transparente, com visualização mais abrangente e clara de resultados. 

Mais agilidade para a tomada de decisões

Antes os gestores precisavam reunir os responsáveis de cada área e solicitar relatórios para tomar decisões. A modernidade tecnológica e de inteligência trouxe ferramentas como o BI que proporciona maior celeridade das análises, permitindo uma resolução mais rápida sobre o que deve ser feito. 

Aumento da eficiência e da produtividade

O uso de aplicações inteligentes e ferramentas automatizadas para levantamento de informações reduz a margem de erros.Isso faz com que a empresa se torne mais eficiente e produtiva, do ponto de vista de saber a hora certa de agir, o que utilizar para ter bons resultados e como manter essa conquista. 

Identificação de problemas e oportunidades

Durante o processo de coleta, filtro e mineração dos dados, antes mesmo de transformar em informações e relatórios para análise, o BI sinaliza pontos fortes e fracos, ou seja, aponta problemas e soluções a serem aprofundados. 

Essa visualização antecipada possibilita um olhar mais criterioso sobre o que pode ser bom ou ruim para o negócio. Com isso, a equipe responsável por conduzir a aplicabilidade do BI consegue dar um suporte ainda mais consistente à gestão. 

Antecipação de demandas do mercado

Sendo o BI um instrumento de análise e decisão, dependendo do modo como é aplicado dará total condição de a empresa se antecipar em suas estratégias. O comportamento do consumidor tende a mostrar quais são as tendências e demandas do mercado, gerando insights preditivos para a estruturação do planejamento estratégico personalizado.

Como estruturar B.I em uma empresa?

O Business Intelligence é uma aplicação desenvolvida para facilitar a vida dos gestores, voltada para soluções e resultados. É pensando nas necessidades da sua empresa que você deve criar o plano de implementação. Para isso, considere alguns aspectos importantes:

Entenda em qual setor será aplicado

A menos que em algum setor o trabalho seja realizado manualmente, todas as atividades de uma empresa geram grande volume de dados diários. No entanto, é preciso questionar em quais áreas a aplicação do BI será mais efetiva.

Selecione os departamentos mais estratégicos, que demandam análise e influenciam as decisões. De modo geral, marketing, vendas, RH, atendimento e financeiro são as áreas que atuam interligadas e que podem ter suas informações cruzadas para a tomada de decisão.

Defina qual será o objetivo da coleta de dados

O que se pretende ao coletar os dados para análise? Essa pergunta é tão importante quanto a escolha dos setores em que o BI será aplicado. A definição dos objetivos direciona o filtro, a mineração e o direcionamento dos dados que serão transformados em informações.

Se você deseja saber quantos clientes foram atendidos dentro de um período, terá que considerar os dados gerados em todos os canais de atendimento. Já se a intenção é fazer um levantamento da receita decorrente de uma campanha, todo o mapeamento deve contemplar as métricas específicas de marketing e vendas.

Escolha quais ferramentas integrar ao seu B.I

Já sabemos que o Business Intelligence não trabalha sozinho e que é preciso associar ferramentas que são as fontes dos dados processados pela aplicação. Entre as soluções que podem atuar integradas estão sistemas ERP, CRM, planilhas, aplicativos de mensagens e até arquivo de texto.

Analise e redefina sempre que necessário

Um ponto positivo de usar dados para tomar decisões é que nenhum dia é igual ao outro e que existe uma gama de informações que podem ser analisadas. Com um acompanhamento contínuo, o gestor pode agir ou fazer correções em tempo hábil para manter a empresa competitiva e atualizada.

Conte com suporte especializado

Ter o apoio de especialistas, que conhecem bem a aplicação e sabem como utilizar seus recursos a favor do negócio é imprescindível. Se de um lado o BI é simples e fácil de usar, de outro, a definição das áreas e dos dados a serem analisados é a parte complexa do processo.

Muitos gestores entendem bem do negócio, mas não sabem ao certo como identificar a qualidade e confiabilidade dos dados. Um time especializado está sempre atento ao mercado e pode ajudar a traçar objetivos mais claros e estabelecer metas alcançáveis.

Os números não mentem, é fato, porém, quando falamos de dados que passarão por um processo de mineração e análise, é preciso cuidado. O uso adequado da aplicação exige um tipo de conhecimento mais aprofundado para junção e interpretação dos dados gerados de modo independente.

Desenvolva o Business Intelligence com o suporte da N Digitais!

Nossa agência de marketing digital possui soluções para atuação estratégica e operacional, de acordo com as necessidades da sua empresa. Antes, fazemos um diagnóstico completo para entender as demandas e propor um pacote de possibilidades personalizadas.

Nesse contexto do Business Intelligence, os serviços e ferramentas que utilizamos são implementados de modo que a orientação por dados esteja no centro do planejamento de marketing e vendas e que as decisões seja tomadas com segurança.

Se você gostou deste post e deseja saber mais sobre o nosso trabalho e como podemos dar suporte para esse desenvolvimento e potencializar o crescimento do seu negócio, fale com a gente agora mesmo!

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