Link Building: o que é, qual a importância e como fazer?

O que é link building?

O tráfego orgânico nos motores de busca tem um importante aliado na construção da rede de links para o site de uma empresa, o link building. Uma estratégia que desempenha uma função de grande importância, para oferecer uma experiência positiva ao usuário.

Assim, é possível se mostrar ao buscador como referência na área e que a página merece estar nas primeiras posições da SERP. Quando usado em conjunto com outras técnicas e fundamentos de SEO, a combinação pode resultar em um tráfego direcionado e eficiente.

Neste artigo trazemos o que é e como funciona o link building, além da sua importância para o SEO. Continue lendo e veja os erros que devem ser evitados e como usar o conceito dentro das estratégias de marketing digital!

O que é e como funciona o link building?

Qual é a importância do link building?

É a técnica de encontrar backlinks, ou seja, links de outros sites para inserir em um conteúdo, da forma mais natural possível,  estimulando o interesse do usuário. Usado estrategicamente dentro das práticas de SEO, seus principais objetivos é alcançar maior visibilidade e chamar a atenção de visitantes, consumidores, leads e clientes.

A ideia é que o link building contribua para o avanço no funil de vendas, incentivado pela série de links distribuídos ao longo de um conteúdo. A premissa de engajar para converter, faz parte dos planos de marketing que incluem a relevância do conteúdo por meio do uso correto das palavras-chave e link building.

Os backlinks são usados pelos buscadores para acompanhar o desempenho de um site e saber o quanto ele pode ser popular e relevante. As medições conseguem identificar o grau de audiência que a página é capaz de alavancar na web.

Quando bem executado, o link building sugere autoridade do site sobre determinada área ou assunto, posicionando a página em um nível mais privilegiado. O uso adequado de backlinks levam em consideração dois fatores essenciais:

Quantidade

A diversificação de domínios, ou seja, inserir links de sites variados, é uma estratégia que pode beneficiar o plano de marketing. Esse é um dos critérios adotados pelo Google para avaliar a relevância, porém, não basta apenas um bom volume de links, é preciso escolher aqueles que, de fato, façam sentido dentro do conteúdo.  

Qualidade

Aliada à quantidade está a qualidade dos links, que além da segurança de acesso devem transmitir informações confiáveis. Muitas páginas acabam sendo penalizadas quando o Google detecta conteúdo com links que não estão coerentes com as propostas de SEO.

3 principais tipos de link

No planejamento estratégico de link building é possível adotar 3 diferentes tipos de links:

Nofollow vs. Follow

Os nofollow são tipos de links de outro site usados em um conteúdo sem o interesse de rastreamento pelo Google. Nesse caso é preciso atribuir uma descrição no código do link para que o buscador não faça o rastreio.

É bastante comum quando não há a intenção de endossar o link de um site, embora seja importante para atrair tráfego e impulsionar o reconhecimento de marca.

Já os links follow possuem descrição que direciona as ações do Google para fazer o rastreamento e identificar o site terceiro correspondente ao link. Esses já transmitem maior confiabilidade e ajudam os mecanismos de busca a compreenderem o conteúdo durante o rastreamento.

Links de usuários

De modo geral, são links que o Google não entende como relevantes, por isso, alternativas menos recomendadas nas estratégias de SEO. Podem ser criados pela própria marca no intuito de promover os serviços sendo, quase sempre, de qualidade inferior, comparados às formas adequadas de link building.

Links de outros sites

Os links de sites terceiros são quase sempre inseridos de modo orgânico, por pessoas que acessam o site e fazem referências em suas páginas ou blogs. Considerados a maneira mais segura de fazer link building, esse tipo de link, em sua maioria, serve para agregar valor à leitura dos usuários, não possuindo atributos de rastreamento.

Qual é a importância do link building para o SEO?

Se no passado, os buscadores indexavam e organizavam os sites em ordem alfabética ou por diretórios como artes, esportes, notícias e outros, agora os algoritmos classificam os links quantitativa e qualitativamente para atestar a relevância de um site em sua área de atuação.

Os benefícios surgiram, mostrando a eficiência da estratégia para o SEO e por meio dos link building uma marca consegue:

– criar conteúdos mais ricos;

– aumentar os backlinks;

– ter mais autoridade nos mecanismos de buscas;

– aumento o tráfego do site/blog.

O que evitar no seu link building

As boas práticas de link building podem elevar o conceito da marca e transmitir a autoridade desejada. No entanto, alguns erros podem comprometer a estratégia e gerar penalizações do Google. Veja o que não fazer no uso de backlinks: 

– evite inserir muitos links com direcionamento para o site utilizando um texto âncora de palavra-chave exata;

– publicar os posts em diferentes sites em quantidade exagerada pode não centralizar a estratégias e deixar de gerar o efeito desejado;

– não publique artigos em sites ou blogs de parceiros que não atuem na mesma área ou gerem conteúdos que tenha relação com o seu negócio;

– artigos com conteúdo irrelevante, excessos de links direcionando para suas páginas podem não transmitir confiabilidade;

– evite duplicar o conteúdo de um guest post para publicar em outro site ou blog;

– jamais compre links, uma prática considerada ilegal e desnecessária com uma estratégia bem-elaborada.

Como fazer link building?

Depois de entender o que é e como funciona a prática de usar backlinks chegou o momento de aprender a fazer linkagens eficientes:

Crie conteúdo de qualidade

O conteúdo é a base dessa estratégia, portanto, invista em uma produção com informações relevantes e de qualidade. É preciso elevar o nível para sobressair às páginas concorrentes e aumentar as oportunidades de tráfego.

Quanto maior a autoridade sobre determinado assuntos melhores serão as chances de obter backlinks. Dessa forma, sempre que uma página de negócio similar pensar em link building seus conteúdos estarão no topo da lista de alternativas.

Encontre referências

Recorra às principais fontes de referências do seu site considerando as páginas que fazem backlink para o seu conteúdo. Assim, será mais fácil identificar oportunidades a partir do direcionamento das preferências de conteúdo.

Observe o que a concorrência faz

Acompanhar as estratégias usadas pelos concorrentes para conseguir backlinks é também uma forma de fazer link building. Observe onde e como os links são obtidos, quais são as possíveis fontes e palavras-chave orgânicas utilizadas.

Baseie-se em dados

O Google Search Console fornece dados importantes que ajudam a encontrar oportunidades de backlinks para o site. A ferramenta é gratuita e gera relatórios com os principais sites que foram vinculados ao seu em determinado período.

Assim, você consegue acessar os links e conferir o tipo de conteúdo apreciado por aqueles que fizeram direcionamento para a sua página. As chances de um novo backlink é grande, levando em conta a vinculação anterior.

Encontre links quebrados

Os links quebrados são aqueles que já não existem ou não estão ativos em um site e que podem ocorrer por ações como remoção, URL impróprio ou extinção do site de destino.

Ao detectar um link nessa condição é a hora de usar a estratégia de contato com o site para fazer a substituição e apresentar seu conteúdo como melhor alternativa. É importante fazer essa busca em sites do mesmo nicho para que a ação seja efetiva, mas acima de tudo, relevante.

Faça parcerias

Formar parcerias com sites estratégicos, que demonstram autoridade e com excelente tráfego orgânico pode gerar bons resultados. Aqui, temos o conhecido “marketing de afiliados“.

O Google não fornece relatórios de links externos, mas você pode usar ferramentas como Semrush e Ubersuggest para visualizar backlinks de possíveis parceiros.

Conte com suporte especializado

O conhecimento e expertise de quem atua diretamente desenvolvendo estratégias de marketing digital pode acelerar o processo de uso do link building e trazer resultados mais rápidos para o seu negócio.

N Digitais: seu aliado para o sucesso!

Somos uma agência especializada em marketing digital com um time capacitado para atuar em diversas frentes, entre elas, a construção de estratégias para fazer um excelente link building.

Os especialistas conhecem a fundo as técnicas e práticas de SEO, bem como o comportamento de um buscador como o Google no rastreamento de sites relevantes para posicionar no topo dos resultados. Conte com o nosso apoio para aproveitar as oportunidades do mercado por meio dos backlinks e seja uma referência em autoridade dentro do seu nicho. Entre em contato com a gente e conheça os nossos serviços!

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