Marketing para pequenas empresas: Como elaborar um plano estratégico e eficiente

Qual é a importância do marketing para pequenas empresas?

O marketing para pequenas empresas é essencial, pois fortalece a imagem da marca no mercado e potencializa o aumento das vendas. Ter um plano estruturado e alinhado com os objetivos contribui para alcançar as metas e a tão sonhada vantagem competitiva.

Com as estratégias definidas, será mais fácil acompanhar as ações e saber o que está dando certo e o que precisa ser corrigido. Definir os canais ideais e desenvolver campanhas mais assertivas aumenta as chances de atrair o público ideal para o negócio.

Neste post você confere a importância e principais elementos de um bom plano de marketing para pequenas empresas. Continue lendo e veja como fazer marketing voltado para pequenos negócios!

Quais os elementos de um bom plano de marketing para pequenas empresas?

Saiba como fazer marketing para pequenas empresas!

O marketing para pequenas empresas requer planejamento das ações de divulgação da marca que envolvem publicidade, campanhas e anúncios. Para despertar o interesse do público e vender mais é fundamental que a empresa seja vista e desejada.

A elaboração de um bom plano engloba um passo a passo com importantes elementos para nortear as ações em busca de resultados positivos para a empresa. Veja como estruturar o plano de marketing da sua empresa!

Pesquisa de Mercado

Conhecer a fundo o mercado onde a empresa está inserida traz maior entendimento das necessidades e carências do público, de modo geral. A partir de pesquisas, estudos e análise será mais fácil desenvolver e aplicar estratégias de marketing e vendas, com foco na atração e conversão de consumidores e clientes.

Definição dos objetivos

A pesquisa de mercado permite saber o que as pessoas precisam, bem como conhecer melhor as características do negócio. Esses fatores ajudam a traçar objetivos mais concretos, com definição de ações e prazos mais condizentes com a realidade.

Definição da persona

A persona é uma representação fictícia do cliente ideal, logo, um importante passo para definir e identificar o perfil do público que a empresa deseja atrair. Com base no comportamento e hábitos de consumo das pessoas, é possível definir campanhas e anúncios que dialoguem mais facilmente com usuários, visitantes e clientes.

Criação de uma proposta única de valor

Para se aproximar do público e ter a chance de apresentar os produtos ou serviços da empresa é preciso chamar a atenção do público. É primordial que, desde o início, sejam criadas campanhas e anúncios valiosos, capazes de oferecer uma experiência positiva e personalizada, mostrando ao cliente o que ele tem a ganhar ao tomar uma decisão favorável de compra.

Determinação do orçamento e das métricas

O marketing para pequenas empresas é, basicamente, o mesmo realizado nas grandes organizações, porém, com a diferença orçamentária. No entanto, a destinação de verba para as ações em empresas menores é ainda mais importante, com o intuito de direcionar os gastos para ações efetivas.

Investir em campanhas e anúncios de mídia paga demanda acompanhamento para saber se o investimento está adequado. As métricas são ideais para mapear, monitorar e medir cada uma das estratégias, identificando quais são as ações com resultados mais ou menos expressivos.

Criação de um Plano de Ação

O que, como, quando, quem, quanto, porque, esses são os pontos que ajudam a definir um plano consistente de ação. A estratégia é de grande relevância e pode atuar em conjunto com o plano de mídia na elaboração do calendário editorial com anúncios personalizados e criativos, para atrair e engajar o público certo.

As ações planejadas colaboram para que a empresa tenha um posicionamento de mercado mais adequado. Ao planejar cada etapa, pode:

– criar campanhas e anúncios mais direcionados;

– marcar presença nas redes sociais mais apropriadas;

– investir em conteúdos relevantes e educativos;

– fortalecer o contato e relacionamento com o público;

– criar materiais gráficos com propostas exclusivas;

– anunciar em veículos de comunicação de credibilidade.

Monitoramento

As métricas e indicadores fornecem dados importantes sobre as estratégias de marketing para acompanhar sua evolução e efetividade. O monitoramento das ações e do comportamento do público — visitantes, leads, usuários, consumidores e clientes — revela o nível de engajamento com a marca e fornece insights para as próximas campanhas.

Revisão

Nessa etapa, os relatórios originados das métricas mostram os pontos que podem e devem ser revisados para conectar, ao máximo, os objetivos da marca com as necessidades do público. Ao reformular ou aprimorar uma ação, as alterações feitas em tempo hábil tendem a melhorar o desempenho e, consequentemente, os resultados.

Como fazer marketing para pequenas empresas?

Planejar é essencial, mas é na prática que as estratégias e ações de marketing devem funcionar, de verdade, sobretudo no ambiente online. Veja como aproveitar as oportunidades da web e aumentar as chances de sucesso do seu negócio com o marketing!

Desenvolva a identidade visual e a marca do negócio

A identidade visual diz muito e em diversas situações é por ela que o público se lembrará da sua empresa. Portanto, dedique um tempo a pensar na imagem que você deseja ter no mercado — use cores e slogans que traduzam a essência da sua marca a ponto de permanecer na memória dos leads, consumidores e clientes.

Tenha um site e blog

Quando um usuário pesquisa sobre produtos ou serviços em buscadores como o Google, o site ou blog aparecem nas primeiras posições da lista de resultados. Assim, ter uma página bem-estruturada e com conteúdo relevante é primordial para alavancar as estratégias de marketing.

Esteja nas redes sociais

As mídias sociais são canais de atração, comunicação, engajamento e conversão em vendas, logo, marque presença digital naquelas que façam sentido para o seu negócio. Dialogar com o público online, mantém a proximidade e fortalece o relacionamento, o que facilita a jornada de compra dentro dos estágios do funil de vendas.

Faça parcerias estratégicas

As parcerias podem ser benéficas com a atração de um público maior interessado em fazer negócio com as partes envolvidas. Empresas que vendem determinados produtos podem se juntar a outras que prestam serviços em negócios similares.

Realize promoções locais e divulgue-as com antecedência

Com as promoções locais divulgadas com antecedência é possível aumentar o potencial de vendas. Invista nas aplicações de SEO local e marketing de geolocalização, para se conectar ao público próximo e ser uma solução mais rápida para seus problemas e necessidades.

Faça networking

Construa uma rede de relacionamento com fornecedores, parceiros e quem mais puder impulsionar seu negócio. O networking é muito importante para manter o negócio ativo e a imagem da marca presente no mercado.

Garanta uma boa experiência para o público

Todas as ações de marketing e vendas devem focar em um único aspecto, a boa experiência capaz de deixar o público encantado pela sua empresa. É preciso cuidar do antes, durante e depois, para corresponder às expectativas do lead, consumidor ou cliente, de modo que ele não deseje comprar ou fazer negócio com outra empresa.

Invista no sucesso do cliente

As estratégias de Customer Success ou Sucesso do Cliente miram no encantamento e fidelização, ou seja, um cliente satisfeito certamente voltará a fazer negócio. É essencial investir nas ações de vendas e, sobretudo, de pós-venda, mostrando ao cliente o quanto ele é importante e que a empresa deseja construir uma relação sólida.

Conheça a concorrência

Saiba o que o concorrente está fazendo para atrair o público e assim ter condições de  melhorar seu planejamento de marketing. A partir das ações da concorrência, avalie seus pontos fortes e fracos, identifique suas oportunidades e ameaças, criando estratégias mais alinhadas de posicionamento e atratividade.

Use SEO e Inbound Marketing

Falamos do SEO local, porém, sem deixar de lado as técnicas mais abrangentes, que envolvem todos os aspectos do negócio e sua presença online. Aposte em um SEO direcionado para otimização das buscas e invista no Inbound Marketing com conteúdo interessante e relevante para o público, que mantenha a audiência elevada, estimulando a decisão de compra.

Perceba que o marketing para pequenas empresas pode colocar seu negócio em um patamar diferenciado e igualar o desempenho com médias e grandes. Um marketing bem-feito, por profissionais capacitados, pode gerar resultados surpreendentes.

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