Copywriting: aprenda o que é e veja como implementar em sua estratégia!

Entenda o que é copywritting!

Já ouviu falar sobre copywriting? Essa técnica é muito interessante se você trabalha com marketing digital, pois pode aumentar consideravelmente o nível de atração das suas publicações.

Seja para vender mais, aumentar a sua autoridade ou conquistar mais mercado, o copywriting vai te ajudar a conquistar os objetivos que deseja.

Mas, para que a estratégia funcione, é essencial aplicá-la da forma correta e nós vamos te ajudar com isso.

Aprenda com o N Digitais como realizar copywriting e de que maneira ele pode ser útil em suas ações de marketing digital.

O que é copywriting?

Entenda os benefícios do copywritting!

Para começar, vamos definir o conceito: chamamos de copywriting o processo de escrever textos persuasivos que tem o objetivo de levar o leitor a uma ação específica. Essa ação pode ser comprar um produto, contratar um serviço ou assinar uma newsletter, por exemplo.

O copywriting é uma forma de escrita que se concentra na resposta emocional do leitor. Quem realiza esse tipo de escrita é chamado de copywriter, e ele usa técnicas de linguagem para criar uma conexão com o leitor e despertar nele um desejo ou necessidade.

Um dos maiores diferenciais dessa estratégia em relação a outras que também fazem parte do escopo do marketing digital, é que o copywriting pode ser usado em uma variedade de canais, incluindo sites, anúncios, e-mail marketing e redes sociais. Apenas é necessário adequar o formato e a linguagem, para que fique mais atraente e assertivo.

Copywriting x redação publicitária

Muita gente, que ainda não domina o conceito, acha que copywriting e redação publicitária são a mesma coisa.

Efetivamente, copywriting e redação publicitária são duas áreas de escrita que se concentram na comunicação de mensagens persuasivas. 

No entanto, existem algumas diferenças importantes entre as duas disciplinas. Entenda melhor:

– Objetivo: O objetivo do copywriting é levar o leitor a uma ação específica, enquanto o objetivo da redação publicitária é informar ou persuadir o leitor;

– Foco: O copywriting se concentra na resposta emocional do leitor, enquanto a redação publicitária se concentra na informação ou na persuasão racional;

– Canal: O copywriting é geralmente usado em canais que exigem uma resposta imediata do leitor, como anúncios, e-mail marketing e páginas de vendas. A redação publicitária pode ser usada em uma variedade de canais, incluindo anúncios, artigos, folhetos e sites.

Mas, sabe por que o copywriting e a redação publicitária sempre são confundidos? Porque podem ser complementares e usados juntas para criar campanhas de marketing eficazes.

O copywriting pode ser usado para criar anúncios ou páginas de vendas persuasivas, enquanto a redação publicitária pode ser usada para fornecer informações sobre o produto ou serviço que está sendo promovido.

Dicas de copywriting

Se você está em busca de algo que possa aumentar a sua presença digital, vale a pena investir no copywriting.

Mas, como sempre, para que ela seja uma estratégia positiva, é importante que seja bem alinhada.

Nesse caso, veja só algumas dicas que podem tornar o seu copywriting mais assertivo:

Ofereça algo “a mais” para o seu leitor

Uma das melhores maneiras de se destacar da concorrência é oferecer algo “a mais” para o seu leitor. Isso pode ser algo tangível, como um bônus, um desconto ou uma garantia, ou algo mais abstrato, como um valor agregado, como informações ou entretenimento.

Prove o que você está dizendo

As pessoas são mais propensas a acreditar em você se você puder provar o que está dizendo. Isso significa fornecer evidências para apoiar suas afirmações, como dados, estatísticas ou depoimentos de clientes.

Utilize verbos de ação nos CTAs

Os verbos de ação são essenciais para incentivar os leitores a tomarem uma ação. Eles devem ser claros e concisos, e devem deixar claro o que você quer que o leitor faça.

Por exemplo, se você está vendendo um produto, você pode usar um verbo de ação como “Compre agora” ou “Experimente gratuitamente”. Se você está oferecendo um serviço, você pode usar um verbo de ação como “Inscreva-se hoje” ou “Saiba mais”.

Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são técnicas que podem ser usadas para influenciar o comportamento das pessoas. Eles podem ser usados para despertar o interesse, gerar urgência ou criar um senso de exclusividade.

Alguns exemplos de gatilhos mentais incluem:

– Reciprocidade: Ofereça algo ao leitor gratuitamente para que ele se sinta obrigado a retribuir;

– Aprovação social: Mostre que outras pessoas gostam do seu produto ou serviço;

– Autoridade: Demonstre que você é um especialista no assunto;

– Escolha escassa: Crie um senso de urgência, fazendo com que o leitor sinta que precisa agir agora.

Faça comparações e mostre números e pesquisas

As comparações e os números são uma maneira eficaz de demonstrar os benefícios do seu produto ou serviço. Eles ajudam os leitores a entender como o seu produto ou serviço é melhor do que os concorrentes.

Trabalhe bem a palavra-chave

Se você está usando o seu copywriting para promover um produto ou serviço online, é importante trabalhar bem a palavra-chave. Isso significa usar a palavra-chave ou palavras-chave relevantes ao longo do seu texto.

Ao fazer isso, você ajudará os mecanismos de pesquisa a entender o que o seu texto trata, o que pode ajudar a aumentar o tráfego para o seu site ou página de destino.

Mostre aos leitores que podem resolver um problema

As pessoas estão mais propensas a comprar um produto ou serviço se acreditarem que ele pode resolver um problema que elas têm. Por isso, é importante mostrar aos leitores como o seu produto ou serviço pode ajudá-los.

Conte histórias

As histórias são uma maneira eficaz de conectar-se com os leitores e criar uma sensação de empatia e conexão, definidas pelo termo rapport. Elas podem ser usadas para compartilhar experiências, transmitir valores ou simplesmente entreter.

Como fazer um copywriting?

Gostou da ideia do copywriting? Então, está na hora de aprender como fazer! Nós vamos te dar algumas dicas para implementar essa estratégia em seu canal. Acompanhe!

1. Defina as informações e objetivos do conteúdo

O primeiro passo para escrever copywriting eficaz é definir as informações e objetivos do conteúdo. Você precisa saber o que você quer dizer e o que você quer que o leitor faça.

As informações que você precisa incluir dependerão do tipo de conteúdo que você está escrevendo. 

Por exemplo, se você está escrevendo um anúncio, você precisará incluir informações sobre o produto ou serviço que você está promovendo. Se você está escrevendo uma página de vendas, você precisará incluir informações sobre os benefícios do produto ou serviço.

Aqui estão algumas perguntas que podem te ajudar a criar esse roteiro:

– O que eu quero dizer?

– O que eu quero que o leitor faça?

– Quem é o meu público-alvo?

– Quais são as necessidades do meu público-alvo?

– Quais são os objetivos do meu conteúdo?

2. Crie ganchos para apresentar o produto

Depois de definir as informações e objetivos do seu conteúdo, você precisa criar ganchos para apresentar o produto. Os ganchos são frases ou imagens que chamam a atenção do leitor e o incentivam a continuar lendo.

Existem muitos tipos diferentes de ganchos que você pode usar. Alguns exemplos incluem:

– Perguntas: “Quer perder peso?”

– Declarações chocantes: “Este produto pode mudar a sua vida!”

– Histórias: “Aqui está a história de como este produto ajudou uma pessoa a alcançar seus objetivos.”

3. Explique e mostre os benefícios do produto

Depois de apresentar o produto, você precisa explicar e mostrar os benefícios do produto, além de demonstrar as razões pelas quais ele deve comprá-lo.

É importante explicar esses benefícios de forma clara e concisa. Aliás, o copywriting pode te ajudar a criar essa linha de explicações de uma maneira mais interessante.

Quer uma dica bônus? Forneça evidências para apoiar as suas afirmações. Isso vai agregar mais confiabilidade ao seu anúncio.

4. Call to action (CTA)

O call to action (CTA) é uma frase ou comando que incentiva o leitor a tomar uma ação. O CTA é o objetivo final do seu conteúdo.

Em copywriting, ele deve ser claro e conciso. Ou seja, você deve dizer ao leitor exatamente o que você quer que ele faça.

Aqui estão algumas dicas para escrever um CTA eficaz:

– Use verbos de ação fortes;

– Seja específico;

– Crie um senso de urgência.

Conte com  a N Digitais

Gostou das propostas que o copywriting tem para te oferecer? Essa é apenas uma das estratégias de marketing digital que podem fazer o seu negócio decolar.

Para conhecer opções que são adequadas e personalizadas ao seu negócio, venha falar com quem entende muito do assunto: N Digitais.

A nossa equipe de especialistas está pronta para te ajudar a tornar a sua ação muito mais rentável e assertiva.

Acesse o site e conheça mais sobre o nosso trabalho!

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