Palavra-chave: qual a importância para o marketing

Qual é a importância do uso de uma palavra-chave?

O uso adequado da palavra-chave no marketing de conteúdo é fundamental para que as estratégias digitais sejam bem-sucedidas. Isso porque ela está diretamente associada ao comportamento de busca dos usuários na internet.

A escolha de boas palavras para compor termos e frases, colabora tanto para as otimizações de SEO quanto para o direcionamento na hora da criação de páginas e sites, bem como para o desenvolvimento na produção de blogposts.

Neste post você vai entender o que são as palavras-chave e intenção por traz da sua utilização no planejamento de marketing. Continue lendo e veja sua relação com o SEO e como escolher as palavras-chave com a ajuda de uma agência especializada!

O que são palavras-chave?

O que é uma palavra-chave e como ela funciona?

Os termos compostos de uma ou mais palavras são chamados de palavras-chave ou keywords, na versão em inglês. Elas correspondem ao modo como os usuários realizam suas pesquisas nos buscadores, especialmente o Google, com o objetivo de obter respostas para dúvidas diversas.  

É importante conhecer os tipos de palavras-chave mais utilizados, entender bem como funciona cada uma delas e sua aplicação dentro das estratégias de marketing:

Head tail keywords

São palavras-chaves curtas, com 1 ou 2 palavras e significado mais abrangente, que sejam capazes de representar bem o negócio. Por exemplo, “vestido noiva” ou “bola futebol”, associam a busca a lojas de venda ou aluguel de roupas para casamento ou de artigos esportivos.

O usuário não apresenta inicialmente o desejo por uma marca ou modelo específicos ou até mesmo uma intenção real de compra. Os resultados podem despertar maior interesse e levar a um refinamento da busca, passando de genérico a específico.  

Considerando o grande volume de buscas por palavras head tails é importante diversificar o seu uso entre as estratégias e conteúdos. Assim, aumentam as chances de a empresa aparecer entre as primeiras da lista no ranking.

Long tail keywords

Também conhecidas como palavras-chave de cauda longa, as long tails são mais específicas trazendo particularidades para a busca. Aproveitando o exemplo de head tail, podemos imaginar uma busca mais apurada do tipo “vestido de noiva rendado” e “bola de futebol Puma”.

Com o detalhamento, a concorrência é menor, já que o usuário demonstra procura por algo com características mais particulares. É provável que ele já saiba onde encontrar o produto e deseja fazer uma comparação de preços para então decidir pela loja.

Intenção da Palavra-chave

Dentro das intenções de buscas, a palavra-chave possui quatro aspectos distintos:

– navegacional – mostra quando os usuários querem encontrar uma página, um site ou um local físico específico;

– informacional – mostra quando os usuários buscam resposta tanto para uma pergunta específica quanto para informações gerais;

– transacional – mostra quando os usuários pretendem executar uma ação ou finalizar uma compra;

– comercial – mostra quando os usuários procuram por marcas ou serviços.

Palavras-chave negativas

Para que o Google não associe a sua empresa a termos buscados por usuários e que não estão conectados ao seu negócio são usadas palavras-chave negativas. São palavras ou termos que impedem uma ação do buscador por entender que não há uma correlação.

O próprio Google oferece uma ferramenta “Keyword Planner” onde podem ser inseridas uma ou mais palavras referentes aos produtos ou serviços da sua empresa.

Na  busca por meio da aba de Keywords ideas, surgirão termos relacionados à palavra, sendo necessário marcar todos os “negativos”, ou seja, que não fazem sentido para a sua estratégia no momento.

Como escolher palavras-chave?

Essa é uma das etapas mais importantes da estratégia de marketing digital voltado para o conteúdo. Mais do que entender o que são e como funcionam as palavras-chave é preciso saber escolher as palavras e termos que serão usados para impulsionar o rankeamento.

Veja alguns passos importantes do processo:

Pense na persona

A persona é a figura ideal de cliente almejado pela empresa, logo, as palavras e termos devem ser pensados para atender suas necessidades e anseios. Todo conteúdo desenvolvido deve focar nas pesquisas e perguntas que o usuário fizer em sua busca.

Objetivo da estratégia

Ter um propósito bem definido para as ações de marketing é imprescindível, para direcionar o uso das palavras-chave a favor desse objetivo.

Das palavras-chave às ferramentas, vale lembrar que o sucesso do planejamento de marketing depende da junção de uma série de fatores e estratégias, personalizadas para alcançar o público em sua jornada pelo funil de vendas.

Pesquisa de concorrentes

Além de traçar os próprios objetivos e desenvolver um plano personalizado interno, quando se trata de palavra-chave é crucial saber o que e como a concorrência está usando, para não ficar atrás na disputa pela atenção dos usuários durante a busca.

Dificuldade e volume de busca Palavra-chave

Pode ser difícil e frustrante não conseguir rankear em um  volume suficiente para colocar a empresa no topo da lista de resultados. Saber utilizar as técnicas de SEO e escolher as melhores palavras-chave para uma estratégia de marketing demanda expertise e prática.

Levar em conta palavras com grande volume de busca é válido, porém sabendo que a concorrência será grande. Pode ser que os meios e ferramentas estejam adequados, mas a escolha das palavras esteja indo na contramão de um bom resultado e, nesse contexto, é importante contar com a ajuda de especialistas.

Palavras-chave e SEO

Por falar em SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca, as palavras-chave são cruciais para garantir o sucesso da estratégia, uma vez que otimização, de modo geral, impulsionada pelas keywords.

O SEO favorece o encontro das marcas pelos usuários, sobretudo, quando relaciona termos ao que a empresa oferece. Pensando no exemplo da loja de noivas, o usuário que busca “vestido de renda”, pode também pesquisar por “vestido para madrinhas”, “terno com lapela de cetim”.

Ferramentas de Palavras-chave

Existem diversas ferramentas usadas para pesquisa, planejamento e escolha de palavras-chave, no entanto, é preciso ter cuidado, pois essa é apenas uma fatia de todo o planejamento de marketing. Além do Keyword Planner, entre as mais populares estão SEMRush, Keywordtool.io e Google Trends.

Conte com a N Digitais para escolher as suas palavras-chave

Para chegar às palavras e termos ideais é preciso pensar de forma maximizada, considerar os objetivos e toda a estrutura da produção de conteúdo. As palavras-chave são úteis e eficientes, quando empregadas da forma correta e de maneira estratégica.

Para além de pensar no rankeamento, uma boa estratégia de marketing de conteúdo deve priorizar a relevância e qualidade das informações repassadas ao público. Na maioria das vezes, o usuário chegará ao site, blog ou rede sociais, por meio dos resultados de busca, mas é por encontrar as respostas que ele permanece.

As palavras-chave ajudam a aumentar o número de acessos, mas deve ser o chamariz para ajudar sua persona a resolver seus problemas e ter uma experiência enriquecedora a ponto de se tornar um cliente fiel.

Com a ajuda do time especializado da N Digitais, você fará excelentes escolhas, de palavras-chave estrategicamente pensadas para o seu negócio. Trabalhamos em cima de fatores primordiais que vão desde o volume de busca, persona e concorrência, até as dificuldades de rankeamento da palavra-chave.

Se você gostou deste post e deseja aprimorar os conteúdos da sua empresa com boas keywords, entre em contato com a gente agora mesmo e saiba como podemos ajudar a sua empresa!

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