O sucesso do planejamento de marketing digital depende de uma série de fatores, entre eles a criação, desenvolvimento e gerenciamento das estratégias. Nesse sentido, as ferramentas Google oferecem recursos que permitem acompanhar e mensurar os resultados de publicidades e campanhas.
Da otimização dos processos ao fluxo das atividades, o Google é instrumento de suporte a todo tipo de empresa e negócio. Porém, é preciso conhecer cada ferramenta e sua utilidade, para que seja explorado o máximo de sua capacidade.
Neste post você vai conferir 14 ferramentas Google e como são utilizadas para auxiliar empresas e impulsionar negócios. Continue lendo e veja os principais benefícios de cada uma delas!
Quais são as ferramentas do Google?
O maior buscador do planeta não só viabiliza as pesquisas na internet permitindo que os usuários encontrem respostas para suas principais dúvidas, como oferece diversas ferramentas com objetivos diversos, desde organização de tarefas ao planejamento de palavras-chave.
Com isso, empresas, empreendedores e negócios se beneficiam com recursos que podem ajudar a melhorar os serviços. Veja agora como funcionam as principais ferramentas Google!
1. Google Search Console
Uma ferramenta que ajuda no monitoramento de sites e identifica seu desempenho nas pesquisas dos usuários. Com a coleta de dados, diversas análises podem ser feitas sobre impressões, taxas de cliques, segurança e detecção de irregularidades.
Também é possível saber se alguma página foi removida, se existem ações manuais realizadas pelo Google ou se há problemas que possam desenvolver elementos capazes de comprometer a experiência do usuário no site.
2. Google Ads
A plataforma de anúncios pagos do Google é um importante recurso para impulsionar um negócio, divulgando produtos e serviços. Criados em diferentes formatos, os anúncios podem aparecer nos resultados de pesquisas dos usuários, em banners de sites por meio de links patrocinados ou ainda dentro do blog.
Nessa ferramenta é você quem decide quanto pagar para veicular os anúncios definindo o acompanhamento por cliques ou impressões.
3. Google Keyword Planner
Para definir as campanhas no Google Ads, você pode utilizar o planejador de palavras-chave fazendo pesquisas por termos buscados pelos usuários. É possível analisar a relevância de uma Keyword, o volume de buscas e a dificuldade de ranqueamento.
Com a segmentação do público e entendimento das principais dores, a ferramenta Google auxilia na construção de títulos e conteúdos mais interessantes e atrativos para leads com maior potencial de conversão.
4. Google Trends
Todas as tendências dos mais variados assuntos na internet são monitoradas pelo Google Trends extraindo dados que o próprio buscador fornece. As novidades e notícias do momento geram insights poderosos para o desenvolvimento de campanhas cada vez mais alinhadas.
Com ela é possível realizar filtros de localidade, volume, temas, tempo ou palavras-chave específicas e assim entender melhor seus desempenho de acordo com os filtros.
5. Google Alerts
Sempre que surgirem novidades, notícias ou publicações sobre um tema, assunto ou tópico de interesse, o Google tem um recurso para alertar os usuários. Basta cadastrar o que se deseja acompanhar de perto, cadastrando um alerta, para receber as notificações.
Os alertas são recebidos no e-mail cadastrado, de forma gratuita, reduzindo o tempo de pesquisas, ao passo que otimiza a produtividade. Você já não precisa perder horas fazendo pesquisas ou acompanhando as atualizações, pois a ferramenta é bastante eficiente nesse aspecto.
6. YouTube
A plataforma de vídeos do Google é uma das mais populares mídias sociais do mundo, com recursos e canais que permitem à empresa desenvolver boas ações de marketing, com a publicação de diferentes tipos de vídeos.
O audiovisual é um formato interessante para públicos de perfis variados, o que permite a veiculação de assuntos e temas diversos. A gravação e edição de vídeos para o YouTube pode render negócios para a empresa, se usadas as estratégias mais adequadas de marketing.
7. Google Shopping
Com um recurso específico chamado Product Ads, essa ferramenta do Google é voltada para a compra de produtos. Os anúncios aparecem no topo da página, no resultado de pesquisas, em uma espécie de vitrine virtual com imagens do produto, nome, preço e loja.
No entanto, para aparecer resultados, é preciso ter um e-commerce e se cadastrar no Google Merchant Center, verificando o domínio. Depois disso, é preciso configurar o feed de produtos e acompanhar a performance e os resultados.
8. Google Analytics
O Google Analytics é uma das mais potentes ferramentas usadas para acompanhar o tráfego dos sites e aplicativos, com análise do comportamento dos usuários durante seu tempo de navegação, por meio de relatórios de dados coletados.
Entre os pontos de análise estão:
– número de acessos obtidos pelo site;
– termos de buscas que geraram acessos;
– tempo médio de permanência nas páginas;
– número de páginas do site acessadas pelo usuário;
– velocidade de carregamento das páginas;
– informações demográficas dos usuários;
– sessões que geraram engajamento.
9. Google Forms
Para criar formulários personalizados você pode utilizar essa ferramenta Google, inserindo um título e uma descrição. A ideia é apresentar o formulário e sua finalidade, podendo ser usado pela empresa para fazer pesquisas de satisfação interna e externa, enviar convites e solicitar confirmações, realizar testes.
O formulário é composto de questões obrigatórias ou opcionais e espaço para respostas, que podem ser abertas, de múltipla escolha, caixa de seleção ou lista suspensa. Além disso, a ferramenta possibilita também a configuração de data e hora, por exemplo.
10. Google Docs
Desenvolvida para criar e editar textos, essa ferramenta se assemelha ao Word, com funcionalidades que permitem revisar, configurar estilos e cores, inserir tabelas e imagens, tal como o Office da Microsoft.
É disponibilizado online, para compartilhamento por meio de um link e nele é possível inserir comentários e marcar outros usuários para que esses tenham acesso a uma análise, pedido de alteração ou sugestão de abordagem.
11. Google Meu Negócio
Já a ferramenta Google voltada para negócios permite que as empresas sejam encontradas com mais facilidade pelos usuários, tanto no buscador quanto no Google Maps. Basta configurar a página de um negócio inserindo informações como:
– nome;
– horário de funcionamento;
– endereço;
– telefone;
– horários de pico.
Existe a possibilidade de os usuários fazerem perguntas que devem ser prontamente respondidas pela empresa. Há também um espaço para avaliações e comentários, o que colabora para as estratégias de marketing, já que permite uma percepção maior sobre o que está dando certo e o que pode ser melhorado.
12. Google Sites
Uma plataforma intuitiva e interessante para quem deseja criar páginas da internet de modo simplificado. A ferramenta permite ao usuário escolher templates prontos ou fazer uma configuração personalizada.
Nas pré-configurações, há indicação de blocos de conteúdo em diferentes formatos, além de espaços para textos e imagens. Você pode criar um site, índices e até mesmo um carrossel de imagens.
13. Data Studio
Para criar relatórios, a ferramenta de Business Intelligence, do Google, transforma dados brutos em elementos estratégicos que ajudam a otimizar o desempenho do negócio.
As métricas e indicadores, quando alimentadas por dados confiáveis, colaboram para uma tomada de decisão mais segura. A solução pode ser usada no RH, marketing, vendas, finanças ao gerar relatórios que podem ser apresentados em gráficos de linha, barra, pizza, com mapas geográficos, tabelas dinâmicas, entre outros.
14. Google Keep
Se você deseja compartilhar listas, guardar fotos e anotações em um mesmo lugar, o Google Keep é a ferramenta ideal. No caso das listas, elas podem ser feitas por codificação de cores e rótulos para facilitar a identificação.
É possível organizar as anotações, criar etiquetas personalizadas, configurar lembretes por data, hora e local específico. Você pode baixar o aplicativo e ainda ter um Widget na tela que lembrará sobre as tarefas previstas.
Como posso acessar essas ferramentas?
Todas as ferramentas Google são acessadas a partir dos sites oficiais, ou aplicativo Google Play. Para algumas será necessário que o usuário tenha uma conta Google e faça login e assim possa usar os serviços.
Vale dizer que existem ferramentas com funcionalidades gratuitas e pagas, por isso, é bom verificar o que faz mais sentido para seus objetivos e estratégias, antes de fazer um investimento, por exemplo.
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