Benchmarking: o que é e como fazer

Entenda o que é benchmarking

O processo de observação e conhecimento sobre as práticas da concorrência serve de parâmetro para o desenvolvimento de ações mais direcionadas. Com isso, o Benchmarking se torna uma ferramenta imprescindível dentro do planejamento estratégico.

Ao monitorar o mercado e analisar o desempenho das empresas de mesmo nicho é possível identificar os pontos fortes e fracos do próprio negócio. Para buscar oportunidades e alcançar o sucesso é preciso ir além e oferecer algo ainda melhor que os concorrentes.

Neste post você confere tudo sobre o benchmarking, desde o conceito até seus tipos, vantagens e desvantagens. Continue lendo e veja também quais são os pilares da ferramenta e como uma agência de marketing pode ajudar em sua aplicação!

O que é benchmarking?

É um processo estratégico de estudo e análise da concorrência que permite levantar dados e elementos que sirvam de base para comparações. A ideia é identificar práticas executadas nas empresas que atuam no mesmo segmento e que possam ser também usadas no próprio negócio.

Com isso é possível otimizar a performance empresarial, viabilizar os recursos necessários e projetar o orçamento com um foco mais direcionado. A comparação fortalece a percepção do que pode ser aprimorado e o que deve ser descartado se tratando de estratégias e ações.

A avaliação dos produtos, serviços, projetos e processos de outras empresas gera insights importantes para melhorar o desempenho interno.

Diferença entre benchmarking e benchmark

Benchmarking é ferramenta usada para análise da concorrência e benchmark, por sua vez, é a empresa alvo do estudo, considerada um exemplo de práticas bem-sucedidas e conduta de referência dentro de um setor ou segmento.

Como funciona o benchmarking?

O que é e como funciona um benchmarking?

De forma prática o benchmarking coleta dados e informações sobre os resultados obtidos por outras empresas no mercado. Esses dados levam em conta os processos, métodos e ferramentas que os concorrentes usam para atrair e fidelizar os clientes.

Observar a realidade de empresas já consolidadas e com resultados favoráveis resulta na reorganização dos projetos e processos internos para nivelar a eficiência. Um benchmarking bem-produzido demanda planejamento, coleta e tratamento de dados para produção de uma relatório com informações confiáveis.

Entre os métodos mais utilizados no monitoramento de benchmarking estão:

– pesquisa de campo;

– participação em eventos;

– mentorias;

– fóruns especializados;

– análise de estudos.

Vale salientar que para coletar e comparar dados é preciso se embasar nos princípios éticos do benchmarking:

– legalidade – é imprescindível que os dados sejam obtidos de forma legal e transparente, preferencialmente, com a ciência e anuência da empresa observada;

– troca – preservando o senso de colaboração e parceria, é importante não só pedir informações, mas oferecer dados relevantes em troca que sejam úteis para a outra empresa;

– confidencialidade – o uso dos dados e informações de terceiros devem obedecer a um só propósito de estudo, aprendizado e replicação para melhorar o próprio desempenho, mantendo a fonte oculta, respeitando o fato de serem privados e confidenciais;

– contato – a comunicação e contato entre profissionais específicos de um lado e de outro garante não só a confidencialidade como a capacidade de atender às necessidades de coletas de dados, ou seja, o fornecimento de informações confiáveis;

– preparação – a empresa deve estar preparada para explorar ao máximo o processo de benchmarking, o que inclui saber quais são os dados necessários, como eles serão tratados e o que se espera aproveitar dos resultados.

Tipos de benchmarking

Existem diferentes alternativas aplicáveis de benchmarking, bem como propostas diferentes em cada um delas e que podem auxiliar a empresa em seus objetivos de ganhar o mercado. Veja em detalhes!

– Competitivo

Um benchmarking feito diretamente com quem compete para ter a preferência dos clientes e ser referência no mercado. Para analisar e mensurar como o negócio se posiciona em relação à concorrência podem ser usados dados oficiais com faturamento, projeções de crescimento, por exemplo.

– Genérico

Uma comparação que nem sempre tem o objetivo de competitividade direta, nem mesmo com produtos ou serviços semelhantes. Um benchmarking mais aplicado com a intenção de identificar pontos de melhoria.

– Funcional

Nesse tipo de processo, os elementos de análise são aqueles comuns a toda empresa, como a gestão financeira, o atendimento ao cliente, as vendas sem, contudo, precisar que o negócio seja o mesmo ou que exista concorrência entre si.

– Interno

O benchmarking interno observa e analisa o setores da empresa a fim de comparar as áreas e seu desenvolvimento para entender os níveis de produtividade e quais são os pontos que demandam melhoria.

– De cooperação

Firmar uma parceria para trocar experiências sob os mais diversos contextos e assim promover um crescimento conjunto é o propósito desse tipo de benchmarking. São empresas que entendem que juntas podem ser mais fortes e conquistar uma fatia maior do mercado.

Qual é o objetivo do benchmarking?

De modo geral, quando uma empresa incorpora um processo de benchmarking em sua estratégia mercadológica é porque deseja melhorar alguns aspectos importantes como o desempenho, um processo, uma atividade, uma tarefa ou uma prática.

Além desse foco principal, outros apontamentos podem ser percebidos ao longo do processo:

– entendimento dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças;

– mapeamento das tendências de mercado – segmento e nicho;

– maior engajamento dos colaboradores em relação aos objetivos do negócio por meio dos exemplos de sucesso de outras empresas;

– maior clareza dos processos, métricas e indicadores internos;

– aprendizado de gestão e planejamento a partir do exemplo das empresas analisadas;

– tomada de decisão mais segura e com base na realidade da concorrência e do mercado.

Vantagens e desvantagens do benchmarking

Como um processo que se utiliza de observação e análise, seguido de alguma ação que visa o benefício da empresa, o benchmarking traz muitas vantagens, mas é possível apresentar alguma desvantagem. Vejamos!

Vantagens do benchmarking

– descoberta de práticas de sucesso realizadas por empresas de destaque no mercado;

– criação assertiva de plano estratégico de crescimento;

– ampliação do conhecimento sobre o próprio negócio;

– identificação de tendências para se manter um passo à frente;

– formulação de argumento para propor novos investimentos para o presente e para o futuro;

– aprimoramento dos processos e práticas internas;

– motivação das equipes diante de objetivos mais concretos;

melhoria da imagem e reconhecimento no mercado de atuação;

– aprendizado prático com exemplos reais;

– redução de custos, aumento da produtividade, ampliação da margem de lucro, maior visibilidade e aumento da reputação.

Desvantagens do benchmarking

– exemplos podem não ser aplicáveis ao negócio;

– a empresa, bem como seus colaboradores podem não estar preparados para mudanças;

– a alteração inadequada ou não planejada dos processos podem trazer resultados negativos.

Quais são os pilares do benchmarking?

Além dos princípios básicos, o benchmarking é regido por pilares que ajudam na análise e colaboram para decisões mais certeiras. Conheça os 5 pilares dessa ferramenta:

1. Diagnóstico

Para traçar uma linha de observação e chegar a um diagnóstico real e preciso, a empresa deve fazer um levantamento prévio dos processos e áreas que demandam melhorias, antes de escolher as empresas e práticas concorrentes que serão analisadas.

2. Pesquisa

Para buscar e encontrar dados e informações serão necessárias muitas buscas em fontes variadas para criar um referencial de análise. A pesquisa envolve um minucioso rastreamento de dados disponíveis, relatórios oficiais de mercado, estudos, eventos, entrevistas, bibliografias, entre outros.

3. Análise

A análise aprofundada faz parte do processo de benchmarking permitindo um estudo mais abrangente e apurado dos dados e práticas das empresas concorrentes. Para que o processo analítico seja eficiente é fundamental que as informações estejam dispostas e organizadas em relatório de fácil entendimento e interpretação.

4. Interpretação

Na próxima etapa está a interpretação detalhada de cada aspecto apurado e definição da aplicabilidade e utilidade das informações coletadas. É preciso ter cuidado para que a interpretação não seja equivocada e provoque decisões contrárias aos objetivos iniciais de aplicação do benchmarking.

5. Otimização

Depois de analisar e interpretar o que será utilizado é gora de otimizar o benchmarking, ou seja, aplicar os resultados desse monitoramento na prática. Dependendo da quantidade e tipos de elementos que forem identificados como interessantes para o negócio será preciso criar um plano de ação para cada mudança projetada.

Conte com a N Digitais para cuidar do seu benchmarking

O benchmarking é uma ferramenta com potencial de melhoria amplo, que envolve a empresa como um todo quando há a intenção de promover mudanças significativas.

Porém, exige expertise e conhecimento, sobretudo, na busca de fontes e na abordagem às empresas em que se deseja iniciar o processo de observação e análise.

São muitas as perguntas, pontos e detalhes específicos que só quem está acostumado a fazer constantes análises de mercado pode ajudar a processar o benchmarking com mais eficiência.

Assim é o time da N Digitais, agência especializada em ajudar as empresas dos mais variados segmentos a performar melhor no mercado.

Nosso trabalho é personalizado, levando em conta as necessidades e objetivos de cada cliente, fazendo um benchmarking completo, baseado em análise, aplicação, desenvolvimento e crescimento.

Se você gostou do post e deseja impulsionar seu negócio inspirado em empresas que já passaram por médios e grandes desafios até chegar a um lugar de referência, entre agora mesmo em contato com a gente e saiba como podemos ajudar!

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quer ajuda para o seu Marketing?