Para entender o nível de sucesso das estratégias usadas na atração, conversão e fidelização de clientes é preciso acompanhar as ações e mensurar os resultados. Para isso, existem as métricas de marketing que, com a ajuda dos dados, medem o quanto vale a pena o investimento, de tempo e dinheiro.
As métricas são interpretações de registro de uma ou mais medidas adotadas dentro de um planejamento ou projeto. A apuração dá embasamento às diversas análises que devem ser feitas, juntas ou separadas, para medir os efeitos do que foi aplicado.
Neste post você vai conhecer as métricas mais utilizadas no marketing e como funciona cada uma delas. Continue lendo e veja a importância de contar com uma agência especializada para escolher as métricas certas!
O que são métricas de marketing?
Quando específicas para o marketing, as métricas geram indicadores que ajudam a medir se uma campanha ou estratégia foi bem-sucedida. O objetivo é mapear os resultados e apurar numericamente a efetividade de uma ação realizada com o propósito de aumentar o número de clientes.
Ao usar as métricas de marketing para quantificar a eficiência do trabalho realizado é possível apontar os aspectos positivos e negativos das campanhas. Com um diagnóstico mais preciso será mais fácil tomar decisões de ajustar, corrigir ou aprimorar as estratégias.
É possível saber o grau de envolvimento do público, o que está dando certo ou errado, o que deve continuar ou ser descartado. São estatísticas de grande importância já que as estratégias de marketing envolvem muitos esforços e, sobretudo, comprometimento financeiro.
Métricas sociais x métricas de negócio
Existem dois modelos de métricas – sociais e de negócio – e para traçar um plano que seja eficaz para a empresa é preciso entender os conceitos e diferenças entre eles. Só assim será possível definir objetivos concretos e usar as ferramentas certas.
Métricas sociais
As redes sociais produzem diversos resultados que servem de insights para os próximos passos nas estratégias de marketing. Tudo depende do que a empresa deseja alcançar por meio desses canais, o que demanda a criação de conteúdos mais personalizados.
Os dados extraídos das métricas sociais estão ligados à quantificação de alcance, engajamento e seguidores. Quando mensuradas juntas, essas métricas conseguem mostrar a dimensão e potencial de cada rede em converter visitantes em leads e leads em clientes.
Métricas de negócio
Um negócio envolve investimento, gastos, custos que precisam apresentar retorno por meio das vendas. Logo, as métricas de negócio envolvem a análise dos resultados no comparativo entre previsto e realizado, adequando ao orçamento disponível.
Tudo o que pode ser mensurado em relação ao desembolso financeiro e volume de vendas será apurado em métricas de negócio como recorrência de compra, valor total de vendas, quantidade de vendas, percentual de cancelamentos, entre outras.
Quais são as principais métricas?
Dentro dos modelos de usados, são muitos os indicadores que podem dar suporte às métricas de marketing, para acompanhamento, mensuração e direcionamento da equipe responsável:
Taxa de Conversão
Uma métrica fundamental para avaliar a efetividade das campanhas de Conversão ou Geração de Leads. Mesmo com um baixo número de cliques, a elevada alta taxa de conversão, demonstra a transmissão correta da mensagem, para o público adequado, no melhor momento.
Leads por canal
A identificação dos canais mais eficientes na geração de leads ajuda a definir os investimentos naqueles que estão performando melhor. Entre eles estão redes sociais, mídia paga, e-mail marketing e busca orgânica.
CPL (Custo por Lead)
Qual o valor de cada lead gerado? Essa métrica é calculada ao dividir o valor investido pelo número de leads gerados nas mais diversas fontes de tráfego. Assim, ao medir e comparar os resultados é possível entender o investimento para recuar ou ampliar as ações de marketing.
CPC (Custo por Clique)
Nas campanhas de mídia paga, apurar o custo por clique é essencial uma vez que a métrica apresenta o valor médio investido para cada clique recebido nos anúncios.
CPA (Custo por Ação)
É uma métrica que revela o valor investido para que o usuário faça alguma ação pré-definida de acordo com as expectativas da estratégia em relação à empresa. Com ela, espera-se que o público realize movimentos que sejam favoráveis para a campanha, quase sempre ligados à conversão.
CTR (Taxa de Cliques)
Em porcentagem essa métrica apresenta a quantidade de usuários que clicaram no anúncio da campanha, em relação a quantidade de usuários impactados por ele. É uma métrica que qualifica o anúncio, que quanto mais relevante, menor será o custo por clique e por lead.
CPM (Custo por Mil)
É a métrica que identifica o valor pago para que determinado anúncio ou campanha apareça para mil pessoas, ajudando no controle sobre investimento em cada uma das ações divulgadas.
ROI (Retorno sobre o Investimento)
Métrica de negócios que indica a performance financeira da empresa, expressada em um cálculo simples de (LUCRO – INVESTIMENTO) / INVESTIMENTO, para estabelecer uma relação entre o lucro obtido e o investimento realizado.
CAC (Custo de Aquisição por Cliente)
Indica o custo médio da transformação de um usuário em cliente, que auxilia na identificação de lucro ou prejuízo de uma ou mais estratégias de marketing.
Ticket Médio
Para apurar o valor médio das vendas durante determinado período é preciso usar a métrica de ticket médio. Ela indica o desempenho do setor de vendas, sendo calculada considerando a quantidade de vendas feitas e o faturamento total resultante das vendas dentro do período.
LTV (Valor do Tempo de Vida de um Cliente)
O Lifetime Value é a métrica que calcula o quanto uma pessoa gasta ao longo do tempo de relacionamento com a empresa, com produto ou serviço. Em caso de pagamentos por recorrência, trata-se de um indicador bastante valioso, pois ajudam a determinar a evolução e crescimento do negócio.
Como escolher o tipo de métrica
Para acertar na escolha das métricas de marketing é importante entender os objetivos e metas da empresa. Como são base de indicadores para análise de performance é preciso estabelecer uma conexão entre as ações e os dados que serão apurados.
Os resultados formulam relatórios com pareceres e sugestões do que deve ser feito na tomada de decisão. Como elementos para decidir sobre as métricas que serão usadas, sugerimos:
– avaliação do mercado em que a empresa está inserida;
– conhecimento da empresa no presente e suas ambições futuras;
– definição de objetivos;
– criação de um planejamento estratégico de marketing;
– definição de um período de apuração e análises;
– atualização sobre as tendências e novidades do mercado;
– escolha do método de gerenciamento das métricas.
Esses são pontos cruciais na hora de, entre tantas alternativas, escolher as melhores métricas de marketing. Os números não mentem, porém para que sejam responsáveis pelo norteamento das ações é preciso que façam sentido para o momento atual da empresa.
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Ter uma empresa especializada para elaborar o planejamento de marketing, conduzir as ações e apurar os resultados pode ser a estratégia que você precisa para diferenciar sua empresa no mercado.
Na N Digitais, um time de especialistas trabalha diariamente usando as métricas de marketing como parâmetro de análise e tomada de decisão. Nossa equipe consegue acompanhar bem de perto toda a performance das campanhas e comportamento do público, com um máximo de detalhamento e precisão.
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